A Valve acaba de anunciar seu novo Steam Deck portátil, movido por um sistema operacional Linux personalizado. O dispositivo de 7 polegadas reproduz os jogos AAA mais recentes e, por ser um PC, você poderá até instalar o Windows (10 ou 11, por exemplo) nele. Isso significa que o Steam Deck pode ser o portátil Xbox perfeito, dado o investimento da Microsoft em enviar todos os seus futuros títulos do Xbox Game Studios para PC.
“O Steam Deck é um PC para que você possa instalar software e sistemas operacionais de terceiros”, diz Valve, o que significa que esse hardware não está bloqueado da maneira que estamos acostumados a ver nas empresas de tecnologia como a Nintendo.
O Steam Deck em si virá com o SteamOS, um sistema operacional Linux personalizado que carrega na interface familiar do Steam com a qual você está acostumado no PC. Ele já estava presente nas temidas Steam Machines. Embora o suporte do Linux para jogos tenha melhorado nos últimos anos, menos de 15 por cento de todos os jogos no Steam são compatíveis com Linux e SteamOS. São 7.586 jogos de 54.280 possíveis no Steam, em comparação com apenas 13 jogos no Steam que não funcionam no Windows.
Instalar o Windows no Steam Deck abriria este dispositivo para milhares de jogos no Steam que ainda não estão listados como compatíveis com o SteamOS – você pode verificar se os jogos que você joga são compatíveis no site Steam da Valve.
Quando você olha para o hardware dentro do Steam Deck, ele está ainda mais próximo de um Xbox portátil do que você esperaria. Uma GPU AMD customizada irá alimentar o Steam Deck, completo com oito RDNA 2 CUs e até 1,6 teraflops de desempenho. Isso é um pouco mais do que o Xbox One S (1,4 teraflops) e um pouco menos do que o PS4 (1,8 teraflops). É uma arquitetura RDNA 2 moderna, então é difícil comparar os teraflops sozinhos, mas certamente parece que será poderoso o suficiente para jogos de PC portáteis.
Obviamente, as possíveis desvantagens de instalar o Windows serão se há suporte total ao driver e as dificuldades de uma IU de desktop que não é otimizada para um dispositivo portátil. Também não está claro como os jogos serão executados no Windows no Steam Deck, portanto, há muitas incógnitas até o lançamento do dispositivo em dezembro.
Dito isso, os PCs portáteis para jogos estão emergindo lentamente como alternativas viáveis para os equipamentos gigantes ou laptops robustos que você normalmente precisa para jogar jogos de PC.
Estamos chegando perto de um PC para jogos do tamanho de um Switch há mais de um ano, e o dispositivo Steam Deck da Valve é o primeiro a realmente trazer a ideia para o mercado. Agora só precisamos descobrir como isso realmente executa os jogos e como é fácil colocar o Windows em funcionamento.