PS5 e Xbox Series X: tamanho dos seus jogos “vai disparar” por conta da Unreal Engine 5

O tamanho enorme de alguns jogos significa que o armazenamento de nossos consoles geralmente precisa respirar: as novas e refinadas opções gráficas e tecnológicas, juntamente com um conteúdo cada vez maior, fizeram com que a geração atual viesse a testemunhar títulos com tamanhos que atingiram 100 GB ou atualizações que tiveram o volume de um jogo completo. Parece que esse problema persistirá diante da próxima geração de consoles, como antecipado Ryan Shah, CEO e programador da Kitatus and Friends: “Os tamanhos dos arquivos dos jogos irão disparar“, aludindo às possibilidades do Unreal Engine 5.

Jason Ronald, chefe de desenvolvimento do Xbox Series X, já declarou em maio passado: “Não há varinha mágica” para tornar os jogos simplesmente menores. Nesta geração, encontramos os casos de Call of Duty: Infinite Warfare, que atingiu 130 GB, ou os 105 GB de Red Dead Redemption 2, e parece que, diante do lançamento do PlayStation 5 e Xbox Series X, esses tamanhos gigantescos eles continuarão conosco. Essa é a opinião de Ryan Shah, que expressou o seguinte em declarações ao Wccftech:

“A criação de ativos será uma enorme dor de cabeça e, ao mesmo tempo, começa a suscitar algumas preocupações”, disse Shah, referindo-se às possibilidades do Unreal Engine 5 e seu sistema Nanite, uma ferramenta virtual que serve para criar tantos detalhes geométrico o quanto os olhos podem ver, proporcionando maior realismo aos ambientes e imagens geradas. “Um dos exemplos é Call of Duty: Warzone agora, pois as pessoas reclamam à Activision sobre o tamanho do jogo. Acho que quando temos tecnologias como a que o Unreal Engine 5 oferece agora, que nos permite usar malhas fonte original, com as texturas da fonte e tudo mais, os tamanhos dos jogos terão que disparar, que apresentará um conjunto único de desafios”.

Desde que a Microsoft anunciou novas maneiras de gerenciar o download de arquivos e recursos do jogo, como sua tecnologia Fast Start: um sistema que prioriza a instalação e o download dos arquivos necessários para iniciar o jogo. No entanto, além disso, se queremos que os videogames tenham uma aparência melhor e abranjam maiores possibilidades, parece que teremos que nos acostumar com os tamanhos gigantescos de seus downloads. “O que não queremos é limitar esses mundos e universos incríveis que os desenvolvedores criam”, argumentou Jason Ronald ao abordar esta questão.

O problema agora é que, embora o hardware PS5 e Xbox Series X sejam poderoso e capazes o suficiente para executar perfeitamente esses novos mundos e aventuras, o armazenamento não passou por grandes modificações: enquanto o console da Sony tem 825 GB de espaço, o console da Microsoft tem 1 TB.

98 comments on “PS5 e Xbox Series X: tamanho dos seus jogos “vai disparar” por conta da Unreal Engine 5

        1. Xbox 360 e Switch são os melhores consoles HD nesse quesito… Se estiverem desbloqueados então, melhor ainda, a maioria dos jogos com no máx. 8 GB no Xbox 360 e no máx. 16~32 Gb no Switch.

          1. Já tive um Xbox 360 com o XKey, o melhor desbloqueio existente, minha única preocupação era não jogar antes do jogo ter sido lançado oficialmente porque não gastava nada, nem DVD, então não me preocupava em testar jogos ruins.

          2. Nessa quarentena eu joguei bastante coisa que não tinha jogado no meu Xbox 360 RGH que estava parado há um tempo, fiz backup de alguns jogos originais tmb e já vendi quase tudo.

          3. Ahhhhhhhh malandrinho do Jack sparrow……

            No 360 eu fazia o desbloq rgh. Foi um feito e tanto o aprendizado nós fóruns gringos além uma boa grana eu ainda lapidei meu inglês!!!

            Mas na geração One eu abri mao de tudo e inclusivo comprei um 360 bloqueado para jogar SFIV AE online!!!kk

          4. Mas cheguei a ter um X360 bloqueado também, tive até a edição de colecionador de Fable 3, mas o XKey era realmente bom porque ele é como um console original pois podia jogar online e quase um console dessa geração já que os jogos eram todos “digitais” e não precisava me levantar para trocar o DVD.

          5. Tive o x360 desbloqueio full e esses jogos de 8 gb eram compactados quando passava pro console. Geralmente ficava com 4 gb cada

          6. Sim, por isso disse que a maioria no máx. era 8 GB, são poucos os que ultrapassam os 8 GB.

  1. Vai ser curioso ver a maioria dos jogos do Xbox rodando na engine da Sony (UE5).
    Sobre o tamanho, creio que os jogos de Xbox não sejam problema, tendo em vista que são jogos com gráficos cartunescos em sua maioria, sem muitos detalhes, enfim, jogos de baixo a baixíssimo orçamento, cujo tamanho não chega aos Gigas.
    Boa semana a todos!

    1. Engano seu, até nisso vão perder, afinal a família Series já vai ser lançada com retro com todos os games jogáveis no One, então o SSD do Xbox já vai estar full “day one” xD

    1. “Fraquíssimo PS5”
      Só vai ser mais forte do que 40% do mercado de PCs. Ah, antes que fale merda.. essa é a verdade. Temos a steam como base. 40%+ do mercado é de pc Low End. Outra grande parte é da Mid e a High é quase nada.

      “piores versões dos jogos”
      Que na realidade serão as melhores, afinal irão fazer os jogos pensando no PS5 como base, ou seja, as versões que precisarão ser editadass para rodar legal serão as do XboX X. Sendo assim, Multiplataformas vão rodas melhor no PS5 e os exclusivos não faz diferença, afinal são feitos para rodar no máximo de cada um.

  2. É muita de frescura de gamers.. Cara deixa o jogo ter 200 gb, eu mesmo jogava com 500 gb finalizava, excluia o jogo e baixava outro. Pronto. Frescurada.

    1. Típico comentário de alguém que acha que todo mundo só joga singleplayer offline igual um poney, meu Battlefield 4 tá no HD desde o começo da geração.

    2. Tipo de comentario de quem adora tomar uma pirocada no lulu. Se o jogador gostar de jogar um Fifinha ou Cod de vez em quando já não vai haver espaço pra outros jogos AAA no PS5, até porque boa parte dos 825 GB vai ser ocupado pelo sistema operacional do console. Se bater a vontade de jogar de novo um Cyberpunk 2077, por exemplo, vai ter que fazer download tudo de novo.
      Por isso eu digo, sonysta merece sofrer.

      1. Da diferença de 825Gb pra 1T na próxima geração é de 1 jogo e tão falando besteira a torto e direito.
        Vocês falam essas asneiras porque nosso país é ferrado. Lá fora o pessoal vão baixar jogos com net de 200mb pra cima e ficam nessa com pensamentos de brasileiros com net mal chegando a 30mb.

        Todos só deixam os jogos favoritos no HD, pois 1T é um espaço muito pequeno. Tenho 3T e vivo tendo que deletar jogos. 1T não é nada para mim, assim como 825Gb. É preciso guardar em outros. Não adianta. Nem Sony e nem Xbox possuem vantagem nessa. Tudo faria no mesmo saco.

        1. Que nada!!!

          1- Compra a mídia digital!!!
          2- Joga até zerar o jogo!!!
          3- Depois exclui do HD!!
          4- Deixa na biblioteca online!!!
          5- Caso queira jogar outra vez!!
          6- Instala de novo!!!

          Simples assim!!! Né!! Filho!!!

          Faço isso no meu XboxOne!!
          Deixar no HD ocupando espaço!! Jamais!!!

  3. Drama maior pra quem tem um PS5. Só vão poder armazenar uma merreca de jogos no SSD especifico da Çony para o console. No XSX, alem de qualquer SSD ser compativel, ainda vai dar pra armazenar em HD externo os jogos que vc não está jogando.
    Eu fico impressionado como o PS5 ficou ruim ou pessimo em todos os aspectos divulgados até agora.

    1. Eles estão felizes com isso, vão poder dizer que o SSD externo que a Sony venderá caríssimo é exclusivo, isso é o importante.

        1. Na época que eu tive um PS4 até pesquisei sobre o Vita, queria jogar cagando e tal, mas empaquei justamente no valor do cartão de memória que era utilizado, o problema não é ter algo prioritário, é você não disponibilizar nenhuma forma de contornar isso.

    2. Acho que vc se enganou, quem tem ssd especifico é o xbox, ssd licenciado, o ps5 pode usar qualquer ssd porém tem que atingir os requisitos do que está no console ou seja nem existe ainda um a venda e quando sair será um absurdo de caro porem o proprietário do xbox por ser licenciado também será caro ambos estão ruins nessa questão, a Sony com o tamanho menor pode comprometer mais, ainda mais se tiver uma boa quantidade daquele espaço reservado pra sistema.

      1. O SSD do Xbox é especifico não por uma questão de Hardware e sim de Software que faz todo o aprimoramento de leitura e escrita dos dados, entre outros melhoramentos. Quanto a armazenamento estou tranquilo, vou continuar com meu HD externo de 4TB de boas e instalar os jogos da nova geração lá, quando quiser jogar só transfiro para o SSD e pau no gato.

          1. Sim, será possível fazer isso. Instalar nos HD externo, e transferir pro ssd quando for jogar. Ou deixar no HD externo se for jogo dessa geração.

          2. Sim, será possível fazer isso. Instalar nos HD externo, e transferir pro ssd quando for jogar. Ou deixar no HD externo se for jogo dessa geração.

      2. O preço dos ssds tende a cair com o tempo, mas o preço do ssd proprietário do xbox dificilmente vai acompanhar a queda de preço. É uma faca de dois gumes o que a Microsoft fez. Esse ssd proprietário já vem com heatsink e é 100% compatível, qualquer um consegue instalar, mas tem a chance alta de ficar mais caro que um ssd m.2.

        1. Mesmo assim vai demorar muito, talvez la pra metade da geração, atualmente se encontra ssds que ainda nem atingem o minimo do ps5 com apenas 1 tb entre 1000 e 3000 reais, não acho que vão baixar disso tão cedo e olha que 1tb nem será grande coisa.

  4. Jogos disputando o GOTY 2020:
    -Ghost of tsushima (sony)
    -The Last of Us II (sony)
    -Persona 5 Royal (sony)
    -Final Fantasy VII Remake (sony)

      1. Ghost of tsushima e TLOU II são os jogos mais bonitos de todos os tempos. Nenhum jogo de PC e xbox one x se compara, mesmo estes dois sendo mais potentes que o ps4 pro.

        1. https://i.pinimg.com/originals/08/aa/a7/08aaa7a9a5015f0af016ae6d6cb9156d.gif

          (Porr@ jorge, libera os links pelo menos essa semana xD)

          1. Red Dead 2 nem se compara com TLOUS2 e Ghost of Rubber!!!

            Esses dois é fichinha perto do RDR2

            Até a minha plaquinha GTX750Ti mostra melhores Gráficos que o PS4.

    1. Queria saber de onde esses malucos tiraram que Persona e Final Fantasy são jogos da Sony kkkkk, tão saindo de alguma seita de gente burra que reproduz desinformação e ta ficando cada vez pior.

  5. Eu sei do valor que a mídia física possui para alguns usuários. Principalmente para os que são adeptos a colecionar itens. Mas a midia digital sera o mais ultilizado futuramente, não tem jeito. E um dos maiores desafios e diferenciais das empresas vao ser o tamanho dos jogos e espaços disponivel de armazenamento. É so ver Red dead 2, com seus dois discos…

  6. Creio que alguns jogos devem ser vendidos pré-instalados naquela expansão de 1 TB da Microsoft (tipo um pendrive), com capa, manual e tudo mais. E não necessariamente ser de 1 TB, mas do tamanho do jogo com alguma folga livre.

    1. Eu acho que a mídia física só não evoluiu ainda pro formato de armazenamento externo pq seriam muito caro para produzir, se fosse algo mais barato já teríamos jogos vindo direto no SSD.

      1. Mas e se vc quiser comprar mais espaço e já comprar um jogo pré-instalado? Tipo 1 TB, mas com 100 GB de Gears5; restariam 900 GB pra usar ainda. E claro, código pro jogo digital na caixa caso apague sem querer.

        1. ai já não faz sentido, já vai ter armazenamento de expansão sendo vendido, não tem pq já vir com jogo pré instalado, seria o mesmo que comprar um desses armazenamentos e baixar o jogo, a única diferença é que iria não teria o trabalho de baixar, que em muitos lugares do mundo nem é tão trabalhoso assim.

          1. Mas é mais prático (sem tempo de download e instalação) e há pessoas que preferem a mídia física, com manual e caixa por suas artes também. É mais uma opção. Veremos.

          2. seria a mídia física mais cara de todas, já seria cara fazer um jogo vir num SSD personalizado com o tamanho exato do jogo, imagina com 1TB…

  7. Creio que alguns jogos devem ser vendidos pré-instalados naquela expansão de 1 TB da Microsoft (tipo um pendrive), com capa, manual e tudo mais. E não necessariamente ser de 1 TB, mas do tamanho do jogo com alguma folga livre.

  8. Creio que alguns jogos devem ser vendidos pré-instalados naquela expansão de 1 TB da Microsoft (tipo um pendrive), com capa, manual e tudo mais. E não necessariamente ser de 1 TB, mas do tamanho do jogo com alguma folga livre.

  9. Isso aí na vdd vai depender mais de cada pessoa, por mim 1t ou 850gb tá suficiente já que minha internet e bem rápida 240 MB, baixa jogo Rapidão, além disso eu costumo jogar 1 jogo por vez, tô suave quanto a isso,o maior problema vai ser o preço desses consoles no Brasil, dólar nas alturas.

          1. Sonystas são eremitas paranoicos esquizofrênicos com problemas cognitivos e de coordenação motora.

  10. A Microsoft já confirmou Memory Card de 1Tb e 2Tb.

    Já a sony não falou nada sobre como vai ser a expansão de SSD no Ps5.

    Lembrando que o Ps3 ganhou suporte ao HD externo em 2011
    Ps4 ganhou suporte ao HD externo em 2015 quase 2016.

    Pelo visto os sonystas vao ficar presos em seus miseros 800Gb por pelo menos 3 anos.

  11. Isso vai de encontro com uma análise feita pelo Gotikozy do Detonando Gueek. Ele fez um video discutindo o porque da Demo do Unreal Engine 5 ter rodado em 1440p. Vou tentar resumir o que ele falou:

    Na análise dele ele comentou que prevê que teremos muitos jogos que não rodarão em 4K tanto no Series X quanto no PS5. Justamente por essa questão da engine que permite que os desenvolvedores insiram as artes sem a necessidade de otimizar as texturas, como é realizado hoje pela incapacidade dos Hardwares atuais (Placa de Vídeo e HD). Com isso os Hardwares dos novos consoles seriam utilizados para processar essas imagens “sem otimização” e não para aumentar a resolução como era esperado pela Sony e Microsoft que imaginaram o uso do poder extra para aumentar a resolução e o caminho que as produtoras deverão seguir como demonstra a tendência é de que o poder extra será utilizado para processar as imagens sem otimização de textura. Ele comentou que não realizar a otimização das texturas permitirá uma redução de vários dias de produção (ele falou que provavelmente o que era feito em 3 a 5 dias será feito em 1 dia). Como não será realizada essa otimização isso nos levará a jogos cada vez maiores de tamanho.
    Mais um ponto onde Series X sai na frente. 1 TB X 825 GB. E também clareza em como expandir a capacidade de armazenamento. Não está claro de como será no PS5…
    Saudações Colosso

    1. Ja foi informado q no ps5 será compativel com qlqr ssd nvme 4.0. Vai me dizer q tecnologia proprietaria é melhor do q poder comprar qlqr ssd?

      1. Sério que será qualquer SSD nvme 4.0?
        Eu tinha entendido que a Sony iria homologar os SSDs que poderiam funcionar. Se realmente qualquer um funcionar é melhor do que ficar preso a uma marca e modelo apenas.
        Saudações Colosso

  12. Na minha opinião Jorge, PS5 e Xbox Series X tamanho dos seus jogos não vai disparar não por conta da Unreal Engine 5 nada haver não. Na minha opinião. Ok Jorge.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *