A Microsoft teria adquirido o GitHub e poderia anunciar o acordo já na próxima segunda-feira (04). O Bloomberg informa que a gigante do software concordou em adquirir o GitHub, e que a empresa escolheu a Microsoft em parte por causa do CEO Satya Nadella. O Business Insider relatou a primeira vez que a Microsoft esteve em negociações com o GitHub recentemente.
O GitHub é um vasto repositório de códigos que se tornou popular entre os desenvolvedores e as empresas que hospedam seus projetos, documentação e código. Apple, Amazon, Google e muitas outras grandes empresas de tecnologia usam o GitHub. A Microsoft é o principal contribuidor do site e tem mais de 1.000 funcionários ativamente enviando código para repositórios no GitHub. A Microsoft até hospeda seu próprio código-fonte original do Gerenciador de Arquivos do Windows no GitHub. O serviço foi avaliado pela última vez em US $ 2 bilhões em 2015, mas não está claro exatamente quanto a Microsoft pagou para adquirir o GitHub.
A Microsoft vem investindo rapidamente em tecnologia de código aberto desde que Satya Nadella assumiu o cargo de CEO. A Microsoft abriu os códigos PowerShell, o Visual Studio Code e o mecanismo Microsoft Edge JavaScript. A Redmond também fez uma parceria com a Canonical para levar o Ubuntu ao Windows 10 e adquiriu a Xamarin para ajudar no desenvolvimento de aplicativos móveis.
A Microsoft também está usando o sistema de controle de versão Git de código aberto para o desenvolvimento do Windows, e a empresa até trouxe o SQL Server para o Linux. O código do Microsoft Visual Studio da Microsoft, que permite aos desenvolvedores criarem e depurarem aplicativos da Web e na nuvem, aumentou sua popularidade entre os desenvolvedores. A aquisição da Microsoft sobre o GitHub provavelmente significará que começaremos a ver uma integração ainda maior entre as ferramentas de desenvolvedor da Microsoft e o serviço. Na Build do mês passado, a Microsoft continuou seu trabalho próximo com o GitHub, integrando o serviço no App Center da empresa para desenvolvedores.
Provavelmente, haverá dúvidas sobre a aquisição do GitHub da Microsoft, especialmente entre alguns defensores do código aberto que estão cautelosos com o envolvimento da Microsoft. Se a Microsoft realmente anunciar essa aquisição na segunda-feira, vamos aguardar o movimento dos desenvolvedores sobre o caso.