A Gearbox Entertainment não faz mais parte do Grupo Embracer. Como era de se esperar, a casa de Randy Pitchford encontrou imediatamente um comprador: a Take-Two Interactive, que a comprou por 460 milhões de dólares, valor que será pago integralmente com a emissão de novas ações. A Embracer pagou US$ 1,3 bilhão para adquirir a Gearbox, com o negócio sendo fechado em 7 de abril de 2021. É um baita prejuízo!
Com a venda, a Take-Two Interactive receberá a Gearbox Software, a Gearbox Montreal e a Gearbox Studio Quebec, bem como todas as propriedades intelectuais do estúdio. Assim, a editora da série GTA adicionará Borderlands, Tiny Tina’s Wonderlands, Risk of Rain, Brothers in Arms, Duke Nukem e Homeworld ao seu portfólio.
We're incredibly proud to announce we're joining the Take-Two Interactive/@2K family. pic.twitter.com/ot1gJK4TUp
— GearboxOfficial (@GearboxOfficial) March 28, 2024
Como parte do anúncio, também foi revelado que a Gearbox tem novos jogos das séries Borderlands e Homeworld em desenvolvimento (não está claro se a referência é ao Homeworld 3, que chega nos próximos meses).
Lars Wingefors , CEO do Grupo Embracer, disse que o desinvestimento na Gearbox é essencial para projetar a multinacional no futuro e reduzir a dívida operacional (num valor entre 300 e 330 milhões de dólares), melhorando o fluxo de caixa. Segundo o que declarou, foram avaliadas várias opções para a Gearbox, mas evidentemente a oferta da Take-Two foi a mais convincente e conveniente.
Satisfação também para Strauss Zelnick, CEO da Take-Two, que expressou a satisfação de sua empresa com a aquisição de um estúdio histórico e franquia do nível de Borderlands. De referir que a editora da série Borderlands até agora tem sido a 2K, editora da Take-Two. Portanto, o grupo já teve uma colaboração profunda com a Gearbox no passado recente.
Borderlands 4 está confirmado!
Borderlands 4, ou como será chamado, está em desenvolvimento, conforme confirmado pelo comunicado de imprensa oficial anunciando a aquisição da Gearbox Interactive pela Take-Two. Afinal, a criação do jogo foi tida como certa pela maioria, dado o sucesso dos capítulos anteriores.
Quem confirmou o desenvolvimento dos novos Borderlands foi David Ismailer, presidente da 2K, que escreveu na mensagem com que deu as boas-vindas à Gearbox na família de estúdios Take-Two, da qual a 2K é uma marca subsidiária. “Estamos entusiasmados em dar as boas-vindas a Randy Pitchford e sua equipe de desenvolvedores apaixonados e talentosos na 2K e ansiosos por seus muitos futuros projetos peer-to-peer. Estamos entusiasmados em colaborar com a Gearbox em cada título da saga Borderlands e estamos entusiasmados por estarmos envolvidos agora, com o próximo capítulo da série em desenvolvimento.”