Sony PlayStation acusada de monopólio e abuso de poder por órgão antitruste da Romênia

A Sony foi acusada de monopólio e abuso de poder pelo antitruste da Romênia, que abriu um processo de investigação para esclarecer a suposta exploração de sua posição dominante pela empresa, para alavancar o controle de vendas e preços.

O Conselho de Concorrência da Romênia iniciou uma investigação sobre uma possível violação das regras de concorrência do país envolvendo a Sony Interactive Entertainment Europe Limited e suas subsidiárias, a saber, a Sony Interactive Entertainment Network Europe Limited e a Sony Interactive Entertainment Direct Europe Limited, por conta do mercado de distribuição de videogames para consoles PlayStation.

Segundo a acusação, a Sony abusou da sua posição dominante no mercado nos consoles ao vender games compatíveis com os consoles  PlayStation exclusivamente através da PlayStation Store e ao proibir a venda de códigos de ativação para estes através de distribuidores concorrentes.

Essas práticas teriam, portanto, reduzido as opções de compra disponibilizadas aos usuários para jogos no PlayStation, levando também a preços mais altos, de acordo com o comunicado do antitruste romeno, que cita 1,3 milhão de consoles PlayStation distribuídos na Romênia e 127 equipes de desenvolvimento envolvidas no jogo mercado que poderia ser afetado por esta posição de monopólio.

A questão não é muito clara, mas parece referir-se à possibilidade, que existia anteriormente e depois foi eliminada pela Sony, de comprar códigos para jogos completos digitalmente mesmo fora da PlayStation Store. O fato de a acusação também dizer respeito à necessidade de resgatar o jogo exclusivamente da PlayStation Store não está bem definido, mas essa seria uma questão mais geral que também preocuparia outros fabricantes de consoles.

Pelo que se depreende neste momento, parece que a acusação recai sobretudo sobre o fato de não se poder comprar códigos para jogos digitais fora da PlayStation Store, o que poderá favorecer mais concorrência e talvez levar a preços ainda mais baixos. De qualquer forma, aguardamos para ver como o assunto evoluirá.

 

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *