Prepare-se para o Windows 10 Redstone 4

cshell-logo

Hoje, a Microsoft lançou o Windows 10 Preview build 16278, uma das últimas compilações que antecederão a versão final da próxima atualização do Windows 10. Como o lançamento público da atualização Fall Creators (Redstone 3) está próximo, agora só veremos updates apenas com correções de bugs e melhorias para este ciclo.

No início da liberação da Redstone 3 no Windows Insider, a partir do mês de abril,  vimos muitos vazamentos com funções do Windows 10 Mobile sendo implementadas “secretamente” no código do Windows 10, como chamadas telefônicas, CShell, Andrômeda, novo teclado e muito mais. Agora, esses vazamentos abrandaram justamente pelo fato da Microsoft está apenas lançando somente correções.

Com a chegada da Redstone 4, possivelmente ainda nesta semana, vai ser interessante acompanhar o que a Microsoft irá implementar no sistema, e vamos acompanhar tudo.

Segundo o Windows Central, o “Windows 10 Mobile Redstone 3” (foto do topo, com a CShell), será adicionado ao Windows 10 completo, pois daqui há algumas semanas ele funcionará em dispositivos com processadores ARM, logo não seria mais necessário manter o Windows 10 Mobile “puro”, pois o sistema mais robusto da empresa funcionará em hardware com especificações típicas de smartphones.

Mary Jo Foley afirmou no ano passado que a Microsoft irá lançar o “dispositivo móvel final“, a nova categoria de “telefones/PC” no final de 2017 ou início de 2018. O Windows Central acredita que será em algum momento de 2018, mas possivelmente no primeiro semestre. Brad Sams, também muito confiável, afirmou que o hardware está pronto, o que falta é a CShell que ainda está bugada no “Windows 10 desktop”. A Microsoft não ficou calada enquanto isso, reiteradamente confirmou a existência de uma nova categoria que aproveitará a “estagnação do mercado dos smartphones” e que irá “tentar resolver a complexidade de ter que portar consigo vários tipos de dispositivos” – um só dispositivo deverá ser o suficiente para algumas ocasiões.

Sim, a Microsoft é lenta, e está indo de carroça, mas vamos continuar acompanhado. A Redstone 4 poderá ter algumas surpresas, então não vamos deixar escapar nada. Ah, ela pode representar o “casamento” ou fusão do Windows 10 Mobile com o Windows 10.

Lembre-se que a Microsoft vai fundir as três versões do Windows (Mobile, PC e Xbox) em uma só – segundo o CEO Satya Nadella. Logo, devemos ver apenas o foco em duas versões do Windows a partir da RS4, veremos.

37 comments on “Prepare-se para o Windows 10 Redstone 4

  1. O Smartphone irá acabar! Faz todo sentido essa frade da Microsoft. Quem diria em 2008 que o celular estava com os dias contados?
    O smartphone irá acabar, assim como o celular acabou. Futuramente usaremos Dispositivo móvel e não mais nada relacionado a “Phone”.

    1. Orra man, falar que em 2008 ele estaria com os dias contado só Nostradamus, né? Se for assim, eu estou com os dias contados, a raça humana está, o planeta Terra, a piriquita da minha vizinha…essa eu queria dar um tapa antes do fim

      1. Em 2008 começamos a experimentar os smartphones e o celular apenas para ligações já dava seus declínios. Quanto a periquita da vizinha, um dia vai acabar também. kkk

    2. PC acabou? Falaram a mesma coisa deles. Celular comum acabou? Ainda vendem mais de 40 milhões no mundo todo… Então Smartphone nunca irá acabar, pois ninguém irá querer andar com produtos grandes no bolso.

      1. Como não? Olha o tamanho das telas só aumentando. Começamos com 3,5″ e hoje estamos em 6,5″.
        Celular comum ainda se vende assim como o vinil, mas esse já acabou, assim como o DVD que ainda se vende, mas já morreu.

      2. pessoal leva ao pé da letra… quando dizem acabou, não quer dizer q ninguém mais vai usar, e sim q aquele produto atingiu seu auge e não tem mais pra onde ir (smarts hj estagnaram), a microsoft já entendeu q investir grana pesada em mobile é idiotice, enquanto ela ficar tentando ganhar share no passado os concorrentes crescem no futuro, no caso aqui realidade aumentada, por isso vemos falar mais de HoloLens e windows mixed reality do q windows em smartphones em si. Quer dizer q ela desistiu dos celulares? não claro q não, ela ainda volta, mas entendeu q precisa de algo a mais pra convencer aquele usuário q já esta confortável na plataforma a mudar, ela ta tentando isso através do uwp, uma única loja, rodar os mesmos programas do seu desk no seu smart (com suas devidas limitações), hj o que segura ela é o windows 7 e o phone 8.1 eventualmente o povo irá migrar e quando migrar dos devs tb migram para o uwp ai ela volta com algo mais forte em mãos pq hj ela não tem usuários não tem devs e não tem apps…

        1. Exatamente isso! As mudanças de tecnologias são tendências que com o tempo se adquire. Em 2007 no nascimento do Iphone, muitos se perguntavam se realmente precisavam daquilo. Hoje, 10 anos depois, a maioria da população faz uso de smartphones.
          Com a Microsoft não será diferente. Estamos usando nossos smartphones mais para funções de computador do que de telefonia, logo, um PC de bolso, dobrável ou não, será bastante útil para boa parte da população e com isso teremos mais uma mudança de tendência.
          Não quer dizer que celulares 2G, smartphones e outros deixarão de existir de uma hora para outra.

  2. O que o Windows Club não entende é que este Windows 10 ARM já foi dito pela Microsoft que não irá ser usado em Smartphone ou algo do tipo e sim apenas Notebook, e além do mais, ele não matará o Windows 10 Mobile, sem mencionar o fato que o Windows 10 é o mesmo Windows 10 apenas com suporte aos processadores ARM, e os produtos que irão usar ele serão caros demais, pois ele é pesado e necessita de Hardware parrudo, e sistema algum vive somente de aparelhos Top, o Windows só fez sucesso por que ele rodava em todo tipo de computadores, imagina se ele sobrevivesse apenas em computadores caros como da Apple?

    1. Como a própria Microsoft disse kk “O esforço do Windows 10 no ARM é permitir a mesma experiência de um PC em dispositivos com processadores ARM de modo que eles estarão conectados o tempo todo e com grande vida útil da bateria. Assim, esta experiência é como utilizar um PC desktop, não é uma experiência de uso tipo a de um telefone. Para experiências de telefone em ARM, nós temos o Windows 10 Mobile. O que o Windows 10 no ARM é, é uma experiência do tipo desktop, mas começando com uma grande vida útil da bateria que os processadores ARM tendem a oferecer.”

  3. se meu Lumia 930 nao vai recebe entao e lixo e esta morto ja que quais nenhum aparelho que tem no mercado tem cara que vai recebe triste mas e real ja era a era do W10

  4. “O esforço do Windows 10 no ARM é permitir a mesma experiência de um PC em dispositivos com processadores ARM de modo que eles estarão conectados o tempo todo e com grande vida útil da bateria. Assim, esta experiência é como utilizar um PC desktop, não é uma experiência de uso tipo a de um telefone. Para experiências de telefone em ARM, nós temos o Windows 10 Mobile. O que o Windows 10 no ARM é, é uma experiência do tipo desktop, mas começando com uma grande vida útil da bateria que os processadores ARM tendem a oferecer.”

    1. não precisa acreditar em tudo que ele vem a publico falar, pois eles dizem o que acha ser melhor para o momento, por ex a parte Para experiências de telefone em ARM, nós temos o Windows 10 Mobile

      não temos, ela definitivamente não deixa nem uma fabricante lançar nada mais com o mobile já ha um bom tempo e olha que algumas ate tentaram muito mas disseram que a microsoft tem outro planos para o Windows

      e definitivo não seria definitivo se eu precisar usar meu Moto G 2013 par fazer ligações

      então alguma coisa tem que ter…

        1. todas as empresas dizem o que com vem no momento assim como o governo normalmente nunca é verdade é serio que não percebeu isso ainda

  5. Então, vai ser assim, deixa eu explicar pra quem não entendeu. Em algum momento de 2018 eles vão anunciar quem em algum momento de 2019 o aparelho sera apresentado, para então ser lançado em algum momento de 2020.

    Boa sorte para quem ainda acredita que a Microsoft realmente tem alguma coisa melhor do que um iPhone ou Android pra mostrar.

    É capaz da Samsung aperfeiçoar primeiro a versão de seu Galaxy com Desktop e a Apple criar sua cópia melhorada do Continuum, tornando um iPhone quase um Macbook… E a Microsoft ainda vai estar enrolando os acionistas com papinho “Sim, nós temos algo incrível e revolucionário”… Só que não.

    Quero ver quando chegar 2018 e vocês lidarem com mais uma decepção, para colocar na estante ao lado do Windows Phone 7, 8, 8.1 e Mobile.

    1. “um iPhone quase um Macbook”.. Fico aqui imaginando as dezenas de pessoas que conheço que usam windows, adaptando-se ao “Macbook”… Acho que vou abrir uma sala de aula, vai sobrar alunos!!! Meu amigo, Windows é Windows, se com um SO distinto não conseguiu a adesão dos developers(por vários motivos que não partiam dela, inclusive), ao olhar o Desktop é muito diferente, não tem o que comparar.. O que iOS e Android tem de share juntas em smartphones, a MS tem em Windows sozinha. Não importa o que Samsung e Apple ou mesmo a Google crie em um futuro próximo para um experiência “desktop” de seus telefones, no instante que a MS lançar um dispositivo com W10 completo, já era! Ela abocanha de cara metade deste “share” que já é dela, o que com um pingo de marketing, fará manter a MS muito viva neste quesito. A saída para os concorrentes, é que de fato, a MS não lance isso! Quem puder aguarde, quem não puder, muda.. simples assim! Quado chegar(se chegar) mudamos de novo!

      1. Carlos, você acredita mesmo nisso? Que um “CelularPC” é capaz de virar o jogo?

        Lumia 950, HP Elite X3 e outros aparelhos estão ai e nem sequer “despertaram a curiosidade” dos consumidores. Ninguém quer isso, eu mesmo já conversei com inúmeras pessoas sobre o assunto e descobri que ninguém ta nem ai com um celular que pode virar desktop. Só vejo essa empolgação nos fãs da Microsoft, mas a realidade do mundo é outra. No mundo que eu vivo, meu sobrinho de 16 anos usa o navegador do PS4 dele pra pesquisar trabalho de escola, mesmo tendo um PC e um notebook em casa.

        Se essa for a unica jogada da Microsoft, então é melhor tu já ir adiantando a cova, porque o destino do aparelho definitivo dela só vai ser um.

        Sabe o que vai virar o jogo para a Microsoft? Criar uma plataforma onde os fabricantes possam LUCRAR mais do que com o Android. Todo mundo já deve ter cansado de ler que na plataforma da Google, só ela mesma e a Samsung lucram de verdade, enquanto as outras fabricantes apenas sobrevivem mais um dia.

        Se a Microsoft conseguir criar um novo sistema onde os fabricantes conseguem lucrar mais do que no Android, ai sim a Google e a Apple vai ter com o que se preocupar. E isso não tem nada haver com um CelularPC, eu me interessaria pela possibilidade porque sou muito adepto do PC/Notebook ainda, mas não é essa a realidade de hoje.

        1. Esqueceu de um detalhe: a MS ganha muita grana com Android(patentes), segundo rumores, pode ser mais que a própria Samsung (apesar que isso acho difícil). Enfim, no mundo que você vive hoje, não existe um celularPC, mas eu acredito nisso sim, pois vejo minhas filhas loucas da vida quando precisam sincronizar arquivos, não poder imprimir direto na impressora “antiga”, não poder simplesmente zipar um arquivo e descompactá-lo.. Enfim, penso em um SO que de fato seja “igual” ao Desktop nas suas possibilidades, e assim, certamente o paradigma muda, o cenário muda, a esperança ganha vida.. Se isso não der certo, compro um Android quando meu telefone pifar! Fazer o que!

