Square Enix revela o “motivo” do Final Fantasy 16 ser exclusivo do PS5 e ainda não estar no Xbox

Desde sua revelação surpresa em 2020, Final Fantasy XVI foi anunciado como exclusivo do PlayStation 5, levantando muitas questões. Durante uma visita aos escritórios da Square Enix em Tóquio, Japão, o produtor Naoki Yoshida falou com o repórter da Game Informer, Wesley LeBlanc, e revelou as motivações por trás dessa escolha estratégica e as implicações para o desenvolvimento do estúdio, Creative Business Unit III.

A Square Enix, ciente da importância de Final Fantasy como uma grande franquia, abordou o desenvolvimento de FFXVI considerando várias opções, de acordo com Yoshida. Dragon Quest e a série Kingdom Hearts também estão entre as principais séries da empresa. Quando se trata de desenvolver um jogo, a Square Enix contata várias plataformas e empresas para avaliar as diferentes ofertas disponíveis.

Nesse processo, a oferta do PlayStation foi preferida pela Square Enix. Esta decisão deve-se em parte à estreita relação entre a PlayStation e a Square Enix, que se estende por décadas e já resultou em vários exclusivos nos consoles PlayStation.

“Sendo Final Fantasy uma das franquias mais importantes da Square Enix, junto com Dragon Quest e a série Kingdom Hearts, quando começamos o desenvolvimento, abordamos várias plataformas e várias empresas para lançar o jogo. E quando os abordamos, eles nos informam suas ofertas.

Dito isto, do ponto de vista dos desenvolvedores e programadores, limitar o desenvolvimento a um único console facilita para nós e nos permite otimizá-lo. E isso nos permite maximizar o desempenho desse console, porque estamos nos concentrando apenas nele.

Isso nos permite criar o jogo que queremos e torna mais fácil para nós.”

Na frente de desenvolvimento, Yoshida explica que a Creative Business Unit III deseja que Final Fantasy XVI seja acessível ao maior número de pessoas possível. No entanto, ele aponta que o foco em uma única plataforma torna mais fácil para desenvolvedores e programadores otimizar o jogo especificamente para essa plataforma. Ao focar apenas no PlayStation 5, a equipe pode maximizar o desempenho do jogo explorando totalmente os recursos desse console.

 

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *