PS5 e Xbox desprezados pela Geração Z no Japão: é jogado principalmente em dispositivos móveis, de acordo com uma pesquisa

De acordo com uma pesquisa publicada há algum tempo pela Shibuya109 Entertainment, mas agora recuperada pela imprensa ocidental, parece que os membros da PS5 e Xbox Series​​nas consoles tradicionais e em particular napouco interessados estão muito Geração Z no Japão jogos mobile.

“Geração Z” significa aqueles nascidos entre 1995 e 2010, portanto um público bastante jovem, mas não muito jovem, que em outros lugares constitui uma parte importante do usuário padrão do console, mas evidentemente não no Japão.

De acordo com a pesquisa realizada por Shibuya109 e relativa a 2023, 80% dos membros da Geração Z, que atualmente têm entre 15 e 24 anos, jogam normalmente videogames, sendo que 44,9% jogam todos os dias e passam em média 100 minutos por dia sobre estes.

É, portanto, um público decididamente activo na frente dos jogos, excepto que não parece estar interessado nas tradicionais consolas “high end” e domésticas, por assim dizer: essencialmente, a PlayStation e a Xbox não estão entre as plataformas de preferência, com apenas A Nintendo Switch deverá aparecer com uma certa consistência, seguida do PC, mas as plataformas móveis dominam tudo.

Aqui estão os resultados da pesquisa sobre qual plataforma é mais usada para jogos pela Geração Z no Japão:

  • Móvel 94,7%
  • Nintendo Switch 38,5%
  • PC 33,2%
  • Tablet (26,5%)
  • DP (12,2%)

Não se trata de percentagens calculadas de forma global, ou seja, a sua soma não equivale a 100%, pois decorrem de possíveis múltiplas escolhas oferecidas aos utilizadores.

Pelo que emerge, parece que até o Nintendo DS, que já foi praticamente aposentado em 2023, é mais popular que o PS5 e o Xbox Series Segundo alguns comentadores, isto também pode ser explicado pelo maior gasto que estas consolas exigem, mas isso não explicaria a presença da Nintendo Switch numa posição tão elevada em comparação com outras consolas.

De qualquer forma, mesmo aqueles que são considerados “hardcore gamers” entre os que participaram da pesquisa, ou pelo menos os jogadores tradicionais, parecem focar mais no PC e no Nintendo Switch do que em outras plataformas. Parece também que, para os membros da Geração Z no Japão, os jogos gratuitos e os títulos de menor escala são significativamente mais populares do que os clássicos de console AAA.

 

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *