PS5 Pro terá a mesma CPU do Playstation 5, diz Tom Henderson

Através das páginas do Insider Gaming, Tom Henderson compartilhou mais especificações do PS5 Pro, ou qualquer que seja o nome do suposto console com hardware aprimorado da Sony chegando no final de 2024.

Após os primeiros rumores sobre um aumento significativo na velocidade de renderização, a tecnologia proprietária de upscaling PSSR e maior poder em termos de teraFLOPS, o insider voltou à vazar, revelando que o PS5 Pro terá uma velocidade de transferência de memória do sistema de 576 GB/s (18 GT /s) contra os 448 GB/s (14 GT/s) do modelo atualmente no mercado, portanto estamos falando de um aumento de 28%. Henderson acrescentou que o PS5 Pro terá um sistema de gerenciamento de memória ainda mais eficiente, portanto o ganho em termos de largura de banda poderá ser ainda maior.

Além disso, o PS5 Pro terá a mesma CPU do PS5, mas poderá utilizar o “ Modo de Alta Frequência ”, que aumentará a frequência em aproximadamente 10%, elevando-a para 3,85GHz. Este modo permite que o console aloque mais energia, porém causando um downclock de 1,5% para a GPU, o que deve se traduzir em uma queda de 1% no desempenho da GPU.

Já no setor de áudio, o PS5 Pro terá um ACV com maior clok, o que deve garantir desempenho 35% maior e possibilidade de processar mais reverbs de convolução (técnica de simulação de acústica ambiental) e efeitos FFT ou IFFT.

Outro detalhe compartilhado por Henderson é que o PS5 Pro terá 30 WGPs rodando shaders BVH8, contra 18 WGPs por shader BVH4 no modelo básico. Segundo o insider da Kepler, particularmente conhecido no panorama dos produtos AMD (nos quais se baseiam as consoles PlayStation).

Como sempre, recomendamos considerar rumores semelhantes com cautela, pois são especificações não oficiais. De momento a Sony ainda não confirmou a existência da PS5 Pro, no entanto, tendo em conta os rumores que apontam para o lançamento até ao final de 2024, o anúncio desta videogame poderá chegar durante nos próximos meses. Veremos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *