Windows 12: Microsoft visa um sistema operacional totalmente novo com IA e melhor segurança

A Microsoft já está a trabalhar no Windows 12, que aparentemente pretende representar uma evolução substancial para o sistema operacional, através da implementação de inteligência artificial, maior segurança e atualizações mais rápidas e sustentadas.

A ideia geral é criar uma versão “moderna” do Windows, como uma espécie de nova geração, com o conceito “CorePC” em seu cerne, levando adiante a ideia original do “Core OS”, através de uma experiência real do usuário de nova concepção.

Enquanto esta última foi essencialmente uma tentativa mal suportada, a do Windows 12 representa uma passagem evolutiva mais facilmente alcançável, também através de um repensar geral do conceito e uma expansão da compatibilidade, mesmo com aplicativos Win32.

Isso, pelo menos, é o que é relatado pelo Windows Central de algumas fontes dentro da Microsoft. O codinome do projeto no coração do Windows 12 é CorePC e foi pensado para ser um sistema modular e personalizável, para que possa ser adotado da melhor forma por dispositivos com diversas características e usos.

Através da separação entre diferentes estados, o novo sistema operacional deverá ter atualizações mais direcionadas, frequentes e seguras para cada configuração diferente, também com a utilização de partições só de leitura que ficarão inacessíveis a utilizadores e aplicações de terceiros, à semelhança do que acontece com iPadOS e Android e diferente do que normalmente acontece com o Windows.

O conceito deveria ser o oposto do Core OS, que visava eliminar totalmente a sobrecarga fornecida pela necessidade de manter a compatibilidade com aplicativos antigos: o CorePC deveria partir da compatibilidade total e da experiência de desktop para reduzir os recursos com base nas necessidades .

Tudo isso deve fazer com que o Windows 12 funcione melhor em vários dispositivos portáteis, tornando-o mais leve. O sistema operacional deve então contar com uma presença muito mais ampla de inteligência artificial, ser mais otimizado nas várias configurações de hardware em que está trabalhando e modificar a experiência com base nas necessidades e hábitos dos usuários.

A nova versão do sistema operacional, como vimos há alguns dias, já foi vazada pela Intel e pela Microsoft, nas especificações das CPUs Meteor Lake.

 

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *