O processo de aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft trouxe muitas bombas na indústria dos games que fica até difícil contabilizar tanta pérolas. Uma das mais recentes foi quando o Jim Ryan, CEO da Sony, afirmou que o Xbox Game Pass tem o poder destrutivo do valor dos jogos e que todas as editoras odeiam o serviço.
Ryan, falando em testemunho em vídeo pré-gravado, afirmou que outras editoras “unanimemente não gostam do Game Pass” por esse motivo. Quando pressionado pelo advogado da Microsoft, ele acrescentou: “Falo com as editoras o tempo todo, e essa é uma visão muito comum por muitos anos pelas editoras.”
Desde este comentário, vários editores já declararam apoio a Microsoft e ao Xbox Game Pass, e agora foi a vez da Sega, mais especificamente, Miles Jacobson, chefe de estúdio da Sports Interactive, desenvolvedor do popular Football Manager.
“Cada estúdio terá opiniões diferentes sobre isso”, explicou Jacobson, “e estúdios diferentes terão dados diferentes, porque jogos diferentes funcionam bem em situações diferentes. Para nós, isso é positivo nas três plataformas.
“Nós dirigimos um navio bastante apertado”, continuou ele, “e eu gosto que nosso estúdio seja lucrativo – a Sega fez uma grande aposta em nós todos esses anos atrás, e seus acionistas – por mais estranho que pareça – devem ser recompensados por isso. Portanto, não tendemos a fazer negócios ruins para nenhuma parte do negócio.”
Desse modo, Jacobson cita os serviços de assinatura como tendo um grande impacto no alcance do Football Manager. “Com o sucesso de nossos lançamentos no Game Pass para Xbox e PC, este ano trouxemos de volta o Football Manager Touch para Apple Arcade e lançamos o FM23 Console no PlayStation 5, ambos superando nossas expectativas”, escreveu ele no blog.
Football Manager atingia nestas plataformas dois milhões de jogadores por ano, e após a inserção nos serviços ele alcança 4,8 milhões, e continua crescendo, segundo a Sports Interactive.
“O simples fato é que o Game Pass e o Apple Arcade trouxeram novas pessoas para a franquia que nunca jogaram antes”, disse Jacobson ao Eurogamer. “Estou confiante o suficiente em nossos jogos para acreditar que agora teremos esses consumidores por um longo tempo, sejam quais forem as plataformas em que estivermos. Fiscalmente, faz sentido. Criativamente, faz sentido.
Aparentemente, a Sega está bem feliz com o Xbox Game Pass, afinal são anos de bom relacionamento e até a saga Persona está chegando diretamente no serviço! Sem fala no Yakuza também que sempre é contemplado por lá.
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