Finalmente, o tão aguardado STALKER 2: Heart of Chornobyl tem data oficial de lançamento: 5 de setembro de 2024 no PC e Xbox Series X|S. Junto com o anúncio, a GSC Game World também reabriu as pré-vendas, que haviam sido encerradas após adiamentos causados pela guerra na Ucrânia.
Na verdade, o jogo sofreu mais um adiamento, tendo em conta que se falava num lançamento no primeiro trimestre de 2024, reiterado diversas vezes pela empresa.
O vídeo acima em si não mostra muito, exceto alguns perseguidores em volta de uma fogueira conversando entre si. A GSC Game World também quis abordar de frente o atraso no lançamento, afirmando: “decidimos ser claros sobre as nossas razões para adiar o jogo.”
“Durante a Gamescom 2023, a GSC Game World decidiu mostrar pela primeira vez ao público uma pequena parte do STALKER 2. Esta iniciativa única transformou-se então numa viagem de um evento a outro na Polónia, França, Brasil, Singapura e outros países. Milhares de jogadores tiveram a oportunidade de jogar e fornecer feedback direto.”
Dois elementos-chave emergiram disso: ser um verdadeiro STALKER em termos de jogabilidade e atmosfera, mas também não estar pronto do ponto de vista técnico. Em suma, foi necessário mais tempo para refiná-lo ainda mais.
Os desenvolvedores trabalharam duro para que isso acontecesse no prazo combinado, mas conforme o lançamento se aproximava ficou claro que ainda havia necessidade de tempo para corrigir algumas imperfeições técnicas.
O que dizer? Certamente tal consciência é admirável, dado o quanto custa adiar por meses um jogo como STALKER 2: Heart of Chornobyl. Então, esperemos que o tempo extra de desenvolvimento tenha feito muito bem a ele e que seu retorno à Gamer Zone seja o melhor possível.