Starfield no PC tem uma parceria exclusiva com a AMD e aproveitará as tecnologias gráficas da empresa, como o FSR 2, confirmou Todd Howard com um pequeno vídeo de apresentação dedicado a esta iniciativa da Bethesda.
Conforme relatado por Jack Huynh, chefe da seção relativa a sistemas gráficos, a Bethesda colaborou com a AMD de maneira muito próxima, tanto no que diz respeito à exploração profunda do potencial do Xbox Series X|S quanto na frente do PC, com trabalhos realizados especificamente para tentar usar tecnologias específicas da empresa na plataforma Windows.
Em particular, fala-se de otimizações específicas relativas à série de processadores Ryzen 7000 e às GPUs da série Radeon 7000, com o uso de tecnologias gráficas da AMD, como o FSR 2, a exploração do código multithreading e muito mais.
O outro lado da moeda, no entanto, diz respeito à falta de exploração das tecnologias da Nvidia. Pelo menos no lançamento, provavelmente não haverá como usar o sistema DLSS oficialmente suportado em Starfield, bem como outras tecnologias da empresa rival.
Tudo isso provavelmente também é derivado do trabalho que a Bethesda fez no hardware do Xbox Series X|S, que é baseado na arquitetura RDNA 2 da AMD. Há algumas semanas vimos o longo vídeo de mergulho profundo com muitos segredos revelados sobre Starfield, cuja data de lançamento foi confirmada para 6 de setembro de 2023 no PC e Xbox Series X|S, depois de ser quase um PS5 exclusivo.