Nestas horas está ocorrendo o segundo dia de audiências do processo entre a Microsoft e a FTC sobre a aquisição da Activision Blizzard. O advogado antitruste dos EUA perguntou a Phil Spencer em qual console The Elder Scrolls 6 será lançado, que em resposta não confirmou se será um exclusivo do Xbox ou não, pois em sua opinião o jogo chegará às lojas em pelo menos 5 anos e, portanto, as plataformas de referência do RPG da Bethesda são prematuramente estáveis.
“Acho que não sabemos em quais plataformas The Elder Scrolls 6 será lançado, dada a distância do jogo. Neste ponto”, disse Spencer, conforme relatado pelo The Verge.
Phil Spencer won’t confirm Elder Scrolls VI is an Xbox exclusive. "It’s difficult for us right now to nail down," says Spencer https://t.co/aPQgk9JU8L pic.twitter.com/bMwgH8KtS7
— Tom Warren (@tomwarren) June 23, 2023
Conforme observado por Stephen Totilio, da Axios, Spencer acrescentou que “estamos falando de um jogo que está a cinco anos ou mais” do lançamento. Considerando que há apenas alguns dias “comemoramos” o quinto aniversário do primeiro trailer oficial de The Elder Scrolls 6, isso significa que provavelmente levará cerca de dez anos desde o anúncio oficial até a publicação.
Asked about Elder Scrolls VI platforms: "It’s so far out it’s hard to understand what the platforms will even be…" … "We’re talking about a game that’s five-plus years away"
Spencer fuzzy on whether he previously made a public statement saying it'd be Xbox-only
— Stephen Totilo (@stephentotilo) June 23, 2023
Da mesma forma, também significa que o lançamento não ocorrerá antes de 2028, ano em que a Microsoft prevê a chegada do PS6 e do próximo console Xbox , portanto, as declarações de Spencer são compreensíveis em alguns aspectos.
No entanto, apesar de não termos falado sobre isso diretamente aqui, especificamos que em entrevista concedida à GQ em novembro de 2021 Spencer havia praticamente confirmado que The Elder Scrolls 6 será apenas em plataformas Xbox e PC, como Starfield, acrescentando que este decisão não pretende “punir outras plataformas, pois acredito fortemente que todas as outras plataformas continuarão a crescer e prosperar. Mas para aqueles que vierem para o Xbox, queremos que possam acessar o pacote completo de nossas experiências, como é o caso de The Elder Scrolls 6 e todas as nossas outras franquias.”