Starfield vs Spider-Man 2: os primeiros números mostram maior força da Microsoft

Marvel’s Spider-Man 2 já está disponível e a Sony afirmou que atingiu 2,5 milhões de jogadores em 24 horas. Enquanto que a Microsoft com Starfield conseguiu mais de 6 milhões em 24 horas, e mais de 10 milhões em duas semanas. Estes são os dados e é justamente eles que vamos analisá-los aqui.

Marvel’s Spider-Man 2 foi o jogo do Playstation vendido mais rápido, 2,5 milhões em 24 horas, mas a Sony revelou isso dias depois do seu lançamento. Por que ela não revelou os dados completos? Provavelmente porque o “day one” do jogo teve mais impacto do que os dias seguidos…. esta informação é importante.

God of War Ragnarok atingiu 5,1 milhões de cópias vendidas na primeira semana. Atualmente ele conta com 11 milhões de cópias vendidas, último dado revelado é de fevereiro de 2023. Notem que a maior explosão de um jogo é no seu lançamento, como regra, e depois as vendas caem. Não há como Spider-Man 2 superar Gof of War Ragnarok, a Sony sabe disso, e usou os dados das “24 horas” a seu favor.

Quanto ao Starfield tivemos o acesso atencipado que segundos dados de empresas de análises, ele vendeu mais de um milhão de cópias de acesso antecipado no Xbox e mais de um milhão no Steam (ou seja, mais de dois milhões de acesso antecipado!). O acesso acentecipado custava cerca de 450/500 reais! Apenas com o acesso antecipado podemos supor que o jogo da Bethesda já foi mais rentável que o Spider-Man 2 no dia do lançamento.

No entanto, as coisas não pararam por aqui, a Microsoft conseguiu 6 milhões de jogadores nas primeiras horas, mais de um milhão de jogadores simultâneos, um número mais que o dobro do jogo do Playstation. Entretanto, parte deste número são de jogadores do Xbox Game Pass, então fica complicado fazer cálculos mais exatos já que não temos as proporções exatadas de cópias vendidas.

O que sabemos é que para jogar Starfield você tem que pagar, e muitos pagam anualmente para jogar jogos assim – se pagar mensalmente pode sair mais caro já que Starfield costuma tomar centenas de horas do jogador. A ideia da Microsoft também é usar Starfield para aumentar a base dos jogadores do Game Pass e torná-los fidelizados ao serviço descobrindo novos jogos. Então para a Microsoft cópias vendidas é uma métrica defasada, enquanto para a Sony é importante que o jogo venda já é a única forma que ela tem de fazer dinheiro com ele.

No geral, vimos que a Microsoft tem mais força, atingiu mais jogadores pagantes e ao menos pelos dados preliminares só o acesso antecipado caríssimo do Starfield já muito provavelmente deu mais lucro que Spider-Man 2.

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