Star Wars Outlaws: sexistas atacam a protagonista, desafiando sua caracterização

Com o avanço das redes sociais surgiram algumas polêmicas que não tínhamos quando jogávamos Tomb Raider ou Perfect Dark nos anos 90. No entando, os tempos mudaram e cá estamos.

Já começou uma varredura aprofundada de suas características físicas para Kay Vess, protagonista de Star Wars Outlaws, para determinar se a personagem é consistente com os cânones estéticos de um determinado segmento dos jogadores, aqueles que não querem ser chamados de sexistas ou misóginos, mas que nunca perdem a oportunidade de provar que o são. Vimos recentemente com a protagonista de Fable da Playground Games, atriz chegou a ser atacada nas redes sociais.

Outros defedem:

As pessoas que reclamam da beleza de Kay Vess estão absolutamente delirando. Ela é uma BOMBSHELL absoluta dos anos 70/80. Ela me traz de volta às minhas paixões de infância. #StarWarsOutlaws

Assistindo ao trailer da história, muitos notaram a aparência um pouco desalinhada da mulher, bem como alguns traços físicos vagamente endurecidos em comparação com a atriz que lhe emprestou as feições, nomeadamente a venezuelana Humberly González.

Infelizmente, esses “raciocínios”, vamos chamá-los assim, carecem de qualquer consideração da caracterização de Kay Vess como personagem, e não como objeto a ser controlado.

Como se pode verificar nas imagens, os acusadores tiraram fotos do filme, também em baixa resolução e com luzes que não eram propriamente excepcionais para um retrato, comparando-os com fotografias profissionais tiradas em estúdio por González, portanto muito técnicas, com iluminação profissional e maquiagem pensada para obter determinado efeito no rosto. Só isso já deveria deixar claro o quão prejudiciais são as acusações feitas contra a Ubisoft Massive, considerando o absurdo da comparação.

Além disso, se olharmos para um retrato de Kay Vess tirado noutro momento do filme, vemos uma mulher que tem muito pouco de feia.

Dito isso, e vindo falar sobre a aparência desalinhada do personagem, não está claro o que há de politicamente correto nele. Kay Vess é uma ladra contrabandista, alguém que ganha a vida desde que nasceu, pois cresceu em um bairro proletário de Canto Bright, no planeta Cantonica, um lugar onde a vida é decididamente dura, segundo a mitologia de Star. Guerras. Em termos de caracterização geral, ela é uma Han Solo feminina, portanto certamente não é alguém que anda com saltos de 12 cm e vestidos de noite, ou que passa o tempo arrumando o cabelo e a maquiagem.

Vi pessoas criticarem Senua de Hellblade 2, já que Melina Juergens é muito bonita em algumas fotos e Senua “não seria bonita”. O problema é que Melina Juergens está maquina no Instagram, as vezes até com fotográfo profissional e Senua teoricamente nasceu em um era dominada por vinkgs, tem disturbios psicológicos graves e luta com demonônios o tempo todo.

Aparentemente, muitos compreenderam mal o conceito de “politicamente correcto” e associam-no a todas as mulheres devem se parecer com animes japoneses independente do contexto histórico?

Particularmente gosto muito de memes seja eles zoando o Playstation ou Xbox, ou como era antigamente e e como é hoje. Acho legal o bom humor, mas temos que entender que são apenas brincadeiras, a realidade as vezes pode ser outra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *