Quais estúdios de games a Microsoft realmente pode comprar?

Cyberpunk-2077

A Microsoft não possui o console mais vendido. O chefe do Xbox, Phil Spencer, disse em novembro do ano passado que a gigante de Redmond está buscando melhorar sua capacidade de “criar conteúdo” – isto é, aumentar a produção de jogos dos seus próprios estúdios. Uma maneira rápida e fácil de fazer isso é comprar os estúdios ou os editoras, e os rumores sugerem que a PUBG Corp., EA e Valve estão na mira.

O principal objetivo da Microsoft é criar terreno contra a Sony, além de atrair o público do PC. A Microsoft tem muitos bons estúdios como a 343, Rare e Turn 10, mas sabemos que isso pode melhorar ainda. Imagine, Cyberpunk 2077 como um exclusivo da Microsoft Store para PC e Xbox One. Tente não desmaiar.

Então, esta é a Microsoft, ela está entediada e possui alguns dólares na carteira. Vamos às compras.

Bioware

mass-effect-2-origin

Um rumor sobre a compra da EA já não é mais novo, mas se Microsoft preferisse dar mordidas menores? O nome BioWare ainda carrega algum peso, mas Mass Effect: Andromeda não teve um impacto real. Há também um pouco de história aqui: o Mass Effect foi originalmente exclusivo para Xbox 360. É um link tênue, sim, mas a Microsoft publicou um jogo Bioware antes.

A maior questão é: a EA já se separará da Bioware? Dada a sua longa história de encerramento de estúdios e pouca histórico de vendas, parece improvável. Mas quem possui dinheiro para compra a EA, certamente poderia comprar um estúdio dela e Dragon Age é promissor.

Ubisoft

Assassins-Creed-Origins

Este seria um golpe dramático. A Ubisoft tem franquias bem estabelecidas entre Assassin’s Creed, The Division, For Honor e Watch Dogs, e um sucesso no esports com Rainbow Six Siege. Ele também possui a Ubisoft Store, que não é exatamente o Steam.

Como uma solução pela busca de exclusivos, a Ubisoft oferece mais credibilidade (ou, no mínimo, está mais “respeitada” pelos jogadores) do que a EA a um custo menor se configurando uma solução mais flexível. Qualquer aquisição de uma grande editora como a Ubisoft seria repleta de riscos e viria acompanhada de imensas implicações, mas se a Microsoft for comprar algo realmente grande, minha aposta é que será a Ubi.

CD Projekt

the-witcher-geralt

A CD Projekt não tem a variedade da Ubisoft, mas tem credibilidade com os jogadores. The Witcher é uma das maiores franquias de RPG de todos os tempos. O Cyberpunk 2077 é um dos jogos mais esperados em anos. Ironicamente, a verdadeira joia da CD Projekt é o elemento que provavelmente é de menor valor para a Microsoft: a GOG é a única loja digital não-Steam que as pessoas parecem gostar.

Em larga escala, a aquisição da CD Projekt refletiria um acordo de sucesso da Microsoft, assim como foi como a Mojang: Inesperado e caro, mas também é mais arriscado. The Witcher e o Cyberpunk, obviamente, não têm o apelo universal de Minecraft, mas comprar a CD Projekt iria elevar o status dos exclusivos da Microsoft.

Bungie … novamente

destiny

Mais de uma década depois de sair das mãos da Microsoft, a Bungie estaria disposta a retornar? É uma verdade universal de que todos têm um preço, e a Microsoft pode pagar por isso. Reunir Bungie com Halo seria um grande golpe, em um mundo ideal, iria oferecer a Bungie os recursos necessários para construir um jogo no universo Halo.

A Bungie se desligou da Microsoft por um motivo, e enquanto há muitas coisas boas alcançadas pela liberdade, os mares da independência não são tão tranquilos. Mas há um grande obstáculo, o contrato da Bungie com a Activision. Conforme detalhado pelo LA Times, esse contrato abrange quatro jogos, mais DLCs de diferentes tipos para cada um, com uma programação provisória de lançamento até 2020. Os contratos podem ser comprados, mas você pode apostar que este não seria barato.

Epic Games

fortnite

A Microsoft tirou Gears of War das mãos da Epic alguns anos atrás, mas o que realmente faz a compra atraente é o poderoso e poderoso Unreal Engine, que a Microsoft poderia licenciar (ou não) como achar conveniente, além do Fortnite Battle Royale, o jogo de batalha multiplataforma que cresceu muito no espelho retrovisor do PUBG.

Como um bônus lateral, é uma oportunidade para convencer Tim Sweeney de que a UWP na verdade não causará o monopólio.

Studio MDHR

cuphead-2

Cuphead vendeu mais de um milhão de cópias no PC sozinho e, mais importante, demonstrou um compromisso impressionante e inabalável com a arte. A Microsoft claramente acreditava no jogo, ajudando a financiar sua produção. Para comprar o MDHR não precisaria de muito dinheiro, mas caso a Microsoft não compre outro poderá compra-lo.

Valve

half-life

Gabe Newell é um ex-Microsoft, mas ele está saiu há mais de 20 anos, o que quase certamente significa que qualquer conexão familiar que ele pode ter sentido já se foi. Ele também é uma das pessoas mais ricas da América (literalmente), e a Valve é uma empresa privada. Bem, esta compra seria difícil, mas não impossível.

A Valve está acomodada com Dota 2, seu sucesso mais recente, e acredite, foi criado há acerca de cinco anos. A compra tornaria a Microsoft dona da maior distribuidora de jogos do PC, e assim teria um valor inestimável para o UWP. A compra não seria só boa para o Xbox, mas para o Windows em si.

Outro ponto importante para os jogadores, possivelmente teríamos novos jogos como Half-Life 3 ou L4D. A Valve apostou em coisas diferentes e interessantes: Steam Machine, VR, e talvez haja um gancho tecnológico que a Microsoft ache atraente. Nada disso realmente importa de qualquer maneira se Newell não quiser vender, mas para o Windows e Xbox seria uma compra fantástica que abriria muitas possibilidades.

Além disso, a Sega foi até a Microsoft recentemente, e muitos já especulam que algum dos seus estúdios, ou a própria Sega inteira poderia estar sendo avaliada pela Microsoft. O certo é que Phil Spencer anunciou que grandes aquisições poderão acontecer, só resta aguardar para saber se algum desses poderão se juntar a legião da Microsoft Studios.

A Microsoft tem muitos estúdios no seu “cardápio”, qual deveria escolher?

107 comments on “Quais estúdios de games a Microsoft realmente pode comprar?

  1. Bungie é a mais provável de voltar, junto com Cliff Bleszinsk, que viu que fazer exclusividade com a Sony é furada e descobriram da pior maneira possível.

    1. Bungie na minha otica sairia mto caro, pelo contrato com a activision e talvez com a sony, mas o Cliff nao acho dificil viu. Um acordo de lançamento com a Sega seria epico, precisa nem comprar apenas lançar uma ips consagradas dela pro xisbocao como Shinig Force, Street of Rage e pq nao um remake do Altered Best

        1. Shinigami force 3 e seus 3 senarios do Saturn, já pensou que delicia!!!??
          Precisa nem ser remanejado não, só um remaster daquelas delicia

    2. é humilhante a situação do CliffyB. foi lá no twitter implorar um pouco de atenção do Major Nelson, também o cara quebrou legal com aquele jogo, cara foi ordinário em fazer jogo ‘console exclusive’ no PS4 por causa da ‘base instalada maior’. Podem apostar que em breve vai ter notícia de Lawbreakers se tornando F2P ou servidores fechados e re-embolso de quem comprou. A Epic Games também caiu na mesma cilada por causa da ‘base instalada maior’. Não que isso seja um erro, mas, não funciona com jogos ‘always online’, pode funcionar com jogos scriptados, jogos lineares sem liberdade, mas, jogos que tem multiplayer como forte definitivamente não funciona.

  2. não acho que a MS está disposta a investir em produtoras caras para jogos, mas acho que deveriam e de fato produtoras que fizessem a diferença para a marca.

  3. Eu me daria por satisfeito com uma parceria maior com a Sega, pois a própria tem várias franquias distintas, diversificadas, de muito peso histórico e que poderiam agregar um valor diferente para a line up atual, além de um custo menor do que as que foram citadas nessa matéria.

  4. Se comprar, vai ser o studio de cuphead e/ou Pubg, ainda mais com o corte de verbas, acho improvável studios maiores e caros tipo ubi, ea etc.

  5. Gente, isso tudo é baseado em rumor ou é só uma opinão? Porque comprar empresas assim é algo muito grande. A Ubisoft então acho muito difícil acontecer porque dessas aí em cima, atualmente é a mais respeitada e com melhores conteúdos hoje. Na minha opinião.

    1. É só opinião, o rumor só cobria EA, Valve e PUBG Corp.

      Em relação a Ubisoft, a empresa está passando por um processo de aquisição ‘na marra'(não lembro qual é o termo correto), então seria mais um motivo pra MS ficar longe, pelo menos até resolverem isso.

      E eu acredito que a CD Projekt seja mais respeitada pelo público, a Ubi perdeu muita moral no começo da geração de consoles atual.

      1. “Respeitada” talvez não seja a palavra certa em relação a Ubisoft. Mas Ubi hoje em dia tem mais jogos triple A em ação e o risco de falhar em um ou outro é grande. Mas gosto muito do conteúdo deles.

        O problema de comprar essas empresas grandes é que tem fanboy pra tudo até pra essas empesas. Hoje em dia vejo muita gente com preconceito com a RARE por ser da Microsoft. Já pensou o ubisoft inteira comprada pela Microsoft, a quantidade de mimizentos que vai querer fazer boicote na compra de um jogo?

    2. Isso tudo não passa de possibilidades e especulações, ou seja, opinião. Vamos torcer que não aconteça pois é melhor gastar dinheiro assim com os próprios estúdios, sobraria mais para os jogos.

      1. É, também sou meio cético com essas compras gigantescas. Mas comprar um Studio pequeno aqui e ali pra montar um grande é valido, ou juntar bons profissionais como tem na Playground games, lá são antigos devs da code masters e GTA, só fera!

        1. Saiu aqui no WC antes disso a possibilidade da MS ter deixado de comprar estúdios para apostar mais nos próprios estúdios mas não há nada oficial ou rumor popular que confirme isso, então tudo é possível mesmo. Agora saiu isso sobre quais as MS poderia comprar… qualquer dia desses teremos uma surpresa.

          O estúdio que fez Ryse também foi fechado. MS poderia contratar essa mão de obra e fazer um novo game desse mesmo gênero mas com outro nome. É legal imaginar mas eu nem tenho pressa pra ver o resultado disso porque tem vários jogos multi legais vindo logo aí.

          1. Uma coisa que eu tenho esperado e pode me cobrar depois. A Microsoft vai fechar com empresas ou desenvolvedores de jogos narrativas, esses que os sonistas tanto adoram, mas a cartada da MS pra esse tipo de jogo é o game pass.

            Phill spencer toda hora que fala de game pass menciona essa vantagem e ninguém lembra disso. Pode apostar, a qualquer momento vai aparecer aqueles trailers na E3 tenso e curioso como um filme de hollywood, e escrito “Available now, on Game pass”

            Ai sim vai virar um verdadeiro Netflix dos games. Vai atrair muita gente só pra jogar esse jogos. Eu não estou falando por achismo, o próprio Phill Spencer fala várias vezes de que o game pass vai arrecadar renda pra jogos single player. Só aguardar.

          2. Verdade… Interessante o que você falou. Faz todo sentido e além disso ainda acho que esses jogos devem oferecer também um modo co op ou multiplayer ou ambos, isso é a cara da Microsoft. Muitos jogos filmes, será interessante. E ele também quer levar o XGP para o PC também e pra isso dar certo tem que produzir muito conteúdo mesmo, coisa que agora só o console dispõe. É o que eu digo pro pessoal aqui, agora é só aguardar pois já foi prometido.

      1. Eu já sabia que a Microsoft poderia estar estudando compra de estúdios. É que eu não entendi que essa matéria listou, na opinião do redator, empresas que poderiam ser boa opções de compras. Achei que todos as empresas estavam na mira da MS, mas não.

