O Steam Deck permitirá que os jogadores substituam o Steam OS por sistemas operacionais de terceiros, como o Windows 11. Ainda faltam vários meses para o lançamento do novo sistema operacional da Microsoft, mas a Valve já está trabalhando para integrar o suporte em seu novo console portátil, com a colaboração da AMD.
A confirmação veio graças a uma entrevista com a PC Gamer por Greg Coomer. O designer explica que até agora a equipe se concentrou principalmente no suporte ao Windows 10, mas que os primeiros testes mostraram que não há nada que possa impedir a compatibilidade entre o Windows 11 e o Steam Deck.
Coomer acrescenta que os desenvolvedores da Valve nestas semanas estão executando testes com o TPM (Trusted Compatibility Module) e colaborando com a AMD para garantir a compatibilidade total em relação ao BIOS.
Nas últimas semanas, a Valve explicou que o Steam Deck se destina a ser um console “à prova de futuro” de longa duração, então é natural que a compatibilidade com o Windows 11 seja uma das prioridades da empresa, dado que o novo sistema operacional provavelmente será a referência em jogos para PC nos próximos anos.
Vale lembrar que o Windows 11 chega com o Xbox Game Pass e Xbox Game Cloud integrado, além de vários recursos herdados dos consoles Xbox Series X|S para jogos, o que poderia transformar este dispositivo em um portátil Xbox.