Por que Quantum Break, de propriedade da Microsoft, deixará o Xbox Game Pass?

O início do mês de abril não começou da maneira que todos os fãs do Xbox gostariam. Sem ir mais longe, ontem foi confirmado que Quantum Break sairá do Xbox Game Pass em meados de abril. A notícia de que um jogo sai do serviço é algo que sempre podemos esperar quando qualquer jogo entra no serviço, exceto os exclusivos da Microsoft, que devem estar sempre disponíveis de acordo com as políticas que Redmond adotou desde o lançamento do Xbox Game Pass.

Mas se os exclusivos do Xbox não devem sair do serviço, por que o Quantum Break está deixando o Xbox Game Pass nos próximos dias? Existem diferentes argumentos que podem responder a essa pergunta, especialmente considerando que é o próprio IP da Microsoft, apesar de ser desenvolvido pela Remedy Entertainment, ou a circunstância da triste morte de Lance Reddick.

A primeira razão que poderia justificar que Quantum Break abandonará o Xbox Game Pass é a propriedade do IP da franquia. Embora, como comentamos, o IP pertencesse à Microsoft, é possível que Redmond e Remedy Entertainment tenham chegado a um acordo para mudar a titularidade dos direitos, como aconteceu anos atrás com Alan Wake, que também pertencia à Microsoft.

Outro motivo que pode explicar a saída do jogo do serviço é uma questão de direitos. Ao incluir uma série de televisão no próprio jogo, é possível que alguns dos direitos incluídos na série em elementos como a trilha sonora tenham chegado ao fim. É possível que, se esses direitos fossem renovados, a Microsoft pudesse disponibilizar o jogo novamente em seu serviço, algo que já vimos em jogos como Dead by Daylight.

Finalmente, e no mesmo sentido, outro dos motivos poderia ter como protagonista um dos atores do jogo: Lance Reddik. Após a morte do ator, e de acordo com a pergunta que estávamos falando sobre direitos, é possível que tenha havido um problema para renovar os referidos direitos de imagem. Isso pode ter feito com que o jogo não pudesse estar em serviços como o Xbox Game Pass.

Se tivéssemos que ficar com qualquer um desses três motivos, certamente nos inclinaríamos para o primeiro. A razão é que, no caso de uma questão de direitos, é possível que o jogo tenha sido forçado a desaparecer de todas as lojas, como já aconteceu com outros jogos antes. Porém, se o IP passou para as mãos da Remedy, Quantum Break vai abandonar o Xbox Game Pass é algo que vem dentro da lógica.

Só nos resta  acompanhar o caso e vermos qual será a nota da Microsoft ou esperar que Phil Spencer conceda alguma entrevista e seja perguntado sobre o caso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *