Para muitos foi uma surpresa muito bem-vinda no meio da conferência Xbox e Bethesda em junho, mas na realidade para vários insiders, o novo projeto de Josh Sawyer já era conhecido há algum tempo, pelo menos brevemente e por algumas considerações gerais sobre o gráfico estilo e mecânica de jogo.
Durante a Gamescom 2022, finalmente o público teve a possibilidade de experimentar Pentiment, o novo e maravilhoso trabalho de Obsidian. As prévias foram bastante positivas já que membros da mídia pudera testar mais do que a demo que estava disponível para os jogadores no salão.
Vamos por ordem e começar do início: o que é Pentiment na prática? Porque não é fácil de entender, mas se nos reduzíssemos a uma descrição sintética poderíamos considerá-la uma aventura narrativa com ares investigativos e com um estilo artístico original e muito distinto, quase uma espécie de cruzamento ideal entre Disco Elysium e Inkulinati. A jogabilidade é claramente muito mais próxima do primeiro título mencionado, mesmo que em Pentiment pareça faltar um componente de role-playing tão marcado.
Aaron Greenberg postou a reação de fãs no Twitter:
Reação em tempo real dos fãs de @HackingSpartan colocar as mãos no Pentment pela primeira vez aqui @gamescom. Ele veio até mim para me dizer o quanto ele amava o jogo e queria compartilhar com todos vocês e @Obsidian @jesawyer.
Real-time fan reaction from @HackingSpartan getting hands on with Pentiment for the first time here @gamescom. He came up to me to tell me how much he loved the game and wanted to share with you all and @Obsidian @jesawyer 🙏🏻💚 pic.twitter.com/Qrl7X5npnE
— Aaron Greenberg ➡️ gamescom (@aarongreenberg) August 24, 2022
Hoje também toquei o Pentiment do @Obsidian . A narrativa do jogo, o estilo de arte e a ideia por trás dele são verdadeiramente únicos. Eu também conheci @jesawyer. Obrigado pela pequena conversa, mesmo que eu quase tive um ataque cardíaco por estar muito animado.
Today I also played @Obsidian 's Pentiment. The game's narrative, the art style and the idea behind it are truly unique. I also met @jesawyer. Thanks for the small chat, even though I almost had a heart attack from being wayyyyy too excited. pic.twitter.com/xPAvqk30eo
— Metalfy (@Metalfy4) August 24, 2022
Meu último jogo no #gamescom2022 – mas um verdadeiro destaque – é o #Pentiment, um pequeno projeto de amor do grande estúdio de RPG @Obsidian. Aqui, também, os gráficos de manuscritos medievais nos levam à Baviera d. Século 16. A demo promete uma ótima narrativa!
Mein letztes Spiel auf der #gamescom2022 – aber ein echtes Highlight – ist #Pentiment, ein kleines Liebhaberprojekt des großen RPG-Studios @Obsidian. Auch hier nimmt uns mittelalterliche Handschriftengrafik mit nach Bayern d. 16. Jh. Die Demo verspricht tolles Storytelling! pic.twitter.com/U4yz6MH9eU
— Steinwallen – Games & History 🚂 Gamescom (@Steinwallen) August 26, 2022
Não durma no Pentiment, só por causa dos fanboys esquisitos que odeiam jogos artísticos. Parecia um verdadeiro título Obsidian, opções de ramificação, estilo de arte/entrega de texto muito legal (fontes pintadas/escritura, parecia muito legal). Com aquele clássico Obs. escrita e humor, enredo intrigante.
Don't sleep on Pentiment, just cus of the weird fanboys who hate artistic games.
Felt like a true Obsidian title, branching choices, really cool art style/text delivery (painted-on fonts/scripture, looked really cool). With that classic Obs. writing and humor, intriguing plot. pic.twitter.com/s8ihoGzZOR
— jez (@JezCorden) August 27, 2022
— Josh Sawyer @ Gamescom (@jesawyer) August 24, 2022
Pentiment é uma aventura narrativa que poderia facilmente se transformar em um dos títulos mais interessantes do ano, levando em conta claramente seus valores produtivos e o gênero particular de pertencimento. Pode não ser adequado para todos, mas certamente emocionará quem tiver tempo e vontade de embarcar nesta investigação medieval de 25 anos – sim, este é o prazo da história do jogo.