PlayStation não deseja imitar o Xbox Game Pass

A Sony está ciente do potencial do PlayStation Now e de seus estúdios internos, mas não deseja imitar a estratégia da Microsoft e do Xbox Game Pass em termos de lançamentos de first party em seu serviço de streaming. A empresa japonesa sabe que o futuro da distribuição digital envolve a oferta de jogos exclusivos e de alto perfil, mas, no momento, não deseja adotar uma posição comercial semelhante à Redmond. Segundo Jim Ryan, CEO da Sony Interactive Entertainment, a qualidade de seus produtos é enorme e não se encaixaria nesse planejamento.

No momento, a Microsoft tem uma ideia clara: seus jogos estão disponíveis no dia do lançamento no Xbox Game Pass, o serviço de assinatura. Por exemplo, Forza Horizon 4 ou Gears 5 estão disponíveis a partir do momento em que são lançados no mercado, permitindo que os jogadores desfrutem sem precisar comprá-los. Jim Ryan acredita que a Sony deve abordar seus sucessos de bilheteria e first part do PlayStation Now de outra perspectiva. De fato, não esperem que The Last of Us Part 2 entre no PSN Now no dia do lançamento.

“É uma área que muda rapidamente, de forma constante e fluida”, explicou Ryan à GamesIndustry. “A natureza e a escala de alguns dos first party que estamos fazendo nos levam a pensar que, no momento, é melhor gastar energia para garantir que o lançamento desses jogos seja um grande evento de entretenimento”, confirma Ryan em em relação às manobras publicitárias e aos desafios de colocar esse jogo no mercado pelos métodos tradicionais, mais próximos dos filmes cinematográficos.

“No entanto, nossa posição sobre a inclusão de jogos de first party no PlayStation Now é muito diferente , especialmente se compararmos o que começamos a fazer este mês em relação ao ano passado”, disse ele. “Não quero dizer ou afirmar que o PlayStation Now será assim para sempre. Mas certamente, agora, já que parte de nossas sagas de first party é tão incrivelmente especial e valiosa, a verdade é que queremos tratá-las com incrível cuidado e respeito, e por isso esses lançamentos são limpos e puros“, concluiu.

Nas últimas semanas, o PS Now recebeu descontos nos preços e até lançando alguns de seus exclusivos para o público do PC, mas tais jogos não são lançamentos.

O que vocês acham? A Sony está certa?

 

Fonte

98 comments on “PlayStation não deseja imitar o Xbox Game Pass

  1. Acho que pra Sony a conta dos rendimentos no final do processo ainda é algo que eles não tem autonomia.
    A venda do console em sí, já sabemos que não rende tanto retorno assim para as fabricantes porque eles já repassam praticamente com o preço de custo (no xbox é assim pelo menos). E imagino que o lançamento dos tão preciosos grandes exclusivos ainda seja a principal fonte de renda junto com a assinatura da plus, então essa verba tem que ser dividia entre todos os setores envolvidos na Playstation + a desenvolvedora do jogo. Então um serviço de assinatura como o game pass acaba por ser totalmente inviável para o modelo da Sony. O que é completamente diferente do modelo adotado pelo Xbox, onde os serviços, mídias digitais e assinaturas se tornam em conjunto a maior fonte de renda para a marca, livrando o peso de depender de um único jogo pra sustentar a desenvolvedora e outros gastos da marca.
    Claro que a qualidade do jogos vai influencia diretamente no numero de assinantes da plataforma, mas a Microsoft tem muito mais experiencia em gerir esse tipo de negocio do que a Sony.

    1. O lucro dos exclusivos não é tão grande assim como você pensa e alguns sofrem até prejuízo conforme a própria Sony já falou. Exclusivo serve pra aumentar um pouco a base e só. O que gera lucro pra Sony são os multiplataforma principalmente o fifa onde ela investe mais em propaganda que qualquer exclusivo. É só ver um jogo da champions

      1. Verdade Geraldo, não tinha considerado esse foco na propaganda em alguns jogos, ainda mais no Fifa, mas o Xbox também ja teve esse tipo de acordo em outras edições do Fifa e não sei se isso gerou tanto dinheiro assim de retorno, mas fica a interpretação para olharmos mais pra esse tipo de lucro também. Vlw pela observação.

    2. Nem somente a qualidade, mas tbm a variedade e frequência de lançamento de jogos. Nem precisam ser AAA (em questão de gráficos) , só tem q chamar a atenção e serem bons

      1. Justamente, tai Ori pra provar que ate mesmo um jogo plataforma (que por mais que eu ame esse estilo, acaba não recebendo tanta atenção) pode criar uma legião de fã e fomentar até uma compra do estúdio de tão grandioso que o jogo é.

      2. Justamente, tai Ori pra provar que ate mesmo um jogo plataforma (que por mais que eu ame esse estilo, acaba não recebendo tanta atenção) pode criar uma legião de fã e fomentar até uma compra do estúdio de tão grandioso que o jogo é.

    3. A Sony esta indo para um caminho muito arriscado, os jogos AAA estão custando mais e demorando mais para fazer, ela mesmo demora vários anos para entregar 1 que muitas vezes traz 0 inovações. A dependência da venda como é hoje pode amargar o futuro dela pois se o jogo não for bem ela vai ficar em uma situação ruim.

      Hoje a Sony é sustentada pela mídia que inflama os jogos dela dando uma falsa percepção de algo inclinável, se olharmos para a Nintendo que tem feito bom jogos com orçamento não tão alto e qualidade gráficas ”abaixo” dos padrões e tem tido sucesso até maior que sua concorrente nipônica.

      A Microsoft percebeu que o que importa não é o gráfico ou o tamanho do jogo, o que importa mesmo é a variedade dos jogos disponíveis para atender o máximo de pessoas possíveis e assim ter um crescimento saudável e sem dependência de outras empresas.

      1. Levantou pontos importantes Zuneando. Concordo que essa demorar e até ocultamento de jogos para o futuro Ps5 é uma jogada arrisca, assim como foi a não participação na E3 (mas isso é outro ponto). Acho que o Xbox Game Studio está indo no caminho certo na montagem de um calendário de lançamento para manter o Game Pass bem alimentado. Temos uma noção do que vem por ai e também o hiper das surpresas que podem vim também. Acho que isso é parte do que é ser gammer, é ficar esperando a cada mês um jogo legal. O que nos trás de volda a Sony onde meus amigos que tem Ps só sabem falar de The Last of Us II (que por sinal eu adorei o primeiro jogo), mas é só isso. O resto é tudo boato e Rumor, não acho justo com o fã da marca essa neblina na frente dos lançamentos.
        A Nintendo esses dois anos deu uma aula de como se faz jogos bons sem grandes gráfico e eu acho que é algo admirável perto dessa briga louca entre Ps e Xbox, mas eu ainda vejo o Xbox dando muita chance pra jogos indies e ate mesmo incentivando algum jogos no Nintendo, e acaba sendo algo em que os dois saem ganhando. Eu tenho um Switch e ele é minha companhia na rua enquanto o Xbox reina na minha sala.
        To torcendo que o XCloud cheguei no Switch, mas é algo bem complicado a nível de estrategia porque poderia comprometer as vendas do próprio console Xbox. Mas pode ser um plano B caso eles deixassem o console de mão (que nunca aconteça kkkkk).

      2. tava lendo a argumentação(que até tinha certa lógica) até chegar no “sony sustentada pela mídia” caramba mano,vocês não tem vergonha não? pqp namoral…

      3. Levantou pontos importantes Zuneando. Concordo que essa demorar e até ocultamento de jogos para o futuro Ps5 é uma jogada arrisca, assim como foi a não participação na E3 (mas isso é outro ponto). Acho que o Xbox Game Studio está indo no caminho certo na montagem de um calendário de lançamento para manter o Game Pass bem alimentado. Temos uma noção do que vem por ai e também o hiper das surpresas que podem vim também. Acho que isso é parte do que é ser gammer, é ficar esperando a cada mês um jogo legal. O que nos trás de volda a Sony onde meus amigos que tem Ps só sabem falar de The Last of Us II (que por sinal eu adorei o primeiro jogo), mas é só isso. O resto é tudo boato e Rumor, não acho justo com o fã da marca essa neblina na frente dos lançamentos.
        A Nintendo esses dois anos deu uma aula de como se faz jogos bons sem grandes gráfico e eu acho que é algo admirável perto dessa briga louca entre Ps e Xbox, mas eu ainda vejo o Xbox dando muita chance pra jogos indies e ate mesmo incentivando algum jogos no Nintendo, e acaba sendo algo em que os dois saem ganhando. Eu tenho um Switch e ele é minha companhia na rua enquanto o Xbox reina na minha sala.
        To torcendo que o XCloud cheguei no Switch, mas é algo bem complicado a nível de estrategia porque poderia comprometer as vendas do próprio console Xbox. Mas pode ser um plano B caso eles deixassem o console de mão (que nunca aconteça kkkkk).

