Por que o Xbox Game Pass é tão interessante para os desenvolvedores? Uma resposta esclarece


Durante a GDC 2023, Mike Rose – fundador da editora independente No More Robots – fez uma apresentação discutindo o valor do Xbox Game Pass para sua empresa. Seu discurso é longo e interessante e relatamos a seguir os detalhes mais importantes, que estão ligados sobretudo ao jogo Let’s Build a Zoo.

Rose disse que colocar um jogo no Game Pass “elimina o risco” de o projeto falhar financeiramente, já que os termos financeiros são acordados antecipadamente, em vez de esperar pelos resultados das vendas.

A considerável base de assinantes do Game Pass também garante uma grande base de jogadores no lançamento, o que significa que o estúdio pode se concentrar no suporte ao conteúdo pós-lançamento. E isso acaba beneficiando o estúdio, já que muitos jogadores que já estão jogando o jogo como parte de sua assinatura comprarão o conteúdo para download.

Rose disse que cerca de quatro vezes mais pessoas compraram o DLC de Let’s Build a Zoo do que aquelas que compraram apenas o jogo básico. Daqueles que compraram o jogo base, uma porcentagem extraordinariamente alta comprou o pacote do jogo base com DLC incluído, o que, de acordo com Rose, ocorre porque os consumidores querem manter o acesso a DLC adquirida mesmo depois que o jogo for  removido do serviço.  Por fim, ele disse que os jogadores do Game Pass fornecem muito feedback, o que pode ser inestimável para desenvolvedores menores.

Basicamente, o Game Pass garante a venda de DLC e até mesmo do jogo base, pois muitos entusiastas querem ter certeza de que sempre terão acesso ao jogo. Obviamente é um exemplo específico para Let’s Build a Zoo, mas em princípio esboça a ideia de um público pronto para investir dinheiro adicional além do gasto no Game Pass.

Rose também disse que quando o estúdio lança um jogo em várias plataformas com um lançamento no primeiro dia no Game Pass, o número de jogadores do Xbox supera em muito todos os outros. Normalmente, disse ele, pelo menos 80% dos jogadores estão no Xbox.

No entanto, a própria Microsoft admitiu que o Game Pass “canibaliza as vendas”, pelo menos potencialmente. Mas Rose é muito conservadora sobre o assunto.

“Do meu ponto de vista, como alguém que colocou vários títulos no Game Pass, é impossível dizer. Definitivamente, tivemos títulos que superaram as vendas quando entraram no Game Pass e títulos que, depois de entrar Game Pass ou lançado do Game Pass, eles não viram nenhuma mudança nas vendas que estavam obtendo antes ou depois no Xbox se não tivesse sido lançado no Game Pass. Então, como você pode dizer categoricamente que esse é o caso?”.

Rose disse que, para uma empresa do tamanho da No More Robots, as coisas mais importantes que o Game Pass traz para a mesa são “dinheiro e jogadores”. O mercado está repleto de jogos e ser notado pelos fãs é muito difícil quando você tem que competir com centenas de títulos ao mesmo tempo. Já no Game Pass, a competição consiste em algumas dezenas de jogos, no máximo, no momento do lançamento do videogame.

“Precisamos do dinheiro para garantir que os desenvolvedores com quem trabalhamos sejam bem pagos por seu trabalho árduo e, em seguida, o grande fluxo de jogadores que recebemos para cada jogo significa que muitas pessoas certamente falarão sobre o seu jogo, o que é ótimo. para o sucesso de curto e longo prazo de qualquer ação”, disse Rose. “Acho que para uma editora muito maior do que a nossa é um pouco mais complicado: eles têm investidores para agradar, têm parâmetros a atingir e, portanto, uma assinatura pode não ser tão simples para eles. Para nós, porém, é apenas “É o dinheiro certo? Então está tudo bem.”

Embora apoie o Game Pass, Rose reconhece que os novos níveis do PlayStation Plus parecem competir diretamente com o Game Pass. Portanto, embora No More Robots tenha tido grande sucesso com o Game Pass, Rose também está de olho no PlayStation. O estúdio colocou Descenders no PlayStation Plus, que Rose diz ter adicionado centenas de milhares de novos jogadores. “O PS Plus é ótimo, assim como o Game Pass para nós”, disse ele. “Nós definitivamente gostaríamos de incluir mais títulos no futuro.”

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *