Sony critica a retrocompatibilidade: “muito requisitada, mas pouco usada”

Red-Dead-Redemption

A retrocompatibilidade permite rodar games de gerações mais antigas nos consoles da geração atual, totalmente sem custo, caso você já seja dono do jogo, obviamente. Isso parece ser bacana não é? Bem, a Sony não concorda ou ao menos é isso que sugerem os comentários recentes do chefe da PlayStation da Europa, Jim Ryan.

“Quando nós flertamos com retrocompatibilidade, eu posso dizer que este é um dos recursos que são muito requisitados, mas não usados muito de fato”, disse o executivo, em entrevista à revista Time.

“Além disso, eu estava num evento de Gran Turismo recentemente onde eles tinham games de PS1, PS2, PS3 e PS4. E os jogos de PS1 e PS2, eles pareciam antigos, por que alguém iria jogar isso?”, alega Ryan.

Contudo, um pouco contraditoriamente, a própria Sony criou o serviço PlayStation Now para jogar títulos do PS3 via streaming.

Outro fator que cabe salientarmos, as vendas de jogos do Xbox 360 que são retrocompatíveis no Xbox One aumentaram significantemente, e isso talvez vá de encontro com o que o executivo da Sony tenha dito.

Será que remasterizações ou streaming via nuvem são mais cobiçados pelos jogadores do que a retrocompatibilidade? A Sony acertou?

Via: Gamespot

103 comments on “Sony critica a retrocompatibilidade: “muito requisitada, mas pouco usada”

  1. Os executivos da Sony so falam isso pq é impossível emular o ps3 no ps4, e com o psnow eles podem cobrar preços mais abusivos, assim como levar alguns jogos antigos para a biblioteca. Mas tenho certeza que se o PS5 for forte o suficiente, eles vão trazer a retro e ainda cobrar por ela

  2. Rs. A Sony vai fazer de tudo para abafar o Scorpio mas será a disputa da raposa e a galinha. Xbox é a raposa e o PS será a galinha. Esse final será previsível ahaha…

    1. Me desculpe, mas a Sony não tem nada de galinha rsrs, ela é raposa velha e se precisar usar todos os artifícios pra ganhar uma guerra de consoles ela fará da mesma forma, não se deve subestimar uma empresa que faz consoles ininterruptamente desde 1994, ela no mínimo sabe o que faz, assim como não se deve superestimá-la também, enfim aguardemos a E3 haha.

        1. Só ver a notícia recente neste mesmo site de que ela teria feito um acordo com a Capcom de não lançar Monster Hunter 5 para consoles Nintendo, isso só pode ser brincadeira de péssimo gosto, nos últimos 4 anos o 3ds vem salvando as receitas da Capcom com as vendas de MH esse tipo de boicote é sujo demais.

          1. A Sony se criou no mercado tirando todas as devs japonesas da Nintendo por causa dos CDs e da máquina mais simples, pq na época FMV e áudio gravado eram febre e não tinha como enfiar vídeos num cartucho. Se o N64 tivesse tido um drive de CD em vez do slot de cartuchos, a Sony seria irrelevante hoje.

          2. Não somente a Nintendo, mas a Sega também foi “vítima” e o pior que o Dreamcast foi um console muito bem planejado, apesar de o PS2 ser mais poderoso do que o DC a diferença não era tão GRITANTE como se imaginava, a Sony soube fazer o marketing do aparelho além de ter sido o player de DVD mais barato dizia que produzia os 75 milhões de polígonos por segundo (fato que é mentira), é triste, mas você tem razão a Nintendo pisou na bola e até hoje sofre com isso, por isso torço pra BIG N e Microsoft e quem sabe outras produtoras aparecerem e fazerem videogames também.

          3. Vc tem razão, mas o problema maior da Sega foi no Ocidente… O Saturn tinha vendas boas no Oriente. Eu nunca acompanhei de perto o Dreamcast mas toda vez que leio sobre ele eu vejo que era uma bela máquina, tanto é que continuou recebendo jogos mesmo após sua descontinuação. O PS2 ser mais poderoso era normal, pq veio depois, mas o Dreamcast tinha muito bons gráficos tb, e chegou a receber mimos como versões melhores de Street Fighter 3 e Mortal Kombat 4 (denominada Gold, com conteúdo exclusivo e canônico na série).

          4. Concordo com você em relação as divisões da Sega oriental e ocidental elas não se “bicavam”, o problema aconteceu desde os tempos do Mega Drive (bons tempos hehe), a Sega of America estava feliz pelo sucesso desse console no mercado ocidental, isso inclui a Austrália, Brasil e Europa e queria prolongar a vida do console a todo custo, além da concorrência do SNES tinha os consoles de 32 bits e com isso eles fizeram o projeto do MEGA CD e lançaram os acessórios que também são consoles denominados de Sega CD e 32x, em contrapartida a Sega do Japão estava planejando o projeto do Sega Saturn desde 1991, três anos antes do seu lançamento, visto que o Mega não fez sucesso no mercado japonês e aí começou o problema manter os dois projetos tinha um custo alto de produção e de vendas no varejo, tanto que o Sega CD e principalmente o 32x não duraram nada no mercado e aí que começou a queda da Sega, o mesmo problema aconteceu com o Dreamcast, a Sega of America tinha um projeto com placa de vídeo da 3DFX e a Sega do Japão tinha o outro projeto denominado de Dural, houve desentendimentos entre ambas as partes e a Sega acabou optando pelo projeto japonês que acabou sendo chamado de Dreamcast, só que eles pegaram a participação da Microsoft no console americano (ela desenvolveu o sistema operacional do DC, o Windows CE) e incorporou ao projeto japonês, tornando o console extremamente fácil de se programar e sim é um grande console eu tenho um e recomendo ele foi uma plataforma muito a frente do seu tempo, além destes jogos que você mencionou cito Soul Calibur, Dead or Alive 2, Resident Evil Code Veronica, e várias jóias desconhecidas como Ikaruga, tem jogo sendo lançado para ele até hoje, incluindo um de estúdio brasileiro (Pier Solar para Mega Drive e Dreamcast) se você tiver uma oportunidade de jogar, mesmo que seja por emulador vale a pena.

          5. Eu acabei ficando nintendista na época mas eu sou fascinado pela história da Sega nos anos 90… Essa briga entre a Sega americana e a japonesa afetou até os jogos do Sonic!

            Só espero que vc cuide do seu Dreamcast com zelo, ao contrário de… vc sabe quem. 😀

          6. Hahaha pode deixar eu cuido sim, se você gosta jogos no estilo Arcade te garanto que você vai se divertir muito com o DC vale muito a pena. Foi com ele que a própria Microsoft inseriu no mercado de consoles, até a cor dos botões X,Y,A e B são iguais aos do DC hehehe histórias dos games, eu também gosto da Nintendo e ainda acho que até hoje tem um pouco de nintendismo em minha mente rsrs.

          1. E ai raposao, aquele costume feio ainda de levar uma passadinha de mao nas costas e sai levantando o rabo? Que dores babacao? Defende o teu ai meninona que eu defendo o meu… comedia.

    1. Pode acontecer.
      Ex: Pessoas exigindo aparelhos com Windows Mobile no Brasil e quando aparece algum, não aparece mais que meia dúzia pra comprar.
      “Muito requisitado, pouco usado”

      1. Kareshi, oq matou a wharton não foi a falta de interesse, e sim as incertezas por boatos soltados em blogzinhos, o lance é esperar a microsoft jogar as cartas e mostrarem firmeza.

          1. Nao vou perder meu tempo = manjo nada vou tentar sair por cima kkkkk
            Já pode casar com o raposão, os dois maiores bostejadores do winclub

  3. “os jogos de PS1 e PS2, eles pareciam antigos, por que alguém iria jogar isso?” meio revoltante ler isso,alguém que curte games de verdade, não esta nem aí pra isso.

  4. Que engraçado. Um chefão desses deveria conhecer a importancia e valor que obras como muitos desses jogos possuem (ou remetem a épocas assim).
    É como se fosse George Lucas falando “Olhe para os efeitos especiais nos primeiros Star Wars. Hoje em dia nossa tecnologia é muito melhor. Eu nao entendo porque alguém iria assistir isso”.

    1. Velharias? Kkkk amigo jogos marcantes não envelhecem, eu não tive um ps3 ou xbox 360, mas to gostando bastante de jogar Dragon Age, GTA 4, Trilogia do Gears e claro o Call of Duty Black Ops 2 que por sinal, quando foi lançado na retro ficou em segundo lugar novamente dos jogos mais usados, retro é vida

      1. GTAIV do Xbox 360 é a melhor versão, inclusive. Divirta-se! 😀

        Qdo abri o jogo e vi aquela imagem fluida em vez do serrilhamento horrível da versão pra PC, abri um sorriso largo.

    2. Esses dias eu estava jogando Doom (o de raiz, dos mestres John Carmack e John Romero, não o da Bethesda) na minha máquina de 2014.

      E sim, tenho Duke Nukem 3D no meu Xonão. Continua tão foda quanto há 21 anos e dá de cinta em qualquer Call of Duty. 😀

      Mas enfim, cada um é cada um.

  5. Quem não gostaria de jogar Fighting force, ace combate eletrosphere,blade, need for speed hot porsuit, persona, dino crisis, syphon filter, silent hill, tonny 2?

    Pelo amor.

    A verdade é que os jogos de hoje não tem 10% da criatividade e do coração que os jogos tinham. Então, cabrones….

    Geração de meia dúzia de meia boa.

    Falei.

    1. Amava Fighting Force . Possivelmente porque antes eu ja amava Streets of Rage… Depois que descobri que fight force era pra ter sido streets of rage 4 so mudaram os personagens . Uma pena

    2. engraçado a sony falar isso… ms na psn tem lá ” krassicos o ps2, krassicos do ps1″ quer dizer que eu não posso jogar o que já tenho, mas se eu quisr jogar novamente , eu tenho que comprar.

  6. A Arquitetura do PS3 foi conhecida como uma Arquitetura Alien de tão difícil de se programar que era. O PS4 tem inúmeros recursos a menos que o Xbox porque seu OS e ecossistema são limitados e difíceis de se trabalhar.

    Resumindo, a Sony não é e nunca foi boa com Softwares. Ela simplesmente não sabe programar, por isso que está pagando para outros estúdios produzirem para o PS4, porque nem ela aguenta. A Sony não tem bons engenheiros, e ainda faz desdém de quem consegue fazer uma das mais fodas engenharias de Software para otimizar um software feito para uma determinada arquitetura, tornando-o compatível com outra?!

    Só pode ser loucura!

    1. Segundo os relatos dos programadores, o único console da Sony que era fácil de trabalhar (em relação a época e aos concorrentes) foi o PS1, basicamente ó está mantendo a tradição.

  7. Inveja “nao consigo fazer entao vou criticar”tenho dó do preisteixo 5 nao ter retro, quero ver o trouxa que vai comprar um monte de remaster com outra resolucao… ja sei quem.. sonystas kkkkkk

          1. Você não aprendeu um segundo idioma com games, como também não teve a capacidade de abstrair um exemplo como ponto de partida para uma generalização. Demonstrando assim ofender se. Abra os olhos para os outros comentários, muita gente aproveitou o desafio da falta de dublagem da época dos 8 e 16bits e enriqueceu a própria cultura.

          2. Tens razão; “muita gente” dos anos 80/90 teve tempo, recurso, informação, instrução e acessibilidade como você, pra aprender inglês. Como resultado, todos que jogaram game na era 8bits é bilíngue.

          3. Me diz qual emprego é o seu que não exige nenhum curso de aperfeiçoamento, não te exige uma segunda lingua, não te exige que você trabalhe de dia e estude de noite, que não te exige um faculdade, uma pós, sacrifício nenhum com a família, esforço nenhum para subir na vida. Estou procurando algo fácil assim que nem você leva a sua vida para trocar meu emprego atual.

  8. é mais fácil falar, olha nossos programadores não conseguem fazer esse tipo de trabalho, pronto esta resolvido, ai me lançam uma porcaria por stream que é a mesma coisa, porem pra vc pagar pelo jogo que já tem ? isso sim é inovação pagando as velharias são boas, a sony caga na boca dos consumidores que comem dando risada

  9. Kkkk pq alguém iria jogar jogos da geração passada??? Logo minha empresa faz um sistema de streaming de jogos da grrqçao passada para ninguém jogar kkkk ooooo do dessa sony, pqp, e tem gente q ainda cultua esses merdas??? Aff esqueci, tem gente q ainda acha q o lula eh inocente, então nada eh impossível, até cultuar a sony… por mais q seja burrice

  10. Particularmente acho ambos serviços dispensáveis, tanto a retrocompatibilidade, como o serviço PS Now(fracasso da Sony). Eu não quero jogar jogo antigo, quero novas idéias, novas produtoras, na minha opinião isso é como se fosse uma desculpar para investir em novos games.

    1. Teve gente que nunca jogou os antigos do god of war ou shadow of colossus, assim como tem gente que nunca jogou Phantom Dust. Aliás vão chegando cada vez novos jogadores nos consoles que nunca tiveram a oportunidade de ter o anterior. Todo jogo que você nunca jogou é um jogo novo. Isso é fato. Até parece que uma pessoa consegue comprar toda a biblioteca inteira e gigantesca de jogos. Além disso não é todo mundo que fica colecionando consoles antigos em casa, por simplesmente não querer ou evitar de ficar ocupando espaço em casa.

  11. Sony, não demos conta, vamos falar mal…
    Retrocompatibilidade deveria ver de fabrica com todos os consoles antigos, hj se o ps4 tivesse isso com “TODAS” suas gerações teria uns 10k games na biblioteca…

  12. O ponto aí, é que a Sony está muito bem nessa geração.
    Vende quase o dobro de Xbox. Exclusivos excelentes, com reviews muito bons e boas vendas. Multi vende também muito bem no PS4. Novas IPs que foram excelentes jogos.
    Remasters também vendem bem na plataforma.
    Pra que ela vai se dar ao trabalho de fazer retocompatibilidade e ainda mais do complexo Cell?

    Se a Microsoft tivesse com o sucesso que o PS4 tem desde o começo, conforme as declarações iniciais no lançamento do One, jamais teria feito a retocompatibilidade.

    PS: tenho um One, que está abandonado desde que comprei o Switch.

    1. Essa premissa não tem fundamento por que na geração do 360 a Microsoft estava na frente e lançou e deu suporte para retrocompatibilidade desde o começo.

      Agora eu concordo com você que é mais complexo implementar a Retro com uma plataforma como o PS3 do que com o 360.

      1. Rodolfo o PS3 tinha retro com o PS1 e PS2, a retro do PS2 foi retirado depois justamente por não ser tão usado e para baratear o console, uma vez que ja tinha mais de 100 milhões de PS2 vendidos, na cabeça deles os donos de PS3 ja tinham PS2 (que só deixou de ser fabricado em 2013)

        1. Esse caso é diferente da retro que a Microsoft tem.

          O PS3 tinha um “chip” de PS2 dentro dele que fazia a retro compatibilidade, por isso remover a retro barateou o console.

          Hoje com a potencia dos consoles pode-se implementar emulação por software então implementar uma retrocompatibilidade é uma simples questão de licenciamento e desenvolvimento.

          O que a Sony faz é alterar o codigo dos jogos de PS3 para que eles rodem no PS4 isso faz com que eles possam vender novamente os mesmos jogos. Eles poderiam do mesmo jeito ter criado um software que emula o PS3 dentro do PS4, não aumentaria o custo da maquina.

          1. Que é o que a MS fez, emulou o console inteiro dentro do sistema do One, por isso que demorou um tempo pra ficar pronto e mesmo hoje não é 100% compativel, mas convenhamos que não podemos comparar a equipe de software da Sony com a da MS, a americana tem alguns dos melhores profissionais da área enquanto a japonesa ainda briga pra ter uma rede online estável.

          2. Só um detalhe eh que a retro do xbox é totalmente compatível com todos os jogos. Só libera os jogos aos poucos por questão de licenciamento.

  13. Para mim nao tem cabimento uma concorrente despeitada insinuar uma coisa que ela fingi ignorar e que e grande sucesso da concorrente.

  14. Dois pontos: primeiro, “um dos recursos que são muito requisitados”. Ou seja, descaso com o seu consumidor.
    Segundo, Como ela sabe se ela não tem retro para verificar dados?

  15. Se ninguém quisesse jogar os antigos, por que a necessidade de um remake do crash bandicoot? Roupa nova, mas bem antigo. Outro, por que alguém iria querer comprar o resident evil code veronica do ps2 no ps4, não é antigo? A boa e burra tática do eu não tenho então é ruim e pouco usado. Sony sempre apoiando o seu consumidor sqn.

  16. quanto a sua pergunta jorge:
    sim, remasterizações ou streaming via nuvem são bons. mas não essenciais. já que necessitam de um novo investimento e estrutura de internet estável.
    com a retrocompatibilidade a microsoft busca novos clientes que não tem uma grana para investir em novos jogos, os donos de desktops que já estão acostumados a ter aquele jogo maneiro antigo em casa e os usuários classicos que começaram a usar os primeiro jogos.
    agora, é lógico, se ela está fazendo retrocompatibilidade, pode aumentar os consoles. ainda assim, é lucro para o usuário. que busca todo um universo de jogos desde a infancia.

  17. Claro que eles criticam, pois a forma de “retrocompatível” que a SONY faz é puro engana otário… A cada console que os caras lançam, você tem que comprar novamente os jogos “retros” para jogos nos consoles… Diferente da M$ que o retrocompativel funciona tanto se você tiver o jogo em mídia física ou digital, vão funcionar da mesma forma… Pra eles não funcionam porque precisam comprar de novo… Lança nova plataforma, compra de novo, que bolso aguenta…

  18. Quero ver o malabarismo dos pôneis pra defender a sua amada empresa depois dessa rsrsrs

    O sistema da Microsoft não é apenas pra aumentar o catálogo da loja, mas tb permite a quem já possuía os jogos poder jogá-los no console mais atual. Inclusive os digitais! Do contrário não haveria a menor preocupação em tornar jogos como Assassin’s Creed Revelations e Bioshock Infinite, que possuem versão remasterizada no One, retrocompatíveis. É uma excelente política, que fideliza o consumidor e dá a ele uma garantia de que o dinheiro que investiu na geração passada não será desperdiçado em poucos anos.

    Além disso, pelo fato de a Live ser um serviço nos moldes do Steam, sempre houve essa preocupação de manter os jogos compatíveis com o console seguinte. Os jogos do Xbox original ainda não são retrocompatíveis com o One, mas já houve conversa nesse sentido e é possível que ocorra no futuro, inclusive com entrega de jogos comprados pelo titular da conta na época do Xbox original.

    No fundo, eu tenho a impressão de que a Sony não fará isso pq o PS3 era uma máquina complicada, que demorou pra ter o seu potencial devidamente explorado, e é mais fácil criar boa emulação qdo a máquina é de concepção mais simples. É bem possível que tentaram, mas o hardware do PS4 não deu conta, o que é irônico pra quem se gabava até este ano de ter a máquina mais poderosa. Como a Microsoft está fazendo isso, a política da Sony é desmerecer o recurso que a concorrente oferece.

    1. O X360 tinha uma CPU com arquitetura bem semelhante ao do PS3 (ambas feitas em parceria com a IBM e bem diferentes das X86/X64 usadas nos consoles atuais) a diferença do Cell era que ele agregava varias outras funções (principalmente as de segurança), no final das contas os dois não eram tão diferentes em termos de uso e de processamento nos jogos.
      A grande diferença mesmo era que o X360 usava uma GPU da ATI/AMD (a mesma que produz as atuais do One e PS4) e o PS3 usava uma da Nvidia, inclusive a Sony já deu declarações que isso impediu a retrocompatibilidade, é praticamente certo que a GPU usava códigos proprietários (da Nvidia) e isso quer dizer multa por tentar quebra-los/usa-los sem permissão.

      1. É possível, porém o Xbox original era emulado no 360 pra alguns jogos e tb havia esse conflito de interesses, pois o Xbox original usava uma GPU Nvidia.

        De todo modo, mesmo com o Xbox One não possuindo esse impedimento, ainda existem as licenças de software, pois a Microsoft está tendo que negociar com cada publisher bilateralmente pra disponibilizar os jogos do 360 no One. Do contrário eles já teriam feito um emulador genérico e toda a biblioteca do 360 já seria jogável no One.

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