  2. A Sony está certa. Mete 60 dólares no lombo dos sonystas que eles adoram e ainda defendem esses joguinhos sem gameplay, sem longevidade e sem online.

    1. O bom da guerra entrou mês passado e já saí em janeiro, claramente PS now não está tentando imitar o game pass. Sonysta gosta de achar q os jogos exclusivo deles é a oitava maravilha do mundo aí fica fácil enganar eles.
      Eles vem com desculpa q o jogo não se paga no serviço, blz então pq o gow só vai ficar 3 meses no serviço? O jogo já deve ter suprido os custos.

  3. Denovo esse papo de “a qualidade de nossos jogos é enorme” kkk esse ano diz ao contrário pra quem for olhar as notas dos jogos. Até eles não colocarem os First party no lançamento entendo a Sony não venderia quase nenhum exclusivo maioria single player zerou guarda na gaveta, mas colocar o god of war no PS now e tirar 3 meses depois é chamar sonysta de tonto, engraçado q pouco tempo atrás sonysta vinha encher o saco q os now era melhor pq os jogos não saia.

    1. Deram o GOW no now por que o jogo acha fácil por 30 no OLX novo kkkkkk, esse jogo no lançamento é caro, 2 semanas depois ja acha com 30% de desconto, 5 anos pra fazer um game que platina em 4 dias no máximo, são famboys que tem na gaveta esse jogo, ninguém joga novamente ele depois de platinar. Até minha esposa Platinou esse game de tão fácil que é, pelo amor, sonysta endeusa a sony por que gosta de “filme interativo”, por que jogo aquilo não é nem a pau. Até Minecreft é mais jogo que essa bosta. Sony foi bom até o PS1, o PS2 só foi bom por que achava jogo pirata até no boeiro e o console achava mas barato, por que bom mesmo, quem viveu na geração raiz, sabe que foi o console da mentira do século.

      1. Tá falando do q o débil, days gone foi o menos pior do ano. Erika, concrete genie e meedevil se juntar os 3 não dá um jogo descente.

      2. Tá, mas cadê os exemplos? Comentário vazio. Pra começar, a Sony nem foi pra E3 por falta de conteúdo, e esse “merda atrás de merda” se aplica bem a ela, já que só lançou bosta como medieval e Érica (death stranding também).

          1. E…? Quem não sabe?
            Eu gostei de ver Blair wicth, que inclusive ja zerei, Bleding edge não curti muito, mas batletoads parece divertido, bem mais do que o simulador de caminhada premium.

  4. Ainda bem que a Sony não vai seguir esse caminho de mendigaria da Microsoft. Os exclusivos da Sony São muito grandiosos pra da assim de graça!!…a Sony ta certa em não transformar seus clientes em mendigos que não compram jogos.

      1. escuto isso desde 2006,e desde sempre a ms apanha em todas as gerações segurando a lanterna,com exceção da geração do wii,o xbox é o bing dos consoles

  5. Sim, a MS entrou de vez na era dos serviços, por visão genuína e também por necessidade, enquanto a Sony irá entrar aos poucos, já que o modelo tradicional ainda oferece grande retorno pra eles.

  6. Há pessoas dizendo que é arrogânciaeu discordo. É olha que sou muito crítico da Sony, eu conhecia arrogância dela tem quase 20 anos. Sou da opinião de que ela temo direito de vender o produto dela como ela quiser. Se está dando certo esse formato pra eles, bom pra eles. Se há demanda pra essa oferta, não vejo nada de mal. Ela não é obrigada a adotar o modelo de uma concorrente, ainda mais porque atualmente nem precisa, até onde sei. O fato de que Xbox enquanto plataforma é mais vantajoso pra nós não significa que a Sony deve buscar algo igual,se eles não acham vantajoso pra eles.

