A Bethesda elevou a natureza do design de jogos de mundo aberto com The Elder Scrolls V: Skyrim de 2011, e mesmo depois de 12 anos desde seu lançamento inicial para PS3, Xbox 360 e PC, o RPG de ação ainda é uma alegria de jogar. É sem dúvida um dos games mais duradouros do meio, especialmente considerando seus vários relançamentos e duas remasterizações – para melhor ou para pior.
A very happy 12th birthday to The Elder Scrolls V: Skyrim. 🎂
Here's to 12 years of magical adventures and exploration. pic.twitter.com/mUoRwYS9yS
— The Elder Scrolls (@ElderScrolls) November 11, 2023
Embora os jogos de mundo aberto tenham prejudicado as experiências de outros títulos que tentam emular essa estrutura, Skyrim ganha em grande parte graças aos seus sistemas de jogo flexíveis e ambientes dinâmicos. Talvez tão importante seja o profundo nível de suporte a mods vindo da comunidade, garantindo que The Elder Scrolls V: Skyrim perdure até a geração de consoles PS5 e Xbox Series X|S.
A Bethesda fez uma escolha de design bastante ambiciosa com Skyrim, na medida em que eliminou os ganhos de experiência através de sistemas convencionais baseados em classes. A abordagem focada em classes está até presente em Elder Scrolls Online, mas Skyrim optou por um sistema mais fluido. Os jogadores podem aumentar o nível de qualquer uma de suas principais habilidades usando-as mais em ação (nivelar armas de uma mão usando armas de uma mão, magia de destruição, magia de restauração, etc.). O resultado foi uma nova maneira ousada de interpretar um personagem selecionado de várias maneiras, de arqueiros furtivos a manejadores de machados de duas mãos, magos e tudo mais.
O aspecto “tudo entre” é o mais importante, já que Skyrim permite que os jogadores brinquem com seu protagonista Dragonborn para se encaixar nesses papéis tradicionais, tanto quanto é um Khajit cravejado de armadura pesada com um machado em uma mão e feitiços de conjuração na outra mão.
É incrivelmente gratificante que tantas jogadas deste enorme RPG de ação de mundo aberto possam parecer únicas.