Tchau queridas! Xiaomi e Sony encerram a fabricação nacional de smartphones

Brasil-Bandera

Como já comentamos aqui, a Xiaomi voltou a afirmar que não tem planos de lançar tão cedo novos modelos de celulares no nosso querido Brasil.

Para fazer companhia a Xiaomi, a Sony informou que decidiu parar de fabricar smartphones por aqui, e a linha Xperia virá por base na importação. Ambas empresas culpam os impostos e o fim da “Lei do Bem”.

“A Xiaomi não está deixando o país. Com as mudanças constantes nas regras de fabricação e na tributação para as vendas via e-commerce no Brasil no final de 2015 e que ainda não estão solidificadas, a Xiaomi optou então por não fazer novos lançamentos no país no curto prazo.”

A Sony ressalvou que a retirada da isenção do PIS/Cofins elevou consideravelmente o valor dos seus smartphones. O preço inicial da sua linha é de R$ 1.800, e a empresa chegou a conclusão é melhor importar os aparelhos:

 “Quando a gente fabrica aqui, o tempo para eu reagir à demanda aumentada. Por exemplo, demora mais para aumentar minha oferta do que quando ela é importada”.

É claro, a Microsoft pode ser uma dessas “queridas” a terem que importar ou se omitir quando ao lançamento de novos aparelhos em nosso país.

Infelizmente, a empresa de Redmond não esclarece abertamente o que está acontecendo. A impressão que passa é que ela esteja esperando que impostos baixassem para que lance seus produtos. A ausência de um posicionamento oficial sobre a disponibilidade de novos Lumias no Brasil nos deixa a mercer dos rumores.

No final das contas, o consumidor que sofre com isso, e não apenas os usuários do Windows Phone que estão sentido no bolso, mas certamente são eles os mais prejudicados.

 

 

Fonte: Andrenaline

29 comments on “Tchau queridas! Xiaomi e Sony encerram a fabricação nacional de smartphones

  1. Só lembrando que não existem mais “novos Lumia”, os 950/950XL, 650 ja não podem ser considerados novos… Se eu quizer comprar um lumia novo e top de linha (pensando bem acontece o mesno com internediarios e economicos) simplesmente não posso porque ele não existe! E os velhos que existem não estão em loja nenhuma…

  2. Na minha opinião acho isso terrível,boas empresas “saindo do brasil” isso prejudica o Livre Mercado e sem falar no desemprego !!

  3. Rumores são o que movimento o Windows Mobile hahahahaha. Já quanto a Sony, uma pena pois seus aparelhos tinham uma boa qualidade de construção.

  4. Daqui a pouco só vai sobrar Samsung, Motorola e LG por aqui. Outras fabricantes Android que vendem pouco devem vazar logo mais. Estou esperando para ver o que vai ocorrer com a Positivo e seu Péssimo Quantum GO. A Asus e seu Zenfone, A Alcatel e seus Pops. Hahahaha. Vamos só esperar

    1. Asus fez bastante sucesso no Brasil assim como a Motorola com o Moto G. Mas se seguir os mesmos passos da mesma vai ser difícil segurar a marimba

      1. ASUS!? Num relatório que saiu de vendas de smartphones no Brasil, até a BLU está na frente dela! Não vou me surpreender se a ASUS for a próxima!!!

  5. Encontrei!!!
    Nossa! Que saudade de você meu Nokia 1661.
    Perdoe-me o meu descaso.
    Você sim, nunca me abandonou.
    Mesmo nas horas mais difíceis.
    Nem me importo que não tire fotos e nem acessa internet 2.0.

      1. Você acha que não melhorou com o Mico ? (Ps: Mica é meu diminutivo p/ Michael, que parece com Michel. Fazendo umas adaptações para o masculino, dá Mico).

  6. Fabricar aqui ou usar o trabalho escravo na China?? Eis a questão… ela não disse que não vai vender aqui, disse que não vai fabricar… vamos ver o preço final como vai ficar…

  7. Aff que foda!! Daqui apouco num vende mais smartphones nesse país e depois o suporte é cancelado, internet limitada, caralho que foda.

  8. é complicado isso, se dizia tanta coisa sobre a microsoft. mas ela simplesmente não esperou pelo pior. fez o que tinha de fazer, sem rodeios. Agora as outras empresas precisam fazer o mesmo. em contrapartida, tomara que as vendas da positivo e outra brasileira (não lembro o nome) estejam vendendo bem.

  9. Sem concorrência, as que ficam não precisam investir muito e podem cobrar ainda mais. Ai importamos e a alfandega mete uma taxa maior que o preço do aparelho como já vi acontecer.

  10. Reza a lenda que lááá por volta de 2020, o Brasil estará com as contas no azul.
    Desse modo, infere-se que até lá, a carga tributária permanecerá matando a pau a todos. Pois, se for reduzido, será igual a velocidade de uma lesma.
    Sendo assim… Importa ou compra o que estiver disponível!
    Lamentável!!!

  11. Alguns comentários são tão “geniais”, que sinto vontade de dar um abraço no “gênio”. Bendita inclusão digital !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *