Conforme indicado pelo Reddit, o sistema de criação de personagens Starfield – o novo RPG da Bethesda apresentado recentemente – parece ser baseado no sistema de análise de DNA, justamente das linhas de eletroforese em gel.
Conforme explicado pelo autor do post do Reddit, fazer uma eletroforese em gel “permite separar todos os diferentes fragmentos de DNA por tamanho. Você coloca o DNA em um grande bloco de gelatina e passa uma corrente elétrica por ele. Porque o DNA é naturalmente negativo carregado, repelido pela carga elétrica negativa em uma extremidade e atraído pela carga elétrica positiva na outra extremidade”.
“Por causa disso, o DNA começa a se mover pela gelatina, mas o DNA mais longo se move mais devagar porque fica preso nos poros da gelatina (grande = lento, pequeno = rápido). Eventualmente, a gelatina tem um gradiente de amostras de DNA separadas por tamanho, com o DNA mais longo em uma extremidade e o menor DNA na outra.”
“Esse procedimento é usado em todos os tipos de experimentos de biologia molecular, mas também para sequenciamento de DNA.”
Fellow genetics nerds rejoice! The character creation sliders are quite literally gel electrophoresis bands! from Starfield
Não sabemos se os menus do Starfield são elaborados com precisão científica ou são apenas estilisticamente inspirados por esse tipo de procedimento de amostragem de DNA. De qualquer forma, esse é um detalhe interessante.