Rodar programas de PC em processadores ARM dependerá do software

steam-x86-mobile

A Microsoft e a Qualcomm anunciaram na WinHEC 2016 que será possível rodar programas x86 em aparelhos com processadores ARM através de emulação nativa. Na ocasião, também foi demonstrado o HP Elite X3 com Windows 10 executando jogos e programas completos como o Photoshop de forma satisfatória.

Ocorre que, o Elite X3 possui um processador Snapdragon 820, além disso, a Microsoft tinha dito que mais fabricantes de chips ARM, além da Qualcomm, poderiam se valer desta tecnologia para criar dispositivos com Windows 10 mais baratos, finos e com eficiência energética maior.

Agora, o executivo da ARM James Bruce, líder das alianças estratégicas, explicou melhor o assunto ao dizer que tal recursos depende apenas das limitações do software e de parcerias com outros fabricantes como a Samsung e Apple. A ideia seria criar PCs compactos com valor inicial de U$ 200 dólares.

Agora fica fácil de entender a razão do Windows 10 completo ter funcionando até mesmo no Snapdragon 820, o sistema é o que faz que isso seja realidade. Ainda assim, isso destaca a importância da Redstone 3, grande atualização para o Windows 10 que fará com que tudo isso seja possível. Entretanto, vale ressoltar que até agora a Microsoft confirmou apenas o Snapdragon 830 como suportado.

É difícil imaginar que a Apple usará isso em seu sistema desktop até então, ou criar algo híbrido no sentido do Surface Phone, mas seria uma grande ameaça aos novos dispositivos que a Microsoft deve criar este ano.

Por enquanto, apenas a Microsoft está com o segredo em mãos.

20 comments on “Rodar programas de PC em processadores ARM dependerá do software

  1. O fato do ARM rodar x86 é só para os Dev OLHAREM mais para o Windows 10.
    Se o DeV quer um Software realmente universal que roda NATIVAMENTE em quaquer aparelho e TELA, ele terá de criar um App .UWP Univerasl, simples…

    Prefiro mil vezes um UWP nativo do que uma emulação x86…

      1. O UWP ja faz tudo que o x86 faz e com BONUS !! Não tem necessidade do DeV bancar 2 softwares diferentes, é melhor ele só desenvolver em UWP que é mais vantajoso…

    1. Não, pelo contrário, reafirmou… Só depende do software, sendo que já foi provado pelo código gerado pela a engenharia reversa de que o software irá suportar em breve.

  2. De certa forma o continuum serve mais pra um tipo mais extinto de usuario, os que gostam de usar as coisas na tela grande. A grande maioria , ou melhor , a maioria esmagadora, prefere a coisa movel, sabe. Por tanto, tomara que essas vantagens de programas parrudos nao se valha apenas através do continuum.

  3. Apesar de ter demonstrado com o Snapdragon 820, a Microsoft oficializou que estará apenas disponível para o 835. Vale a pena frisar isso.
    Quem tem um hardware atual, não se valera ao menos oficialmente das futuras melhorias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *