Em recente reunião financeira, a Square Enix revelou uma riqueza de informações sobre o seu futuro e revelou que a venda da Crystal Dynamics e da Eidos foi condicionada pelo desejo de defender as vendas dos jogos japoneses da empresa. Dois analistas conhecidos, no entanto, não acreditam nessa hipótese.
Como você pode ver no tweet abaixo, Dr. Serkan Toto (CEO da agência Kantan Games Inc.) e David Gibson (Analista Sênior da MST Financial) explicam que o que a Square Enix indicou não parece exatamente crível. A Square Enix argumenta que a venda da Crystal Dynamics e da Eidos serve para evitar que os jogos produzidos por essas empresas tirem espaço de outros títulos produzidos pelas equipes japonesas da Square, mas segundo Toto ninguém deveria acreditar.
Yes I was stunned as well. FF titles have what 5-7yrs between and no window to release anything else? come on.
— David Gibson (@gibbogame) August 5, 2022
Gibson também concorda com Toto , dizendo que ficou impressionado com o que a Square Enix disse. Ele dá um exemplo com Final Fantasy, que é lançado a cada 5 ou 7 anos: segundo ele, é impossível que em todo esse tempo não haja espaço para colocar um AAA de uma das antigas equipes ocidentais da Square Enix.
Provavelmente, durante a reunião financeira, a Square Enix tentou propor aos seus investidores a venda sob uma nova luz, tentando deixar claro que a venda dessas equipes permitirá que a Square Enix se concentre mais nas outras equipes e na venda desses jogos.