  7. Aleluia, é muito bom ver uma empresa mostrar o devido valor a seus produtos, afinal de contas jogo AAA custa muito tempo, dinheiro e esforço pra fazer e precisa ter retorno financeiro pra ser sustentável.

  8. Nem a Plus pegou quem dirá um eventual serviço desses. Ela sabe que não tem força e ela ainda acha que o modelo atual pode ser rentável, o pior é ver o cara falar de respeito na plataforma que não tem esse padrão.

        1. Se a sony não mudar essa mentalidade japa vai acabar sendo pega de calças curtas em algum momento. E como é uma empresa cheia de divisão quebrada a chance de dar merda é enorme. Mas vou confessar que gostaria de um mercado só com microsoft e Nintendo seria bem engraçado.

        2. Se a sony não mudar essa mentalidade japa vai acabar sendo pega de calças curtas em algum momento. E como é uma empresa cheia de divisão quebrada a chance de dar merda é enorme. Mas vou confessar que gostaria de um mercado só com microsoft e Nintendo seria bem engraçado.

          1. Não seria cara,vc acha que se ouver só Microsoft vamos continuar pagando 1 Real no game pass?conserta não!Concorrência é sempre bom,quanto mais melhor.

          2. Voce acha que na proxima geracao vai ter gamepass a 1 real cara? nao se iluda.
            Vai acontecer o mesmo que aonteceu com a sony. Criou a psn plus pra ganhar uma grana extra liberava jogos decente e o online era free. viu que a microsoft pisou na bola no inicio da geracao foi la e colocou online pago e so dava lixo na psn. Quando a empresa ta em baixa e obvio que ela da mais opcoes.

  9. Em nenhum momento o Game pass custa só R$ 1 (após o testes), a mensalide é normal. Só o pessoal os Sonystas que não sabem disso. Mais se realmente tiver me avisem para mim usar esse plano que só paga um real mês no Game pass ultimate. Sou assinante e comigo não é assim. Alguns afirmam que quem assina esse tipo de serviço não compra jogos. Minha último compra foi dia 8. Sem falar no Rewards que pelo menos 3 meses no ano pode ter certeza que vão de devolveram parte do que vc comprou e usou se divertindo.

  10. Viva a concorrência, nessa geração todos Já sabem que o Xbox perdeu em número de vendas, para Sony e Nintendo. Mais nem sempre isso quer dizer que algo anda mau. Mais ainda sim precisa ser melhorado. Vamos ver como vai se sair a Stadia do Google com seus jogos. Temos 4 grandes players na próxima geração, sendo que a Microsoft já vai competir com o Google.

  11. Só falou a verdade,falou de forma educada mas n falou mentira,exclusivo first party AAA no primeiro dia de serviço não se paga,só caixeta lunático tenta ludibriar a matemática e fazer ginástica mental pra falar q isso é benéfico,óbvio q não é… e a ms sabe disso,ela faz isso pra conseguir usuários pra próxima gen,se vcs acham q vão jogar pra sempre jogos com orçamento de 100,150 milhões de dólares por um real no lançamento estão muito fumados,mais q o kojima

    1. A Netflix é lider no que faz e nem cobra o primeiro mês,nem a Disney consegue bater de frente com os caras,Prova maior que a MS esta no caminho certo é que a Psnow hj tem 1 milhao de usuarios contra 9 milhoes do GP mas ok o certo é vc kkkk

      1. sim sim,ótima comparação,moto e carro é tudo igual né só pq ambos são meios de transporte,nem tem suas peculiaridades né? mesma coisa indústria de filme,música e jogos,tudo igual tbm né? só pq se tratam de entretenimento,cada uma nem tem suas especificidades…

    2. Se toda a base do Xbox One (vamos chutar uns 50 milhões) assinasse o Game Pass Ultimate anual, a Microsoft teria uma receita anual de quase 9 bilhões de dólares apenas com o serviço. Nove bilhões. Divida por 12 e estamos falando de 750 milhões, uma receita superior à do God of War a cada mês.

      No PC, o Game Pass é mais barato, mas o alcance do serviço é muito maior. Estamos falando de uma quantidade de grana nunca antes vista na história dos games.

      Dá até pena de comparar com mídia física, que envolve todos os gastos com logística. A Sony nem de longe tem tanto dinheiro pra sustentar esse modelo, tanto é que eles têm feito incursões tímidas no digital.

      1. só pra tu ter uma ideia,a sony bateu um bilhão de jogos vendidos com o ps4(contando multiplataformas obvimente) imagina quanto dinheiro isso não rendeu a ela,agora imagina num mundo paralelo que a sony tivesse um serviço tipo o game pass desde o início da geração,imagina quantos jogos desses 1 bilhão ai não teriam sido deixados de serem comprados,ela teria ganhado dinheiro com o serviço? ÓBVIO,mas não chegaria perto do dinheiro dessas vendas ai

        1. Só é possível comentar a respeito conhecendo o quanto de royalties a Sony recebe pelas vendas na PSN, do contrário não passa de especulação o que você falou. Garanto, aliás, que não é tanto dinheiro quanto você acredita ser.

          E nesses supostos 1 bilhão não tem só AAA, tem uma porrada de jogos baratos, outros comprados em promoções, mídias físicas (onde a rentabilidade é menor), além de jogos usados, que não entram na conta. Esse fato torna ainda menos possível fazer qualquer juízo de valor acerca dos rendimentos da Sony com a PSN.

          Enquanto isso, do lado da Microsoft, os números são claros e fáceis de calcular, e são enormes.

      2. só pra tu ter uma ideia,a sony bateu um bilhão de jogos vendidos com o ps4(contando multiplataformas obvimente) imagina quanto dinheiro isso não rendeu a ela,agora imagina num mundo paralelo que a sony tivesse um serviço tipo o game pass desde o início da geração,imagina quantos jogos desses 1 bilhão ai não teriam sido deixados de serem comprados,ela teria ganhado dinheiro com o serviço? ÓBVIO,mas não chegaria perto do dinheiro dessas vendas ai

      3. kkkk cálculo todo furado o seu,primeira suposição furada,que toda a base vai assinar o game pass ultimate,segundo cálculo furado,comparar TODO UM SERVIÇO com apenas um game,o game pass tem VÁAAARIOS games,muitos deles lancamentos sendo colocados lá,então o dinheiro do serviço pode até pagar um jogo ou outro,mas ai tu conta royalties de todos os jogos que são colocados lá + orçamentos de exclusivos da ms…. dá uma grana preta de gastos,o seu exemplo é TOTALMENTE BIZARRO E FURADO,você está comparando o lucro de um serviço COM CENTENAS DE JOGOS com o lucro de APENAS UM GAME kkkkkkkkkkkkk mais falácia possível

        1. Consoles caminham pra obsolescência. Não existe mais futuro pra uma plataforma fechada como um console. Se no PC e no mobile estiverem todos os serviços de assinatura, com todos os jogos, então essas plataformas serão superiores a qualquer console.

          Hoje o objetivo do Game Pass é ganhar mercado e popularidade, não dar lucro. E jamais falei em lucro. Falei em receita. Se falarmos em lucro, a vantagem da Sony cai ainda mais, devido à preferência pela mídia física e os gastos extras envolvidos.

          Repito: hipoteticamente, pra uma base de 50 milhões de usuários, seriam 750 milhões de dólares mensais. Mais que um Halo Infinite por mês (fala-se em 500 milhões de dólares de investimento no novo Halo, o jogo mais caro da história), e sobrariam 250 milhões pra Microsoft gastar em “royalties”. Que nesse caso não existem: o que a Microsoft faz é eventualmente pagar uma publisher pra ter o jogo no serviço. A renda do Game Pass não é fatiada.

          O fato de o Game Pass ainda não ter tantos usuários não significa que o serviço é inviável, muito pelo contrário, pois a Microsoft, EA, Ubisoft e agora a Sony estão claramente projetando 5, 10 anos à frente, não pensando em 2019.

  12. Já disse anteriormente que do ponto de vista de sustentabilidade das desenvolvedoras grandes … uma vez que para as pequenas, serviços como o game pass são muito bons … mas para grandes sou a favor de liberar por 24h por exemplo e depois de quiser tem de comprar…

  13. F….. – se quem ainda defende uma empresa de merda cobra de 200 a 300 R$ no lançamento não tem condições para fazer frente ao concorrente, esta mendigando venda e o Poney diz “Esta certo a Sony vende como achar melhor”, sonysta tem que levar nu c…… com bastante força.
    Desvantagem da GAMEPASS NÃO EXISTE.

