A Square Enix afirmou que está satisfeita com as vendas iniciais de Final Fantasy XVI e as considera “satisfatórias”. Então ela reagiu às publicações na mídia de que o RPG para o PlayStation 5 está vendendo pior do que seus antecessores. Em particular, Bloomberg escreveu sobre os maus resultados do novo RPG no Japão.
Em um comentário ao IGN, a Square Enix apontou a diferença nas bases de usuários do PlayStation 5 e do PlayStation 4 na época do lançamento de Final Fantasy XVI e Final Fantasy VII Remake, respectivamente, e enfatizou que neste contexto eles consideram o lançamento do novo jogo seja muito bem sucedido.
No entanto, eles não comentaram sobre as vendas japonesas, sobre as quais Bloomberg escreveu e revelaram uma queda bastante amarga.
“Em 31 de março de 2023, 38 milhões de consoles PlayStation 5 foram vendidos em todo o mundo. Final Fantasy XVI vendeu mais de 3 milhões de unidades em todo o mundo desde o lançamento do jogo em 22 de junho de 2023.
Levando em consideração os números de vendas do remake de Final Fantasy VII (que encontrou 3,5 milhões de compradores em três dias) e dada a base de usuários do PlayStation 4 na época do lançamento deste projeto, a Square A Enix considera os resultados iniciais de vendas de Final Fantasy 16 muito fortes. Vamos continuar a implementar várias iniciativas para atrair ainda mais jogadores”, diz a mensagem.
A Square Enix não especificou quanto de Final Fantasy XVI foi vendido até agora. Começar com 3 milhões de cópias inclui remessas de lojas e vendas digitais diretas aos jogadores.
Segundo fontes do IGN, as vendas de Final Fantasy XVI realmente diminuíram significativamente desde o lançamento, o que pode ser visto, entre outras coisas, nas paradas publicadas de diferentes países, mas não se fala em desastre. Os complementos para o jogo, sobre os quais o produtor Naoki Yoshida falou recentemente, devem ser capazes de sustentar suas vendas a longo prazo.
“Talvez isso esteja abaixo das expectativas da Square Enix, mas as condições de lançamento e a classificação Mature do jogo limitaram um pouco seu potencial no lançamento. Acho que as expectativas eram muito altas.”
Final Fantasy XVI chegará ao PC no futuro, mas nada se falou sobre a versão para Xbox.