Windows Core OS apontado como o futuro do Windows 10 e Xbox

A Microsoft tem trabalhado no Windows Core OS como base de suas futuras iterações do Windows 10. Embora a Microsoft não tenha anunciado oficialmente o projeto, várias referências ao Windows Core OS apareceram em documentos oficiais e postos de trabalho do LinkedIn no ano passado.

O Windows 10X, anunciado em outubro de 2019, também é baseado no pouco falado Windows Core OS. De acordo com relatórios anteriores, o Windows Core OS é a plataforma modular da Microsoft e pode ser reduzida para atender às necessidades de diferentes tipos de dispositivos, como o HoloLens.

Os Insiders da Microsoft descreveram o Windows Core OS como o sucessor do Windows OneCore e é uma combinação de UWP, PWAs, aplicativos Win32 e o C-Shell. A ideia basicamente é qualquer hardware da Microsoft terá Windows Core, mas apesar da base do sistema ser a mesma, a interface e recursos devem ser diferenciados a depender de cada dispositivo.

Ontem, o Windows Latest encontrou uma página no LinkedIn da Microsoft que contém várias referências à ‘do Windows Core OS’ para Windows 10, Xbox e até mesmo Windows Realidade Mista.

De acordo com um perfil, as futuras iterações do Windows 10, HoloLens e Xbox seriam baseadas no Windows Core OS.

“Na equipe que cria o Windows Core OS: a base para futuras iterações do Windows 10, Windows Mixed Reality (HoloLens) e software do console Xbox. Atualmente trabalhando no Windows 10X, o sistema operacional para PCs de tela dupla como o Surface Neo – disponível no feriado de 2020 ”, lê o perfil do engenheiro da Microsoft.

O mais interessante, no entanto, é que o Windows Core OS também foi apresentado como as iterações futuras do Xbox. A parte mas misteriosa e que praticamente não temos vazamentos é de como será o novo sistema do Xbox Series X – e não estamos falando apenas da internet, mas do seu código interno.

Isso pode estar apontando para há muito rumores de ‘GameCore‘, que é considerado um componente subjacente e permitirá que os desenvolvedores de jogos ‘construam uma vez, executem em qualquer lugar’. Os jogos suportados pelo GameCore serão uma opção para desenvolvedores que desejam oferecer suporte a várias plataformas da Microsoft. Aqui podemos ter uma fusão real do PC com os consoles, mas isso não quer dizer necessariamente que o Office rodará no Xbox Series X, mas que devemo ver jogos compartilhados com o Windows como todo.

Todos esses relatórios sugerem que a Microsoft está lenta, mas seguramente se esforçando para realmente mesclar seu sistema operacional Windows em um. A gigante do software deseja que todos os seus produtos de consumo sejam baseados no mesmo sistema operacional, e um anúncio de emprego da Microsoft afirmou anteriormente que (WCOS) será “o sistema operacional compartilhado em todos os novos dispositivos”.

70 comments on “Windows Core OS apontado como o futuro do Windows 10 e Xbox

      1. Acho que ele quis dizer um Windows de PC, mas bem enxuto só pra rodar games e aproveitar melhor a máquina. Eu tb queria demais isso. O próprio Xbox poderia ser isso, já que hoje um console premium (One X e Pro) é melhor que a maioria esmagadora dos PCs de gamers.

          1. não, não é

            os jogos rodam no XboxOS, não no windows

            por isso que não dá pra instalar jogos do windows no xbox

          2. não, não é

            os jogos rodam no XboxOS, não no windows

            por isso que não dá pra instalar jogos do windows no xbox

        1. Pcistas dizem que preferem um PC porque além de jogar pode fazer várias outras coisas mas ficam esperando um Windows enxuto só para jogar, então que compre um Xbox.

          1. os jogos no PC rodam nativamente, enquanto no Xbox rodam virtualizados

            por isso que rodar um jogo no PC com um hardware semelhante ao do Xbox roda muito melhor

            basta desligar os serviços desnecessários, desinstalar os lixos da MS etc que fica perfeito

          2. Na verdade não seria o contrário com o hardware do Xbox One X semelhante em um PC dificilmente vc pegaria 4K@60 e HDR ou nos mais pesados 4K@30 e HDR e pelo menos os AAA são pensados nós consoles primeiramente pq eles são a base para o projeto em termos de hardware

    1. Uai pra isso tem os Windows básicos kkkkkkkkkkkkk, todas ferramentas não necessárias para o sistema operacional em si estão de fora sempre do Windows básico, não tem como fazer um Windows pelado para gamer se já existe um Windows pelado kkkkkkkkkk. Gamer usa o Windows pro porque quer, porque quem precisa do Windows pro é dev e não gamer.

