The Last of Us Multiplayer cancelado e medo de perder Call of Duty: é a confirmação do fracasso da estretégia de Jim Ryan?

The Last of Us Multiplayer foi cancelado, conforme relatado nesta semana, e muitos veem o que aconteceu como uma confirmação de que a estratégia de jogos como serviço não funciona para o PlayStation, independentemente do que alguém diga.

Na verdade, se quisermos ligar os pontos, existe uma possibilidade concreta de que a despedida de Jim Ryan esteja ligada precisamente ao resultado desta estratégia, que o agora ex-presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment desejava fortemente. Mesmo apesar do descontentamento interno e das dificuldades óbvias, mesmo uma equipe de desenvolvimento estelar como a Naughty Dog se viu obrigada a  perder 3 anos de trabalho desperdiçados gastos inutilmente em um projeto tão importante.

Um período de tempo que os autores de Uncharted e The Last of Us poderiam ter usado de uma forma decididamente mais produtiva, talvez criando um novo capítulo de suas franquias mais famosas ou criando uma nova propriedade intelectual.

Se é verdade que os jogos como serviços esão úteis para o volume de negócios e que as suas receitas podem certamente contribuir para o financiamento de outros tipos de projetos, é igualmente verdade que certos momentos decisivos não podem ser forçados, sob pena de desastre.

Call of Duty

Vamos lembrar que basicamente a Sony tem 10 anos para criar franquias como serviço para ajudarem a financiar o Playstation, tendo em vista que é possível que grandes IPs da Activision Blizzard parecem de ser lançados em seu videgame se a Microsoft assim quiser. Lembramos que, pelas palavras de Jim Ryan, a receita de Call of Duty é importante até mesmo para financiar jogos single-player como God of War!

Os jogos como serviços mostram receitas constantes, não é à tôa que a Activision Blizzard é a editora líder neste aspecto no mercado. Jim Ryan achegou a dizer que era melhor comprar a Bungie do que a ABK. Enfim, os jogos como serviços são inegáveis como uma boa fonte de renda e que o Playstation deseja obter êxito neste mercado.

No mês passado, chegou a notícia de que a Sony adiou seis jogos dos doze serviços ao vivo planejados, devido a problemas de qualidade e, francamente, não ficaríamos surpresos então não se admire se mais cancelamos chegarem nos próximos meses.

Investir com tanta confiança em um segmento que nunca fez parte da história do PlayStation poderia ter sido um erro grave e ter tirado recursos preciosos do a produção de jogos single player que sempre caracterizaram o catálogo tradicional da plataforma Sony.

O que você acha de toda essa história? Vamos falar sobre.

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