      1. Qual o problema? se acontecer pelo menos não precisarão passar vergonha e fazer o péssimo controle de danos que só vcs ovelhas fazem.

        1. Não existe dano, não faz sentido o que você fala. O matéria trata sobre possibilidades e especulações. Consegue perceber o tamanho da tua burrice?

  6. EPIC não faz mais nada de relevante pff. Valve, bungie e bioware é quase impossível.
    O único daí que pode ser é o MDR.

    Sabe um estúdio que seria foda? Insomniac.

      1. Se a Microsoft comprar algo, é para fazer dinheiro, e não para satisfazer sonho de fãs.
        Caso isso acontecesse, é mais provável que ela fizesse o título multi, e não apenas para o Xbox.

  7. Eu queria que a Microsoft não comprasse estúdio nenhum, e sim fizesse do zero com pessoas competentes, uns 5,6 Devs, deveria ter chamado Kojima, o Ken Levine, uma galera do dead Space.

    1. O gasto com compra de estúdios seria um desperdício mesmo. A MS poderia também ter contratado os devs responsáveis pelo desenvolvimento de Ryse Son of Rome, os mesmos foram todos demitidos, e o resultado do trabalho nesse game impressiona até hoje.

        1. Acho que o objetivo da Microsoft é investir em jogos 1P, as críticas foram focadas nisso. Há alguns anos tivemos notícias/rumores de que a MS estava tentando comprar Ryse mas teve propostas recusadas… Resultado, passou o tempo e já fecharam ate o Studio que fazia o jogo. O mesmo aconteceu com Sunset Overdrive.

    2. Mas fazer “do zero” não é assim fácil, podendo ser mais custoso, demorado, e sem garantia de ter o resultado almejado, que são os jogos propriamente ditos. Sem contar que hoje em dia os jogos de alto calibre demandam equipes cada vez maiores do que em outras épocas, e com uma linha de desenvolvimento digamos… menos personalista, e mais focada na equipe mesmo.

      Comprar estúdios com bom leque de IPs, estrutura já montada e com pessoal experiente para desenvolver os jogos em diversos gêneros, é sempre o desejável no curto e médio prazo.

      1. Se eu tenho uma critica a microsoft nessa geração é a gestão, parece que eles começaram sem um plano a longo prazo, ou mudaram tanto os planos que ficaram sem saber o que fazer. Lá no inicio xbox one eles deveria ter feitos estúdios internos , assim hoje os jogos desses estudios estavam sendo lançados, outra cegueira, na minha opinião claro, é não ter comprando então a Remedy, ou mesmo crytek.

        1. Concordo contigo, mas com ressalvas. Na verdade eles tinham planos de longo prazo lá atrás, mas as próprias circunstâncias impuseram as mudanças no meio do caminho.

          Onde a gestão anterior pecou fortemente foi na gestão interna dos estúdios, por isso se viu vários cancelamentos. Quer dizer, os cancelamentos foram consequência direta da falta de controle de qualidade nos processos e parcerias. Qualidade e controle nos processos é algo vital no desenvolvimento de jogos, de forma a garantir que o dinheiro investido seja bem aproveitado.

          Então o Xbox passou anos “arrumando a casa”, fazendo um longo inventário para diagnosticar onde realmente estavam errando e sangrando finanças. Feito esse diagnóstico e as mudanças necessárias, agora podem começar a fazer investimentos com maior segurança de retorno. Isso já começamos a ver mais claramente.

  8. Esse artigo tem muita viagem na maionese. Os donos da Ubisoft não aceitam vender a empresa pra ninguém. Atualmente lutam juridicamente pra não serem abocanhados pela Vivendi. A Ubi tem um lugar cativo no meu coração desde Prince of Persia Warrior Within. Ela errou algumas vezes nesta geração, mas ela tem que permanecer independente porque ainda produz jogos que me agradam em cheio. CD Projekt Red hoje é considerada um símbolo da Polonia, difícil a compra. Bungie e Epic não tem necessidade quanto franquias de jogos, a Microsoft já tem a 343 pra produzir Halo e The Coalition pra produzir Gears. A compra da Epic vale ouro por causa do Unreal Engine. Pra comprar a Bioware a Microsoft teria que comprar toda a EA, dificil acontecer. Valve o gordao já falou que não tá a venda. A compra da Sega, isso sim ia ser dahora.

