A versão atual do Windows da Microsoft no mercado é o Windows 10, o que significaria que um dia um Windows 11 poderia ser lançado, certo? No entanto, de acordo com a Microsoft, a resposta é um firme “não”. A empresa afirma que o Windows 10 é a última versão do Windows, e será continuamente atualizado como um serviço, semelhante ao Microsoft Office.
No passado, uma nova versão do Windows era lançada a cada três a seis anos. O Windows 10 foi lançado em 2015, tornando este ano o sexto aniversário do Windows 10. Se a Microsoft fizesse um Windows 11 este ano, ele chegaria na hora certa.
No entanto, as coisas mudam e a Microsoft pode decidir lançar um Windows 11 se realmente quiser. Isso só seria necessário se uma nova versão do Windows estivesse chegando e fosse significativa o suficiente para justificar uma mudança de nome. Sabemos que a Microsoft está trabalhando em uma revisão significativa da IU do Windows, com o codinome Sun Valley, agora, e achamos que esta seria uma boa oportunidade para a Microsoft lançar o Windows 11.
Por que o Windows 11 (ainda) não existe
Embora existam vários motivos pelos quais a Microsoft ainda não fez um, e tudo se resume a “Windows como serviço”. Essa é a maneira da Microsoft de garantir que o Windows 10 continue sendo a versão mais recente do Windows. Em vez de lançar uma nova versão do sistema operacional a cada três ou seis anos com novos recursos e mudanças, a empresa atualizará constantemente o Windows 10 com essas atualizações incrementais.
Isso mantém tudo limpo e simples, mas resulta em atualizações de sistema operacional um pouco mais enfadonhas, em vez de a Microsoft lançar uma grande atualização a cada poucos anos. O último punhado de atualizações de recursos do Windows 10 foi relativamente pequeno, com poucas mudanças, aprimorando aspectos menores da experiência, em vez de alterar a aparência do sistema operacional.
Com isso em mente, a Microsoft ainda pode lançar um Windows 11, mantendo sua promessa de “Windows como um serviço”. Windows 11 pode ser apenas o nome da próxima atualização de recurso do Windows 10, entregue exatamente da mesma forma que as atualizações de recursos anteriores do Windows 10 foram. Seria grátis, integrado e fácil de instalar.
A próxima atualização do Windows 10, Sun Valley , é a maior até agora
A Microsoft está atualmente trabalhando em uma grande reformulação da experiência do usuário para Windows sob o codinome Sun Valley. Achamos que a Microsoft poderia distribuí-lo como um “Windows 11” se realmente quisesse, já que as mudanças que virão nesta atualização são significativas o suficiente para justificá-lo.
A Microsoft está trazendo um novo menu Iniciar centralizado e design de barra de tarefas, novas animações, iconografia, sons e designs de aplicativos atualizados. O Sun Valley também apresentará novos recursos como widgets, ajuste de janela aprimorado e muito mais. Certamente seria justificado se a Microsoft distribuísse tudo isso como Windows 11.
O CEO da Microsoft, Satya Nadella, e o CPO Panos Panay se referiram à próxima versão do Windows como a “próxima geração” da plataforma, com Nadella chamando-a de “atualização mais significativa do Windows da última década”, sugerindo que grandes mudanças estão no futuro para Windows.
Alguma documentação da Microsoft também sugeriu que a Microsoft planeja lançar duas versões 21H2 neste final de ano, uma baseada na base de código Vibranium do Windows 10, como a versão 21H1 e a versão 20H2, e outra baseada no Windows Cobalt, a versão mais recente da base de código do Windows esperada para Sun Valley para enviar em cima. Por que a Microsoft precisaria diferenciá-los se o Sun Valley fosse ser lançado apenas como mais uma atualização de recurso do Windows 10?
Preço do Windows 11: seria uma atualização gratuita?
Embora a Microsoft não tenha discutido o Windows 11, temos expectativas se uma nova versão do sistema operacional for lançada. O Windows 10 foi um passo significativo na remoção do acesso pago por trás de futuras versões do Windows. Em contraste, as versões anteriores exigiam que os usuários comprassem uma atualização paga ou, mais comumente, comprassem um PC totalmente novo com a versão mais recente do Windows pré-instalada. O Windows 10 até ofereceu atualizações gratuitas para o Windows 7 e Windows 8, incentivando muitos usuários a adotar a versão mais recente, com atualizações gratuitas para os próximos anos.
Se a Microsoft lançasse o Windows 11, esperamos que a empresa ofereça um programa de atualização semelhante entre as versões, compatível com todos os melhores laptops e PCs da atualidade. Com uma nova versão do sistema operacional supostamente compartilhando muitos fundamentos como seu predecessor, uma atualização contínua para os usuários existentes parece provável, semelhante às atualizações de recursos atuais para o Windows 10. No entanto, assim como o Windows 10, as licenças também estariam disponíveis para compra autônoma para novos OEMs e novas instalações.
No próximo dia 24 de junho a Microsoft realizará um evento e deve esclarecer tudo isso. Então acompanhe o Windows Club para saber mais!