O polêmico Geoff Keighley, criador do The Game Awards e do Summer Game Fest, prometeu a eles muita felicidade quando a E3 2023 foi cancelada. Com o morto ainda quente, o apaixonado jornalista e apresentador do mundo dos videogames esfregou as mãos para captar a atenção dos jogadores ao anunciar uma nova edição da sua gala de verão, que voltou a desiludir.
O evento deste ano foi aberto ao público pela primeira vez, algo que Keighley estava razoavelmente preocupado no início do evento. No entanto, não foi possível lotar o YouTube Theater do Los Angeles Convention Center, que tem 6.000 lugares. Na verdade, apenas o nível inferior foi concluído, pois os assentos localizados na varanda não foram abertos.
Com a ausência da E3 desde a crise da pandemia, era de se esperar que milhares de jogadores norte-americanos quisessem vir ao Summer Game Fest e fazer da edição de 2023 a maior desde que existe. Mas os preços para assistir ao evento começaram em 50 dólares até caírem para razoáveis 10 dólares, algo que também não incentivou o comparecimento do público. Muitos meios de comunicação que decidiram não atender ao convite de Geoff Keighley também ficaram de fora do evento.
Entre os motivos mais convincentes está o fato de ter sido realizado em um dia de semana em um horário não muito amigável (15h em Los Angeles). Além disso, de acordo com alguns dos interessados e membros da imprensa, o preço do estacionamento por mais de duas horas do evento pode chegar entre 35 e 45 dólares Em última análise, os participantes eram uma mistura de profissionais da indústria, mídia e público pagante.
Durante a gala e também depois dela foram muitas as críticas através das redes sociais. Geoff Keighley é um personagem que já não é muito apreciado, seja pela aparência, pela voz ou pelas coisas que diz com ela. O fato é que há muitos anos utiliza o mesmo formato, com pouco ritmo e um hype exacerbado, que também este ano tem mostrado mais divulgação do que nunca e foi repetido várias vezes ao longo do evento.
O conteúdo também não é algo para se entusiasmar. O momento culminante foi definido por imagens do remake em andamento da Square Enix de Final Fantasy VII, Final Fantasy VII: Rebirth, que será, é claro, exclusivo do PlayStation. Embora possamos dizer que presenciamos duas horas de evento um tanto quanto decepcionantes, a nota positiva é que a gala do Summer Game Fest 2023 deixou alguns bons momentos como gameplays de Alan Wake 2 e Mortal Kombat 1. Quanto ao Cyberpunk 2077 Phantom Liberty, que parecia algo certo, ficou ausente.