  14. Aleluia, é muito bom ver uma empresa mostrar o devido valor a seus produtos, afinal de contas jogo AAA custa muito tempo, dinheiro e esforço pra fazer e precisa ter retorno financeiro pra ser sustentável.

    1. tu tá errado seu “çonista lixo” tem que vender carro a 50 reais por mês,aluguel de carro,que absurdo é esse? vender um produto pelo preço do mercado? tem que vender por um real pra lucrar muito mais,pq ai vai ter mais usuários ativos(embora esses usuários não consumam porra nenhuma pq jogam tudo por 1 real kkkkkkkkkkk) e vai ter mais sanduíches comidos nos jogos,mais tiros dados e mais zumbis mortos,isso sim é parâmetro pra sucesso,e não os 15 milhões vendidos do GOW talquei? o gow é “flopi” pq só vendeu pra 15% da base (embora gears tenha vendido uma mixaria patética no lançamento e a própria ms não anuncie mais as vendas de seus jogos,né sr aaron greenberg q na gen passada adorava fazer piadinha de vendas)

    2. tu tá errado seu “çonista lixo” tem que vender carro a 50 reais por mês,aluguel de carro,que absurdo é esse? vender um produto pelo preço do mercado? tem que vender por um real pra lucrar muito mais,pq ai vai ter mais usuários ativos(embora esses usuários não consumam porra nenhuma pq jogam tudo por 1 real kkkkkkkkkkk) e vai ter mais sanduíches comidos nos jogos,mais tiros dados e mais zumbis mortos,isso sim é parâmetro pra sucesso,e não os 15 milhões vendidos do GOW talquei? o gow é “flopi” pq só vendeu pra 15% da base (embora gears tenha vendido uma mixaria patética no lançamento e a própria ms não anuncie mais as vendas de seus jogos,né sr aaron greenberg q na gen passada adorava fazer piadinha de vendas)

    3. tu tá errado seu “çonista lixo” tem que vender carro a 50 reais por mês,aluguel de carro,que absurdo é esse? vender um produto pelo preço do mercado? tem que vender por um real pra lucrar muito mais,pq ai vai ter mais usuários ativos(embora esses usuários não consumam porra nenhuma pq jogam tudo por 1 real kkkkkkkkkkk) e vai ter mais sanduíches comidos nos jogos,mais tiros dados e mais zumbis mortos,isso sim é parâmetro pra sucesso,e não os 15 milhões vendidos do GOW talquei? o gow é “flopi” pq só vendeu pra 15% da base (embora gears tenha vendido uma mixaria patética no lançamento e a própria ms não anuncie mais as vendas de seus jogos,né sr aaron greenberg q na gen passada adorava fazer piadinha de vendas)

      1. Pois é, alto executivo de uma empresa que alcançou mais de 100 milhões de vendas em 3 dos 4 consoles de mesa que lançou falando de sustentabilidade financeira de jogos não sabe de nada, especialista é quem cria várias contas de serviço a 1 real e acha que tá ajudando.

  15. Na minha opinião Windows club, PlayStation sim deseja imitar o Xbox Game Pass sim, a sony está errada de não imitar o Xbox game pass do Xbox ONE sim, e a sony tem que colocar jogos exclusivos do ps now do ps4 no pc sim, a sony neste casaco foi errado. Na minha opinião. Ok Windows club.

  16. Na minha opinião Windows club, PlayStation sim deseja imitar o Xbox Game Pass sim, a sony está errada de não imitar o Xbox game pass do Xbox ONE sim, e a sony tem que colocar jogos exclusivos do ps now do ps4 no pc sim, a sony neste casaco foi errado. Na minha opinião. Ok Windows club.

  17. A parte mais chata de serviços de assinatura ao meu ver é que cada grande desenvolvedor de games passará a ter o seu próprio serviço. O que vai pesar na decisão. Assino o serviço ou compro o jogo?

  18. A sony engana os sonistas na cara larga, e eles nem percebem, parece quando dava um segundo controle para meu sobrinho sem bateria…ele ria de felicidade…era um sonista em potencial!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *