Starfield: o que “25 anos em construção” de Bethesda realmente significa

Empresas de todos os tipos adoram se gabar de quaisquer bens ou serviços que a empresa esteja oferecendo. Todos os outros comerciais são “o mais rápido de todos os tempos” ou “o maior de todos os tempos” ou alguma outra coisa deste tipo. A indústria de jogos não é diferente. Então, quando Bethesda diz que seu próximo título Starfield é “25 anos em construção”, é fácil pensar que eles estão fazendo exatamente isso.

Starfield parece verdadeiramente épico, e isso serve para pensar que será exatamente isso. Mesmo quando há obstáculos no caminho, Bethesda é um dos desenvolvedores de jogos mais consistentemente impressionantes. Como parece fazer “Skyrim no espaço”, esse pedigree provavelmente estará presente. Isso não muda o fato de que Starfield não está em construção há vinte e cinco anos. Essa afirmação é apenas uma figura de linguagem, mas tem muito peso.

Bethesda certamente não esteve no processo de produção em Starfield nos últimos vinte e cinco anos, a menos, é claro, Starfield seja realmente o sucessor espiritual de The 10th Planet, finalmente lançado vinte e cinco anos após seu cancelamento em 1997. Exceto que realidade improvável, a afirmação de Bethesda é na verdade uma metáfora sobre o que ela fez ao longo daquele tempo e o que eles estavam fazendo em meados dos anos 90. Starfield se esforça para ser o IP mais ambicioso da Bethesda até o momento, e com razão, uma vez que sua outra franquia ambiciosa é o que Bethesda estava trabalhando 25 anos atrás com o lançamento de The Elder Scrolls II: Daggerfall .

Bethesda nos últimos vinte e cinco anos

Ao longo dos anos 90, quando a Bethesda estava apenas começando, era meio que uma desenvolvedora bagunceira, fazendo de tudo, de esportes e jogos de corrida a filmes, junto com uma pequena amostra de aventuras de ficção científica. Não foi até o lançamento de Daggerfall, porém, que os jogadores da Bethesda tiveram algo do nível do Starfield que conhecem. Nos poucos anos que se seguiram a Daggerfall, a Bethesda começou a se refazer como uma editora que só desenvolvia jogos que queria internamente. Desde seu primeiro jogo em 1986 até o lançamento de Daggerfall em 1996, a Bethesda desenvolveu dezenove jogos. Após o lançamento de Daggerfall até Oblivion lançado em 2006, a Bethesda desenvolveu apenas nove jogos, sendo um deles o amado Morrowind.

A Bethesda lançaria apenas um outro título em 2006, e seria o último jogo não desenvolvido nas franquias The Elder Scrolls ou Fallout – apenas a equipe de desenvolvimento de jogos que os fãs da Bethesda conhecem hoje nem mesmo o desenvolveram. Isso porque, em 2001, a Bethesda Game Studios se separou da Bethesda Softworks, a editora da empresa que continuava lidando com os jogos. No total, o grupo que viria a formar a desenvolvedora de Starfield , Bethesda Game Studios, havia desenvolvido ou auxiliado apenas no desenvolvimento de menos de vinte títulos, sem contar as múltiplas versões de Skyrim, desde Daggerfall.

Com o expansivo Starfield, Todd Howard não está apenas levando Bethesda Game Studios em seu primeiro novo IP em muito tempo. Este será o primeiro novo IP do estúdio de todos os tempos. The Elder Scrolls foi transportado dos dias da Bethesda Softworks, e Fallout foi comprado da Interplay Entertainment. Portanto, quer ele esteja se referindo ao The 10th Planet ou ao mais provável Daggerfall, um dos primeiros créditos de designer de Howard, Starfield pode de fato ter levado vinte e cinco anos em construção. Embora em um sentido mais poético.

Abaixo, confira o trailer do The 10th Planet, jogo cancelado da Bethesda:

Outra coisa interessante é que surgiu uma carta na última semana na qual mostrava o interesse de Todd em um RPG no estilo espacial já em 1997:

Pode ser que realmente eles estejam pensando em criar um jogo deste tipo há mais de duas décadas, e será interessante ver como ele de fato será.

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