          1. Meu irmão é advogado e usa um Zenfone 2, e todos esses problemas que você afirmou ele não passa. A sincronização entre os aplicativos da Microsoft (No Android) e o PC não deve em nada comparado aos da Google. Começou uma petição no PC? Quando salvar, ao abrir o Word Mobile o arquivo estará lá disponível em “Arquivos Recentes” quase que instantaneamente. Eu não sei se as suas filhas usam aparelho com Android, mas eu pelo menos nunca tive dificuldade em compactar/descompactar arquivos no sistema da Google (Isso num tablet velho, com Android ICS), tem centenas de apps que faz isso e é relativamente fácil. Difícil é fazer isso no Windows Mobile, onde o app de descompactar mais decente não é atualizado desde o lançamento do Windows Phone 8. Já a questão da impressora, depende muito da marca, a HP é a que oferece o melhor suporte, mesmo os modelos mais antigos você pode compartilhar na rede, através do PC, e imprimir o que quiser do seu Android sem nem precisar estar em casa.

            Eu concordo contigo que um smartphone com 100% das capacidades de um PC é interessante, mas vai ser um produto de “nicho” assim como todos os produtos Surface atuais, isso nunca vai ser um produto para as massas. A não ser que ele tenha um diferencial muito maior além de rodar os programas de PC ou coisas do tipo.

            Agora essa questão da Microsoft lucrar com o Android, sim, é verdade, mas para um empresa do porte da Microsoft o que ela lucra é “troco de pinga”, como alguns amigos dizem. Só pra você ter noção, a Google paga mais de 2 Bilhões para a Apple só para fazer o seu buscador padrão no iOS. O que a Microsoft ganha com Android é pouco o suficiente para a Google nem se importar com isso. Rsrs

          2. Bom, sou consumidor e aguardo melhorias no SO que ja gosto muito.. Se vierem sera show, se nao vier e demorar demais, troco o hardware.. Mas repito, gosto muito do que foi feito ate agora, e nao ver ficar horrível pq a MS “desistiu”.. Eu acho uma pena, mas se o WP morrer mesmo, eu nao vou com ele! Hahahae.. Esperemos este “nicho”, se for o que esta sendo pintado por aí será ai da melhor do que o que temos agora, ao menos,aos que gostam da plataforma como eu! Vai na paz!

  6. Como não? Olha o tamanho das telas só aumentando. Começamos com 3,5″ e hoje estamos em 6,5″. Celular comum ainda se vende assim como o vinil, mas esse já acabou, assim como o DVD que ainda se vende, mas já morreu.

  7. A credibilidade que a Microsoft tem passado aos seus usuários é a mesma nos passam os políticos brasileiros. Como acreditar e confiar numa empresa tão volúvel e claudicante? Não entenderam ainda que nos negócios é imperativo que haja uma relação harmoniosa entre empresa e cliente, resultando em confiança e satisfação. Isso é primário, e empresas que não atentam pra isso estão fadadas ao fracasso,como foi exatamente o caso da Microsoft no setor mobile.

    1. ela esta sentada em cima de dois monopolios.

      não ta nem ai, não deu lucro em 2 anos? fecha tudo e que se fodam os clientes que compraram…. afinal o sujeito não tem escolha na hora de comprar windows e office

  8. O maior problema da microsoft não é apenas ser lenta. É ser lenta e mudar a rota a todo instante. Deste jeito nunca chega a lugar nenhum.

    1. nem a UI/UX se salva

      não contente em mudar a experiência no uso, muda até a porra dos nomes dos programas

      photos virou story remix e agora voltou a ser photos

  9. Como vou me preparar para Redstone 4 se os últimos modelos de telefones lançados no Brasil nem suporte a essa atualização vão ter?

  10. No começo era dito que o tal dispositivo definitivo seria lançado em algum momento de 2017. Depois ficou para o fim de 2017 ou inicio de 2018. Agora já é esperado para 2018 no primeiro semestre, ou seja, pode ser até 30/06/2018.

    E segue a Microsoft com nota 0 em planejamento e cumprimento de prazos, mas com nota 10 em sacanear os seus usuários.

    1. enquanto ela tiver dois monopolios para garantir o lucro, ela não vai se importar com nada, a não ser lançar coisas que ameacem o seu monopolio.

      Coitado de quem arrisca comprando coisa da MS que não seja office e windows.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *