Aqui vamos nós, e mais ataques surgem. O apresentador de TV e comediante americano Adam Conover se tornou um pouco viral da noite para o dia devido aos seus pensamentos sobre a “monopolização” da indústria de jogos pela Microsoft, alegando que ele está preocupado com o futuro.
Em um vídeo postado no Twitter e no TikTok, Conover explicou que sentiu que a “enorme vantagem em dinheiro” da Microsoft significava que a empresa poderia adotar a “estratégia da Amazon” de vender jogos com prejuízo, colocando-os todos no Xbox Game Pass e “eliminando a concorrência “ no processo. Ele chamou o PlayStation em particular em situação de alerta.
Você pode assistir ao vídeo completo abaixo – esteja avisado de que contém alguns palavrões:
I made a short video on why I believe the Microsoft/Activision purchase is a lot more worrying than many seem to think. TL;DW: Microsoft can use their massive cash advantage to indefinitely sell games at a loss via GamePass, undercutting & monopolizing the industry Amazon-style. pic.twitter.com/3RX6KFuT2i
— Adam Conover (@adamconover) February 4, 2022
Se você preferir resumir a parte principal do vídeo em vez de assistir tudo, aqui está o que ele tinha a dizer:
“A Microsoft pode perder dinheiro indefinidamente. Tão indefinidamente, que eles podem vender o maldito console e o Game Pass por apenas 25 dólares por mês. Isso é um negócio incrível, mas é um daqueles negócios que podemos dizer mais tarde, ooh – que o acordo era um pouco bom demais para ser verdade, porque poderia significar que a Microsoft acabaria com toda a concorrência no espaço de videogames e, em seguida, seria capaz de aumentar os preços sobre nós e também fazer jogos muito piores.
“E não vamos esquecer que toda essa consolidação naturalmente vai levar a demissões e piores condições para os trabalhadores. A Microsoft não está tentando ser ‘a Netflix dos jogos’, eles estão tentando ser a Amazon dos jogos, eles querem usar sua enorme vantagem em dinheiro para minar e dominar toda a indústria de jogos. Isso é ruim para os fabricantes e jogadores de videogames, e como alguém que ama videogames, estou preocupado.”
Como você pode imaginar, os fortes pensamentos de Conover resultaram em uma variedade de respostas, algumas das quais tomaram seu lado no assunto e outras que reconheceram seus pontos, mas identificaram algumas falhas:
Tom Warren, editor sênior do The Verge
“Há razões para se preocupar com serviços de assinatura como o Xbox Game Pass, mas a ideia básica de que a Microsoft não precisa se preocupar em ser lucrativa com seus negócios de jogos é [confusa]…”
there are reasons to be concerned about subscription services like Xbox Game Pass, but the basic idea that Microsoft doesn’t need to worry about being profitable with its gaming business is… ?? https://t.co/xr4QO55BkW
— Tom Warren (@tomwarren) February 5, 2022
Parris Lilly, apresentadora de podcast:
“Às vezes, acho que tentamos muito encontrar algo errado. Acho que a Microsoft está secretamente procurando minar e tirar a concorrência do mercado? Não. Acho que eles estão empurrando o Game Pass para ser sua principal maneira de fornecer conteúdo em vários plataformas? Sim.”
sometimes I think we try too hard to find something wrong
Do I think Microsoft is secretly looking to undercut and drive the competition out of business? nope
Do I think they are pushing Game Pass to be their primary way of delivering content across multiple platforms? yup https://t.co/Dcmb2BSSz1
— Parris (@vicious696) February 5, 2022
Destin Legarie, diretor de estratégia de conteúdo de vídeo da IGN:
“Adam basicamente disse que o Xbox é um monopólio e você deveria estar com medo! Antes de dizer que a Nintendo está bem. Não mencionou a Tencent que estará bem. Os jogos da Amazon estarão bem. Mas a Sony, que vem quebrando recordes há vários anos, é ‘f * *ked’.”
Adam basically said Xbox is a monopoly and you should be scared! Before saying that Nintendo is fine. Didn't mention Tencent who will be fine. Amazon games will be fine. But Sony who's been breaking records for several years is "fucked."
— Destin (@DestinLegarie) February 5, 2022
Quais são seus pensamentos sobre o que Conover tinha a dizer? Deixe-nos saber para baixo nos comentários abaixo.