PlayStation “Q Lite”: console portátil apenas para reprodução remota realmente faria sentido?

Há algumas horas, chegou às páginas do Insider Gaming um rumor em que foram revelados os primeiros supostos detalhes do PlayStation “Q Lite”, uma espécie de console portátil que deve permitir jogar títulos do PS5 exclusivamente via Remote Play, ou seja, através do streaming de dados do carro-chefe da Sony diretamente para o dispositivo. Na prática, estamos a falar de um acessório para complementar o PlayStation 5. Partindo destes pressupostos, será que um dispositivo semelhante poderá mesmo atender ao interesse do público?

Mas vamos primeiro fazer um breve resumo e uma premissa. Esta suposta informação vem das fontes de Tom Henderson, um insider de videogame bastante conhecido e considerado confiável, pois “acertou” muitas de suas dicas no passado, mas, de qualquer forma, estamos falando de detalhes não oficiais e, portanto, para ser que a Sony cancele isso sem ao menos chegar ao público.

O PlayStation Q Lite, de acordo com o relatório da Insider Gaming, será um dispositivo que lembra o design do controle Dualsense com uma tela LCD de 8 polegadas no centro, capaz de transmitir jogos do PS5 com alvo máximo de 1080p e 60 fps. Tudo isso, porém, não por meio de jogos em nuvem, como sugeriu anteriormente o jornalista Jeff Grubb, mas exclusivamente com a função Remote Play da Sony.

O PS Remote Play, para quem não conhece, é uma função que permite controlar o PS5 remotamente, desde que você tenha uma conexão de internet bastante rápida e estável e um aparelho com tela e controle. Por exemplo, hoje é possível usá-lo para reproduzir títulos de console em streaming de PC, Mac, PS4, outro PS5, tablets e smartphones iOS e Android.

Ocorre-nos que, sendo um dispositivo concebido exclusivamente para Remote Play, a PlayStation Q Lite provavelmente irá deste ponto de vista oferecer uma experiência de maior qualidade do que, por exemplo, a combinação smartphone + backbone, tanto em termos de conforto quanto em termos de desempenho, graças ao streaming de dados otimizado. No entanto, isso seria suficiente para convencer os usuários a comprar um acessório semelhante? Há muitas dúvidas sobre isso.

Poder usar o Remote Play apenas mantendo o console e o dispositivo receptor conectados à internet é claramente um detalhe extremamente importante, pois limitaria drasticamente a portabilidade do PlayStation Q Lite fora de casa. Não só isso, significa também que este console/acessório seria apenas reserva de quem já tem uma PS5 em casa, pois tal como a PlayStation VR2 é um periférico que funciona exclusivamente com o console da Sony.

Em suma, faz-nos pensar que quem realmente se interessa por um console verdadeiramente portátil provavelmente irá ou já ambicionou a Nintendo Switch (e a sua sucessora?), Steam Deck ou mesmo as alternativas menos famosas como Ayaneo 2 e companhia, relegando assim o “PlayStation Q Lite” a um dispositivo projetado para um nicho restrito do público PlayStation.

No entanto, muito também dependerá do preço, atualmente envolto em mistério. Considerando que deveria ser um dispositivo com hardware muito simplificado e exclusivamente dedicado ao streaming de dados. De qualquer forma, para saber com certeza e também conhecer todos os recursos do PlayStation Q Lite teremos que aguardar o anúncio oficial da Sony, claro sempre desde que este dispositivo realmente exista.

Mas vamos deixar a palavra com você! Se confirmado, o que você acha do PlayStation Q Lite? 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *