Dezembro deveria ser um mês de comemoração para a chegada do Baldur’s Gate 3 ao Xbox e, embora definitivamente ainda esteja indo bem, também está sofrendo com um grande problema em que os arquivos salvos dos jogadores são excluídos aleatoriamente.
Isso ainda está acontecendo à medida que nos aproximamos de 2024. O Diretor de Publicação da desenvolvedora BG3, Larian Studios, revelou isso em algumas respostas no Twitter ontem:
“Está sendo trabalhado. É o lado do firmware, o que significa que os engenheiros da Microsoft ainda estão trabalhando nisso. É feriado, então muitas pessoas estão de folga, mas ainda está sendo investigado por lá. As pessoas estão levando isso muito a sério.”
Bem, vamos resolver isso. É uma discussão contínua que vejo movimento diariamente durante o horário de trabalho (UE/EUA). É complicado.”
It’s being worked on. It’s firmware side, which means engineers at Microsoft are still working on it. It’s the holidays so a lot of folks are off, but it’s still being actuvely investigated over there. Folks are taking it very seriously.
— Very AFK (@Cromwelp) December 27, 2023
Parece que o problema está relacionado ao sistema de salvamento na nuvem do Xbox, já que vimos problemas semelhantes surgirem em outros jogos no passado. Uma correção foi colocada em uma atualização recente do Xbox, mas não pareceu funcionar (pelo menos no caso de Baldur’s Gate 3) e, portanto, parece que é o caso de voltar à prancheta do Team Xbox.
Realisticamente, parece que não conseguiremos uma solução até janeiro e, mesmo assim, uma solução permanente não pode ser garantida. É uma pena porque o jogo em si é fantástico, mas o fato de tantos novos proprietários entusiasmados de BG3 estarem a perder até 75 horas de progresso é um problema muito sério que precisa de ser resolvido o mais rápido possível!