A seca por novos estúdios da Microsoft pode estar prestes a acabar, porque a empresa pode anunciar novas aquisições em breve. Aquisições que, por outro lado, seriam “peixes maiores” do que os que costumam ser objeto de compra. Durante o podcast Xbox Era, detalhes interessantes sobre os possíveis movimentos da Microsoft foram dados. Como seus participantes comentaram, é bem possível que a Microsoft mude de guia em breve e anuncie novos estúdios. O anúncio, caso chegue, seria muito parecido com o anúncio de aquisição da Bethesda-Zenimax que ocorreu no ano passado, consistindo em um post oficial divulgado em qualquer dia, mas sem aproveitar eventos ou grandes eventos.
No entanto, como comentou Nick Shpeshal, para a Microsoft as compras são um pouco mais complicadas do que pode parecer, especialmente se elas apontam para contratações de grandes nomes, devido às ramificações legais que surgem delas. Consequentemente, as operações de compra e venda da Microsoft não são algo instantâneo, mas ponderado, consequência de extensas negociações.
“A Microsoft está buscando peixes maiores”. Mas a Microsoft tem uma perspectiva mais legalista quando se trata de assinar estúdios; quando é feito com um, é feito com maior escrutínio. Para eles não é tão simples como chegar e comprar um estúdio de um dia para o outro, pois levam em consideração os conflitos de licenças, dependendo de quem compram. (…) Não acho que a Microsoft vai ficar esperando muito mais, mas acho que o que eles estão fazendo vai demorar um pouco mais”, comentou no podcast.