  9. Não é porque a Microsoft tem dinheiro que ela necessariamente vai sair comprando studios por ai.
    Microsoft é a empresa mais aberta que existe. Se ela comprar algum stúdio, será que ela vai deixar de lado quase 80 milhões de PS4 de lado? Ou os quase 20 milhões de Switch? Xbox ficou em 3º lugar nas vendas nos Estados Unidos em Janeiro.
    O Zorze viaja demais na maionese.

    1. A galera não entende de finanças e já vai achando que a MS tem um cofre cheio de dinheiro igual Tio Patinhas… Não é assim… A MS é toda dividida e cada divisão tem sua respectiva capacidade financeira.

  10. Meu deus, cada viagem. Então todo aquele papo que precisamos de mais competição, mais opção para os consumidores não passa de conversa fiada. Que obsessão é essa pelo fim da Sony e do Playstation?? Sério, torcer pra que a Microsoft compre tudo e todos e destrua a concorrência? Quem ganharia com isso? Só os acionistas da empresa, pq como consumidores, que acredito que são todos aqui, não teria vantagem nenhuma. Meu deus os caras aqui devem se masturbar vendo as ações da Microsoft subindo, não tem outra explicação

    1. Você tem problema de interpretação?
      A matéria (pelo menos a matéria que eu li) não fala de torcida para comprar empresa E ASSIM falir a concorrência.
      A matéria fala em comprar empresas que poderiam ajudar a MS a trazer mais exclusivos para os consumidores Xbox.
      Ou os clientes da Microsoft não podem ter exclusivos?
      Puta hipocrisia da sua parte.
      Queria ver você dando esse showzinho se fosse a Sony comprando mais 1 ou 3 empresas.

      1. Primeiro que tenho um Xbox e agora vou comprar um Nintendo Switch, ou seja, não estendi o que você quis dizer com a frase da Sony comprasse tudo.
        E sim, ele deseja dia a dia o domínio total e absoluto de todos os ramos da tecnologia pela Microsoft. Hauahauahaua.

      1. é.

        so que a realidade é que vc nunca vai comprar nenhum produto de sucesso da MS feito com esse caminhão de dinheiro.

        zune, windows phone, xbox… so vai comprar se comprar algum fracassado.

  11. O q ta acontecendo aqui no site? Cara, toda noticia sobre o xbox chove de sonysta aqui descendo a lenha na MS e xbox.
    Ta ficando igual a bosta da ign. Aliás a maioria saiu de la, pra flodar aqui.
    Ai Jorge, bloqueia essa galera aí, porque se não isso aqui vai ficar insuportável.

    1. ficavam bostejando noticia de PS4 falando merda… deu no que deu.

      [img]https://i.imgur.com/PoW7uNo.png?1[/img]

      [img]https://i.imgur.com/S1BGyyt.png?1[/img]

  12. Vamos ser mais pés no chão?

    A Playground games seria mais fácil e ao meu ver, seria a melhor aquisição.

    Tem que investir em novos estúdios e novas franquias.

      1. sim, mas bem dificil disso acontecer. Ate porque A ubi vai muito bem com o novo AC, Bioware ja é “subsidiaria” da Eletronic Arts.. e a CD project preciso nem falar.

      2. Ovelhada não manja de contabilidade e vem achando que MS tem $$ pra comprar quem quiser… Bom, lamento informar, que lucro é uma coisa, dinheiro é outra…

  13. MS compra a Valve! Half Life 3 confirmado na E3 de 2019! Foi adiado e será lançado na E3 2020. Foi adiado e será lançado na E3 2021… foi cancelado..

  14. CD Red? Valve? Ubisoft? Ahhg que nojo! só de imaginar essas desenvolvedoras nas mãos da MS já me revira o estômago, ainda bem que isso é só uma lista infundada e incoerente de um site qualquer na Internet, Deus nos livre!

  15. A MS podia comprar um desses estúdios : ” CD project red , crytek , bungie , rockstedy ,remedy ou Ubisoft ” , esses estudios são muito bom e tem muito potencial !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *