As vendas do Hi-Fi RUSH foram boas? Elas foram ruins? O jogo recuperou seu investimento ou falhou? Culpe o lançamento surpresa, a falta de marketing, o fato de estar disponível desde o primeiro dia no Xbox Game Pass?
Nos últimos dias, todos esses temas foram discutidos, mas muitas vezes sem considerar a forma como a Microsoft vem interpretando o desempenho de suas ações há algum tempo. Já se passaram anos desde a última vez que a casa de Redmond comunicou os números de vendas do Xbox, e há um motivo específico.
Essas métricas foram de fato substituídas por usuários ativos em assinantes do Xbox LIVE e Xbox Game Pass ou, em menor grau, pelo número de jogadores de um determinado título; ou seja, do engajamento que a plataforma Xbox é capaz de gerar.
Então, vamos voltar ao Hi-Fi RUSH: embora a Microsoft tenha se apressado em desmentir os rumores de que a tão apreciada ação Tango Gameworks teve desempenhos decepcionantes, mesmo dizendo que foi um sucesso de todos os pontos de vista, na realidade pouco importa o que são os números totalizados pelo jogo.
Isto porque, em última análise, é um investimento que a empresa está a fazer com vista a tornar o catálogo do Xbox Game Pass mais atrativo e, consequentemente, com o objetivo de aumentar o número de assinantes do serviço. Pensar nos exemplares vendidos sob esse ponto de vista deixa o tempo que se encontra.
Inclusive, Jeff Grubb se desculpou por ter feitos comentários descabidos de Hi-Fi Rush:
Jeff Grubb “se sente péssimo” sobre como ele deturpou os méritos do sucesso de Hi-Fi Rush
(Jeff Grubb) Well that got out of hand
Jeff Grubb "feels terrible" about how he misrepresented Hi-Fi Rush's merits of successhttps://t.co/xEfaqFi4OZ pic.twitter.com/Mk4I4Z3xLb
— Idle Sloth💙💛 (@IdleSloth84_) April 23, 2023
Como dito várias vezes, o objetivo da Microsoft é levar o Game Pass para todas as plataformas possíveis, e quando (e se) a aquisição da Activision Blizzard for finalizada veremos mais, passos importantes nessa direção, com Call of Duty liderando o caminho.
Porque, por mais antiquado que pareça, ainda são eles que identificam a marca Xbox e sua grande e animada comunidade. O que você acha?