Aparentemente, os jogadores de Starfield precisarão ter um cuidado especial ao viajar pelo espaço, mesmo quando não houver ameaça no horizonte, pois os inimigos podem aparecer em qualquer lugar e a qualquer hora, se teletransportando de quem sabe para onde.
Starfield segue um roteiro mais real e podemos supor que, por exemplo, o planeta habitável mais perto da Terra está a 16 mil anos luz, ou seja, viajando na velocidade da luz para chegarmos lá levaríamos 16.000 anos! Então como resolver isso? Na ficção foi criado o hyperespaço para que possa viajar acima da velocidade da luz, algo aparentemente impossível diga-se passagem.
Analisando o vídeo de gameplay apresentado durante o Xbox & Bethesda Showcase 2022, alguns usuários do Reddit notaram que em uma sequência de viagens espaciais, duas naves inimigas aparecem do nada, precedidas de flashes, posteriormente atacando o jogador. Aparentemente, ela usaram o conceito de hyperspaço de alta velocidade para tanto.
Enemy ships in the gameplay demo appear to be warping. from Starfield
A explicação mais plausível é que as naves em Starfield são capazes de saltos interespaciais na velocidade da luz ou acima da velocidade da luz. Provavelmente o jogador poderá usá-los para viajar rapidamente de um ponto a outro da galáxia, mas aparentemente os inimigos poderão fazer o mesmo. Consequentemente, isso significa que nunca estaremos realmente seguros, pois uma ameaça potencial pode aparecer em qualquer lugar e a qualquer momento.
Starfield é esperado no Xbox Series X|S e PC no primeiro semestre de 2023.