        1. kkkkkkkkkkkkk faz me rir amigo, existem devs em todos SO, e lamento lhe informar mais o preferido continua sendo o Mac no meio corporativo. Ou seja nem no chute você conseguiu acertar, o Linux só se destaca mesmo em servidores e aplicações.

          1. Eu não disse que o preferido das empresas é windows eu disse que ele foi pensado para o mercado corporativo

          2. Kkkkkkkk tu é burro ou tá se fazendo? Volte pras aulas de interpretação textual rapaz kkkkkkk eu me nego q desenhar pra você o que eu expliquei. Não dou aula de graça.

          3. “e lamento lhe informar mais o preferido continua sendo o Mac no meio corporativo.” e logo depois “Mas o Windows é sim o preferido das empresas kkkkk, a Microsoft domina o mercado corporativo a pelo menos 20 anos” eu não sei onde eu é que sou o burro pq vc deu duas respostas para uma mesma pergunta

          4. Rapaz você não sabe disseminar mercado corporativo de devs?? Puts seu vocabulário não só é reduzido como sua capacidade de entendimento pelo visto também. Falei especificamente que o Mac era amplamente usado pelos devs, agora eu quero ver se tu vê suporte por aí e atendente usando Mac OS. Acorda garoto, deixa de ser pentelho kkkk

          5. Então vc disse que devs são uma corporação que é um erro, e mesmo que fosse problema de interpretação minha as pesquisas mais recentes do stack overflow mostra que por desenvolvedores profissionais o Windows é a plataforma mais escolhida então ambos estão errados

          6. A mano seu problema é referente ao parto kkkkk, porra tu sabe usar o stackoverflow?? Caramba você é o bixao em, vou até levantar o stackoverflow como pauta de plataforma na próxima daily KKKKKK. Passar bem guri.

  1. Então se digamos os devs de Undertale quiserem portar o jogo para o novo Windows eles estarão automaticamente portando pra o Xbox também. Muito interessante

    1. O que transforma totalmente o ambiente PC num ambiente XB através do Windows. Como previsto; a MS será a única a entregar um ecossistema completo e integrado: console XB + PC Windows + xCloud.

    2. Se hj em dia já tá mais fácil portar um jogo pro Xbox One imagina com o SeX é só vc desenvolver o jogo compilar ele em executável que ele automaticamente funcionará para PC e XBOX

  2. É muito interessante pois falei isso hoje mesmo, eles estão intensificando o desenvolvimentos dos seus sistemas para os dispositivos.

  3. Aí vem os donos de pc’s master power foda falar que vale mais a pena montar um pc doque comprar um Xonex prontinho, o cara vai gastar mais e fora o risco de cair em um blog perguntando pq o jogo nao pega kkkkk vai entender

  4. Minha sugestão para equilibrar o sistema de conquistas do XB e torná-lo mais “justo”:
    1. Jogos menores, indies e com menos de uma quantidade pré-determinada (20 conquistas, por exemplo) devem ter uma pontuação máxima de 400 gamerscore.
    2. Jogos médios, acima de 20 conquistas até 40 conquistas (por exemplo), têm a pontuação normal de 1000 gamerscore.
    3. Jogos maiores, acima de 40 conquistas, têm a pontuação normal de 1000 gamerscore e mais um item especial que pode ser um diamante ou um troféu dourado (como é hoje na Platina do PS).
    4. E alguns jogos bem específicos, que recebem muitas expansões ou são coletâneas (como Sea of Thieves, Forza Horizon, Halo MCC, etc.), e que possuem mais de 2000 gamerscore poderiam dar dois desses elementos especiais: diamante ou troféu dourado, um pro jogo base e outro para as expansões somadas.
    Essas medidas tornariam o sistema de gamerscore do XB muito mais equilibrado e mais justo na hora de comparar conquistas, pra valorizar desafios maiores que concederiam esse elemento a mais: um diamante ou um troféu dourado, algo assim.

    1. esse negócio de conquistas nos indies tá uma zona, tem jogo que tu joga 15min e já desbloqueou 1000g, e nem precisou terminar o jogo, parece que estão se aproveitando dos viciados por gamerscore pra vender seus jogos feito as pressas.

      1. Ratalaika faz isso principalmente com o PlayStation ela faz vários jogos simples que vc nem precisa de terminar o jogo e vc pode tranferir o seu save para o vita pq vc ganha um troféu sem esforço

        1. Conheço bem essa ai, e o pior é que alguns jogos dela são bons, mas esse lance ta na cara que é pra vender o jogo pros viciados por score/troféu

    2. Eu colocaria até 15 conquistas pra ter só 500G. E não gostaria que os itens 2 e 3 acontecessem. Acho que jogos grandes como RPGs merecem mesmo ter muitos pontos a dar já que existem muitas coisas pra fazer.

      Mas não gostaria que fosse incorporado esse negocio de troféu dourado ou diamante, só iria complicar as coisas igual ao Playstation.

      Não gosto do sistema do Playstation pq não entendo, não é muito mensurável. As conquistas são fragmentadas entre esses negocios e aí fica dificil comparar com outros usuários, não existe uma competição na classificação mensal como no Xbox. Ver os numeros aumentando é mais prazeroso pra mim

      1. Entendo. Mas esse item a mais seria pra valorizar o gamerscore de jogos mais desafiadores pra se completar; é um diferencial e terá mais valor que a quantidade de gamerscore em si.

        1. Mas a Microsoft e as editoras não querem que vc perca muito tempo jogando um só jogo, a ner ser que ele tenha muito conteudo extra pra ser comprado. O sistema de raridade nas conquistas já é um bom diferencial.

        2. É dificil porque voce perderá o progresso de todos os jogos passados q já completou. Mas acho que podiam adicionar ao perfil tipo a quantidade de jogos miletados sim, identificando cada um talvez com um troféuzinho individual usando a imagem do jogo. Como aquelas conquistas do X360 que pareciam Bottons, lembra? Daí podiam colocar no perfil “Jogos completados: X” e quando abrisse apareceriam bottons com as logos de cada jogo. Seria legal pra identificar o jogador. Poderiam também liberar um tema de Perfil ou do Console pra quando você miletasse o jogo, tipo miletou daí tu pode expor ele no seu perfil pra outros verem. Acho que seria mais legal do que simples troféus como no Playstation

      2. O problema do sistema de trofeus é que o jogador não se sente recompensado até platinar o jogo, o que pode ser cansativo. No sistema de gamerscore o que importa é a soma dos pontos pra se estar bem ranqueado entre os seus amigos. Quando se chega no limite de saturaçao com relação a um jogo, simplesmente para e parte para o próximo.

        1. Caramba cara descreveu tudo. Foi assim que me senti quando pegava troféus, só o que vale é o de platina. Enquanto no gamerscore uma conquista de 50G já da uma empolgação enorme e quando aparece aquela conquista rara com 100G, hummmm

          1. Oloko. eu fiz 14 mil de GC em 9 meses de xbox. Teria mais, mas trabalho… e gasto muito tempo em Halo, aí deixo de pontuar em outros jogos.

    3. Sinto falta dos itens bônus ao completar conquistas (itens de avatar, etc), era uma maneira legal de estimular a galera a fazer as conquistas dos jogos que gosta…hoje em dia o Rewards estimula a fazer conquistas de jogos específicos, mas falta como era na época do 360…

    4. Gamerscore é uma sacada brilhante elaborada pra sustentar o ego dos jogadores, mesmo daqueles que jogam pouco. Não foi algo pensado pra ser justo ou ter algum padrão muito definido. A ideia sacana por trás é fazer os jogadores jogarem novos jogos de forma continua. Eu mesmo tenho dificuldade em repetir jogos em que eu tenho a maior parte das conquistas e de jogar jogos cujas conquistas são muito difíceis. Um jogo indie que só da 400 pts é quase um pedido pra muita gente nao jogar ele.

      1. Entendi a lógica desse sistema de conquistas do XB; mas ainda acho válido recompensar quem opte por completar jogos maiores e que têm conquistas mais desafiadoras.

    5. Diminuir as conquistas dos jogos indies não acho uma boa, só q as conquistas de jogos q levam mais tempo podiam ser mais recompensadora tipo um the wintcher da vida q quase não dá conquista qndo pipocasse uma já era pra dar uns 100-150g só q aí o número total de gamescore dos jogos grandes teria q ser maior.

    6. Já foi assim, o que acredito que modificaram por fazer muita gente desistir de comprar um Indie por esse motivo, eu mesmo deixei de tentar fazer 200g em vários jogos porque era mais difícil que um AAA e dava menos gamescore.

    7. Pra mim deveria ser igual a Sony vc tem conquista de bronze, de ouro, de prata e de platina ao terminar um jogo fica muito mais justo e mais direto para ver quantos jogos vc completou

    8. Pra mim deveria ser igual a Sony vc tem conquista de bronze, de ouro, de prata e de platina ao terminar um jogo fica muito mais justo e mais direto para ver quantos jogos vc completou

  5. Os jogos do Xbox rodam no XboxOS virtualizado numa versão do Windows 10… pouco importa o nome, vai continuar sendo 2 sistemas, um para os aplicativos (dashboard, uwp etc) e o outro para jogos

    ces não sabem o básico do console que ces tem, pqp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *