Projeto NEON: Microsoft estraria trabalhando em novo design para o Windows 10

projeto-neon

A Microsoft fez vários ajustes no design dos seus sistemas operacionais nos últimos anos, começando com o Windows 8 e evoluindo para o que agora conhecemos como “Microsoft Design Language 2” ou MDL2 no Windows 10. O MDL2 é a identidade visual atual usada em todo o Windows 10.

Agora o Windows Central está afirmando que a Microsoft planeja criar um design muito mais simplificado com a Redstone 3, codinome é NEON.

Metro 2.0?

Cassim Ketfi do Numerama.com confirmou a informação do Windows Central e disse que o Projeto NEON existe e é “basicamente o Metro 2“. Esta designação refere-se à primeira linguagem de design da Metro (que se tronou Modern, por conta de processos quanto ao registro).

A Metro foi marcante no Windows Phone. Ela também  abriu caminhos para um design de design “plano”, focado na simplicidade que até mesmo o iOS e o Android agora a imitam.

De acordo com o Windows Central, o Projeto NEON está em funcionamento há mais de um ano internamente na Microsoft. Ele baseia-se na linguagem de design introduzida no Windows 10, com suas interfaces simples e limpas, mas acrescenta mais conteúdo que está faltando na interface atual.

Os detalhes ainda são escassos, mas o WC afirma que incluem:

  • A adição de mais animações e transições, com o objetivo geral de fazer a interface muito fluida e “bela” em comparação com o atual, quase estática que é MDL2.
  • Será muito fluida (rápida),muito movimento e transições agradáveis.
  • Alguns elementos poderão “deslizar” de uma janela para outra, tornando a experiência mais original.
  • O objetivo é transformar a experiência de usuário mais “rica”.
  • A Microsoft que dar consistências claras aos desenvolvedores, pois atualmente eles podem criar seus próprios menus de contexto, barra de aplicativos, designs de menus hamburger e mais. Quer padronizar ainda mais o visual dos apps.

Para aqueles que gostam de MDL2, não se preocupem, o Projeto NEON pretende dar continuidade ao design atual, em vez de substituí-lo inteiramente. Esta nova linguagem de design será uma evolução natural para a interface, em vez de um redesenho completo, como a transição do Windows 8 para o Windows 10 foi.

Os desenvolvedores que criam aplicativos com o MDL2 não serão prejudicados pois o visual desses apps serão compatíveis com o Projeto NEON, mas terá, naturalmente, a opção de adicionar novos elementos, se assim o desejarem.

Quando chega?

redstone-logo-mobile

Planos internos sugerem que a maior parte desse novo design começará a aparecer com a Redstone 3 no segundo semestre de 2017, mas os Insiders provavelmente começarão a ver essas novas mudanças muito mais cedo, já que receberão as builds da RS3 no mês de Abril/Maio.

Há também uma chance razoável de ver alguns elementos do NEON já na Redstone 2 no início de 2017.

A Microsoft continuará trabalhando no Projeto NEON durante todo o ciclo de desenvolvimento da Redstone 3 e na Redstone 4 em 2018, onde os desenvolvedores de terceiros também poderão aproveitar a nova linguagem de design.

Ansioso pelo Projeto NEON? O que você achou das informações preliminares?

33 comments on “Projeto NEON: Microsoft estraria trabalhando em novo design para o Windows 10

  1. Transição fluída e agradável, leia-se Widgets em formato de blocos dinâmicos;
    Alguns elementos poderão deslizar, leia-se Barra de Tarefas é você?
    Tornar a experiência mais rica, leia-se: integração completa dos elementos da interface desktop tornando a experiência unificada.

  2. Projeto Cobalt projeto Astoria projeto Islandwood projeto Westminster redstone 3 creators… Projeto Neon…

    Projeta trazer alguns smartphones para o Brasil para os seus fãs desesperados Microsoft

    1. Peguei meu lumia 950xl importado, veio de boa…provavelmente pela metade do preço que seria aqui. Ruim não ter garantia,mas pelo valor compensa.

  3. Tomara que isso seja real, pois para mim o visual da tela inicial já está um pouco ultrapassada e como todos sabem a Microsoft é campeã em inovar as coisas desde o seu início, ela poderia usar todo o seu potencial para transformar o Windows 10 Mobile em um verdadeiro sistema operacional. Eu sempre digo aos meus amigos que o Windows 10 Mobile será o futuro dos smartphones, ele será o sistema que irá dominar o setor mobile. Digo isto porque vejo um grande potencial neste sistema mas agora isso tudo depende da Microsoft!

  4. Já era hora! Porque, convenhamos, o atual design é muito “sem graça” e meio cru. Nada que umas boas animações e aparar algumas pontas não resolva.

  5. A interface esta no rumo certo. Para mim, oque a microsoft tem que fazer é deixar com mais elegância , tipo: Colocar uma cor de destaque no cabeçalho dos apps, e desejo que ela ao em vez disso, nao volte no tempo colocando aquele negocio que tinha um fundo preto, com letras CRUAS como abas, pra ir deslizando pro lado , alá Whatsapp atual. Torcendo desde ja.

  6. Simples, primeiramente tinhamos aquele design que era bom para mouse e teclado, porém, com a ideia de apps universais, e uma plantaforma universal, veio a necessidade de fazer aquele ambiente, ser compatível com mouse, teclado e tela touch screen.
    Acredito que agora, o foco dessa atualização de design, seja adicionar “suporte” a sistemas holográficos, além de dar uma remodulada no design como um todo também.

  7. Já era hora… não adiantar ter um Snapdragon 835, GPU top, sendo q a maior parte do sistema é monocromática…. É compreensível para um sistema feito para aparelhos de baixo custo, mas agora que o foco mudou, nada melhor do que correr atrás do prejuízo! E só uma observação, o material design dos outros sistemas em nada lembra essa coisa tosca da interface Metro

    1. Monocromático, engraçado, o papel de parede toma toda a tela, efeito transparente. Tiles que se movem o tempo todo, mostrando imagens, notícias, fotos e tudo mais, acho que o monocromático aqui é o Android, tudo estático.

    1. Exatamente. O app Mensagens não possui outras seções a exibir, assim como acontece com o app Telefone: há apenas a tela principal que inclui todas as mensagens do usuário. Por mais que sejam apps diferentes e com seções diferentes, deveria haver mais sintonia entre eles. Um grande exemplo de sintonia no Windows10 é facilmente encontrado ao comparar, lado a lado, o Groove Music e o Filmes & Tv, mas o mesmo não acontece entre o Pessoas e os aplicativos da suíte Outlook, a qual faz parte.

      Até mesmo ao observar apps com layout parecido, o design não é o mesmo. Ambos “Alarmes & Relógio” e “Telefone” possuem navegação por gestos e cabeçalhos indicando a seção atual, mas o design não é igual.

      Claro que não há como manter um design igual em todos os tipos de aplicativos, visto que cada um possui uma função diferente, mas a Microsoft deveria torna-los mais próximos um do outro.

    1. Prefiro que restrinjam ao máximo. Espero que criem estilos e não possamos criar os nossos próprios. Gera muita indecisão toda essa liberdade,

          1. Que seja padronizado pra quem tem preguiça. Eu tenho android tb e amarga os olhos olhar todo app de mensagem idêntico, mudando só a cor. A criatividade precisa de liberdade.
            “Prefiro que restrinjam ao máximo”, e é por isso que o asp.net web forms morreu.

  8. Isto devia ter sido feito logo na origem do Windows 10 mobile ,e aproveitando o share que já vinha da Nokia, agora é tarde, o Windows mobile deixou de ser um player no mercado, já nem consegue segurar os seus antigos usuários quanto mais conquistar novos,o Windows 10 mobile devia ter trazido muito mais logo na sua origem, devia ter tido um interface menos sombrio e menos minimalista,é cansativo, não é moldável,nem sequer se podem mudar as fontes, não permite launchers externos, que lhe podiam trazer vida, etc.
    Ou seja, não vinga, porque não tem nenhumaais valia relevante, e tem imensas lacunas se o compararmos com os outros sistemas, o facto de nem aparelhos estarem facilmente acessíveis e nem terem visibilidade,só faz com que na prática, o Windows mobile já não contar sequer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *