Primeiras Impressões: Windows 10 Mobile e sua tela inicial, via WinBeta

windows-10-smartphones-tile-longo-big-grande

O Windows 10 Mobile é a próxima versão do Windows Phone, e será  lançado na forma de preview em algum momento deste mês. O WinBeta teve a oportunidade de utilizar o Windows 10 Mobile em um Lumia 930, e a primeira coisa notada foi introdução de novos tamanhos de tiles, o que contribui para uma excelente experiência.

Segue abaixo as primeiras impressões do WinBeta:

 No Windows Phone 8.1, existem três tamanhos de tiles possíveis para a Tela Iniciar. Pequeno, Médio e Grande. Nesta versão preliminar do Windows 10 Mobile, existem cinco tamanhos de tiles possíveis, e os dois são novo, o longo e “extra grande”. O tile longo é novidade para o Windows 10, enquanto que o “extra grande” fez sua primeira aparição no Windows 8.1.

Não temos certeza como esses novos tamanhos de tiles serão chamados oficialmente, por isso estamos apenas desse modo. Os novos tamanhos foram vistos por volta em 2014 na Build 9879 (veja aqui!). Desde então, este novos tamanhos tiles foram removidos da área de trabalho em builds mais recentes, no entanto, eles ainda estão presentes na versão móvel. Esperamos que eles voltem para a área de trabalho após a liberação das APIs.

É claro que, testamos uma versão de testes interna, e que a preview pública, inicialmente, poderá não ter esses novos tamanhos de tiles disponíveis. No entanto, acreditamos que esta funcionalidade estará disponível em uma data posterior, o que é uma boa notícia.

Os novos tamanhos de tiles também estão disponíveis apenas para aplicativos que suportam, o que significa que a maioria dos aplicativos atualmente não suportam esses tamanhos. Mais uma vez, o suporte para os novos tamanhos de tiles dependerá dos desenvolvedores.

Você gostou da novidade? Ou os 3 tamanhos de tiles atuais já dão conta do recado?

22 comments on “Primeiras Impressões: Windows 10 Mobile e sua tela inicial, via WinBeta

    1. Lindo tá mesmo, mas hoje tive a oportunidade de testar o Lollipop 5.0.2 no moto G2 de um amigo meu que atualizou automaticamente, e na boa, tomara mesmo que a MS faça um excelente trabalho nesse windows 10 pq essa última att do pirulito tá bem louca, dá pra crescer o olho…vai ser difícil a MS tomar mais usuários do android se não for mais rápida e mostrar um trabalho superior…

      1. Marcelo, não é e nunca foi a intenção da MS “roubar” simplesmente o usuário do Android. Ela pensa muito maior, em criar todo um ecossistema integrado entre tvs, xbox, smarts e leptops/desktops. O usuário que aderir à MS vai poder usufruir de tudo isto de forma integrada. É uma revolução! Com o tempo, tudo será integrado em nossas casas, até mesmo os eletroeletrônicos e periféricos, como luzes, ar condicionado etc. É a tal internet das coisas. Entendeu a diferença? Não se pode pensar pequeno nesta hora, em apenas smartphones. É só a ponta do iceberg.

        1. Marcel Silva Leopoldino, eu como fã e consumidor de tecnologia acho excitante esse leque de novidades que a MS acena prá nos, mas, veja bem, leve em consideração que as outras empresas tb estão se mexendo, e muito, ex.: Os rivais tb tem todo um leque de serviços que se integrarão e tb vem adquirindo novas empresas pra dar suporte aos seus projetos. Veja que só pra citar o exemplo do android, o mesmo vai estar presente em automóveis, eletrodomésticos, chromebooks, chromecasts, smarts, tablets, waze em semáforos, além do lollipop rsss…Não é pq somos users e entusiastas do wp que vamos achar que só a MS está buscando inovar…

          1. Penso que o windows 10 for phones é parte vital e importante nesse ecossistema da MS, e pra isso, ela precisa sim trazer fatias de usuários de outras plataformas para aumento do próprio marketshare, vital para que se tragam mais devs, mais apps e consequentemente esses mesmos users…

        1. Claro que é, mas tanto o visual, quanto novas animações e funcionalidades tem que fazer juz a essa nova proposta, pelo bem da satisfação dos users do wp e dos devs, pela concorrência em pé de igualdade com os rivais e principalmente pela própria competividade e sobrevivência do sistema

        2. Um sistema não é feito de APENAS funcionalidades como muitos fãs do Windows Phone ficam falando como desculpa… doa a quem doer, mas assim como um sistema não pode ser alimentado apenas por itens visualmente falando, ele não pode ser alimentando apenas por recursos, mesmo o quão fantástico esses recursos sejam. A Microsoft com o Windows 10, está fazendo uma revolução, pequena, mas não deixa de ser revolução, é algo mágico um sistema totalmente integrado ao outro e cheio de recursos como esse vem sendo, mas também é importante se lembrar da parte visual, coisa que a Microsoft não dá tanta bola assim, mas que no Windows 10, ela também está mexendo.

          1. O maior problema do Windows 10..vai ser o desafio de romper com a barreira de aplicativos (desatualizados e que faltam pra chegar) que travam o sistema..o resto o sistema vai crescer muito com o feedback de usuários.

  1. Sera que a atualização do Windows 10, vai trazer também melhorias nos aplicativos ou mesmo dispertar interesses dos desenvolvedores a trabalhar na plataforma windows

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *