Xbox já está ganhando no Cloud Game Streaming

Antes de qualquer uma empresa anunciar a distribuição de jogos por setreaming,  muitos já tinham a noção de que a Microsoft estava em vantagem neste nicho da indústria gamer desde antes de a empresa anunciar seus planos para o xCloud. Mas com a parceria da Sony desta semana, parece que a Microsoft tem uma estratégia vencedora para o futuro. E isso é verdade mesmo que o seu próprio serviço não seja o mais popular.

Caso você tenha perdido – e não há como perder – a Sony e a Microsoft anunciaram uma nova parceria de grande sucesso, na qual a Sony, a líder em videogames de hoje, usará a infraestrutura de computação em nuvem baseada no Azure. A Microsoft, hoje em dia, também é bem-sucedida nos videogames, para conduzir seu serviço de streaming de videogame da próxima geração. Embora esse tipo de competição não seja necessariamente incomum, neste caso, acho que ela fala sobre a mudança gigantescas que está prestes atingir a indústria dos jogos.

Desde que entrou no mercado de videogames em 2001 com o Xbox, a Microsoft apostou na ideia do “vai que cola”, e deu certo. A Sony já dominou o mercado com o sucesso absurdo do Playstation 2, mas o ponto alto da Microsort foi justamente com o Xbox 360 que reinou na maior parte da sua geração, mesmo com um hardware supostamente mais fraco e rede online paga. A Microsoft fez a Sony descer o seu pedestal e mostrou que ninguém pode ser rei eternamente. Contudo, na atual geração, a Sony voltou a ser rainha em termos de vendas de consoles. Algo comum e aguardado, o ideal para os consumidores é justamente a alternância de poder e uma concorrência acirrada.

Mas o mercado de videogames tudo está prestes a mudar, assim como aconteceu anteriormente com música, filmes, programas de TV e outros conteúdos, da mídia física à mídia digital e agora ao streaming. E o streaming exige uma arquitetura de nuvem escalável e distribuída, algo que apenas uma pequena quantidade de empresas possuem – Amazon, Microsoft e Google entre elas – pode oferecer. Portanto, há alguma ironia no fato de que a Microsoft, a que não venceu a atual geração, possa emergir como vencedora na próxima geração de streaming de jogos.

Para muitos, isso significa, ou significava, que a Microsoft, graças à sua infra-estrutura interna do Azure, estava preparada para ter o melhor serviço de jogos baseado em nuvem, que por enquanto é chamado de xCloud (o nome deverá mudar na próxima E3). Mas essa visão sempre foi míope. Sim, a Microsoft pode e vai aproveitar o Azure para o xCloud. Mas esta é a nova Microsoft, a Microsoft que faz parceria com qualquer um, amigo e inimigo. E isso significa que a maior jogada é estar servindo outros fabricantes de jogos com o Azure. Antes ela do que a Amazon ou o Google.

Para este fim, é por isso que a Microsoft tem cada vez mais se aproximado de seus rivais como a própria Nintendo. Entenda que, a dona do Mário tem um buraco devastador quando se trata de nuvem ou até mesmo serviços online básicos. Apesar disso, enquanto mais acordos com a Nintendo são bastantes prováveis, o acordo com a Sony foi altamente surpreendente.

A parceria da Sony com a Microsoft em jogos na nuvem significa que a Microsoft pode ganhar na próxima geração de jogos, mesmo que a Microsoft perda tal geração com seu próprio serviço. Ela ganha de quase todos os lados, e caso aumente o número de assinantes do Playstation Now ou Plus, agora a dona do Xbox passa a lucrar também.

Mas ainda. A Sony, a número um em videogames, acaba de selecionar a infraestrutura de nuvem da Microsoft para seu futuro. Essa é uma grande aposta, especialmente quando você considera que as duas empresas são quase exclusivamente concorrentes, especialmente nos jogos hoje em dia. E é o primeiro do que espero ser uma longa lista de parcerias que a Microsoft deverá conseguir ao longo dos próximos.

92 comments on “Xbox já está ganhando no Cloud Game Streaming

    1. Fala que você que não gostaria de jogar um gow, hzd, tlou no xbox, nem que seja por streamer ? Embora eu duvide que os exclusivos entrem, pelo menos no day 1.

      1. Eu não gostaria não!
        Nem quero!
        Tive ps4 slin por 6 meses e joguei!:

        The order 1886 = 43.3 % dos jogadores soninhos terminaram o jogo! Quer dizer q o killer do GEARS q é so campanha nem metade terminou o jogo de tão perfeito q é! SQN!

        Horizon zero dawn = 35.5 % dos gamers soninhos terminaram o jogo! Como assim o melhor RPG da geração! SQN! Merece uma risada em 4KKKKKK

        Killzone the shadow fall = 18.6% terminaram o jogo! Como q o killer do HALO é tão destruidor assim? Piada!

        Uncharted 4 = o nivel de dificuldade mais terminado é o explorador que deve ser o nível soninho! So passeio e aprecia os gráficos e a historinha perfeita! 4KKKKKK

        God of war = 54.4 % foi até o final do jogo q é espalhar as cinzas! Mas como isso!? O jogo mais q perfeito d todos os tempos! SQN! 4KKKKKKKK

        Spider man = 51.7 % dos soninhos terminaram o jogo! E isso que o jogo é inovador na arte como disse alguém que aqui frequenta! 4KKKKKKKKKK

        Entendem uma coisa soninhos!
        Minha opinião = os jogos são bons! Não são ruins nem porcarias nem lixo! Porém não são tudo isso que vocês dizem!
        Vale a pena jogar e tchau! Que é o que a maioria faz!

        Abraço em…. 4KKKKKKKKKKKKK

          1. Não tenho informações privilegiadas!
            Tive ps4 slin e essas informações estão nas conquistas dos jogos!
            É so vc abrir o olho e ler e aceitar a verdade!
            Eu não ganho comissão em vendas!
            Tb não pretende jogar video game on line com todas as pessoas q jogam video game! Portanto vendas não me diz respeito!
            Tenho 2 amigos q ambos tem ps4 e xbox one! Posso jogar com eles on line e esta ótimo!

            ACEITA Q DÓI MENOS!

            4KKKKKKKKKKK

          2. não me doi por que sempre tive os dois consoles em todas gerações ,não fica puxando saco de x ou y ate porquê não sou pago pra isso falou.

          1. Não? Se o jogo é tão bom perfeito maravilhindo vc começa joga uns 20 min e abandona e nunca mais joga?
            Tas me zuando né?

          2. Todos os jogos têm porcentagem baixa de quanta gente termina. Até os jogos da Telltale, que são só historinha. Compara com a % de outros jogos e vc vai ver.

        1. Uai, não entendi. Jogo single, que é o que a sony investe, porque são mais caros, arriscados, dão menos $, mas, muitas pessoas gostam, e completam o console (fifa, cod, gta outros fazem e estão lá gerando comissão) é assim mesmo: joga, platina (as vezes vende e recupera a grana) e parte pra outra. Parte do sucesso da sony nesta geração foi isto: alguns poucos jogos exclusivos maravilhosos.

          1. Mas vc vender ele não ajuda ou contribui p industria de jogos!
            Isso é o q dizem do gamepass!
            Algo parecido!

          2. Mas, a sony não proibe isto. Ela tem patente pra bloquear isto e não usou. Pode ter sido influenciado pela cagada da ms no começo ? Pode, mas, não proibiu. E mais, garanto que as vendas dos usados “esta na conta geral”. Quanto ao gamepass, eu, nunca falei mal neste sentido. Sentiria falta de AAAs de qualidade no lançamento, mas, não quanto prejudicar vendas.

          3. Ela tem patente pra bloquear isto

            Cara, agora tu falou uma verdade, a Sony iria proibir a troca também, me lembro que na época, era forte os rumores que a Sony e Microsoft, fosse colocar esse sistema, mas ai a Microsoft deu a cara primeiro, a repercussão foi muito negativa, acredito que foi ai que a Sony removeu isso do seu sistema, mas os rumores apontavam pra isso nos dois consoles. vOu seja, a Sony não é toda boazinha nessa história, se não fosse a concorrência, a Sony seguiria por este caminho.

        2. Cara, pra mim esses percentuais são altos. São jogos relativamente fáceis. Um jogo difícil fica por volta de 20%. São jogos bons, mas fáceis. E outra, o percentual nos níveis mais fáceis sempre sera maior, pois quando você vira em um nível superior já ganha a conquista dos níveis inferiores.

      2. Eu dispense o Xbox, pois o único exclusivo que gosto atualmente é halo, agora o PS eu nem beiro, não tenho a mínima vontade de ter os exclusivos Sony para mim não fede nem cheira, há eu gosto também de gears e killler instinct.

  1. Eu falei com muitos caixistas neste site que diziam que a sony não tinha infra: e daí, ela pde alugar isto barato, até mesmo da ms. Bingo. Se a ms não alugasse a sony arrumava outro. Aí vai o profissionalismo da ms, o capitalismo. São unidades de negócios diferentes, e eles querem ganhar $, honestamente. Claro que a divisão xbox não ia fazer isto, mas, nem mesmo eles conseguiriam travar este negócio. Bussines.

    1. Véi…a Sony tá tão desesperada e na MERD* que fez parceria com seu maior rival mesmo sabendo que a MS vai lucrar e muito com isso…ou tu acha que a Sony não preferia parceria com a Google, Amazon se tivessem mais bem preparadas para este serviço e ofuscar a MS?…cara mesmo sendo caixista gostaria de jogar um GOW, Uncharted no X1, até pq cresci jogando ele na old gen…mas essa parceria ainda vai dar o que falar…acho que ainda teremos muitas surpresas pra ambos os lados.

      1. Não é desespero cara. A sony comprou o que foi melhor pra ela. Ela se desvestiu de qualquer orgulho e pensou financeiramente. Se a Amazon fosse melhor, ela continuava lá. Eu sou gerente de TI, e olhamos servidores na Amazon e são mais caros. Simples. Quanto a “sony na merda” não entendi. A empresa deu o maior lucro da história, tem uma base 2x maior de consoles, vende até terreno na lua. Reflita.

        1. Vende terreno sim!
          Sony pensando em parar com os eletrônicos! Pq ta apanhando até da LG!
          Celulares soninho nem vcs sonistinhas tem!
          Notebook vaio ja foi interessante!
          Abraço em…. 4KKKKKKKKK

          1. Vc tem um celular lumia e um surface? Acho que nem os caixistas compram isso, por isso que o windows phone faliu.

    2. Se a MS não alugasse e a Sony dissesse “Ok, vou na concorrência” a MS diria “Beleza, boa sorte. Próximo da fila, por favor”. A questão é a Sony ter procurado justamente a MS para fazer esse acordo. Ela poderia ter feito uma parceria com a Amazon para trabalharem especificamente na infraestrutura da última voltada para streaming de games, ou então a Google visando juntas atacar a MS no Game Streaming.

      1. A sony ela quer grana, assim como a ms. A sony já estava na Amazon. Se ela foi pra ms é porque é melhor, mais barato, não interessa. Bussines. Vaidade não. Agora pensa como CEO da ms (esquece xbox): olha banco Citibank, olha VW, olha Nestlé (exemplos hipotéticos) vocês precisam de servidores ? Tem um cliente aqui com 90.000.000 de contas ativas. Cerca de 37.000.000 é uma conta especial que eles jogam on-line. Meus servidores são top ok ! Interesse total da ms. Um dos maiores clientes dela. Pode ter certeza que tem gente na Amazon chorando.

    1. Essa coisa de guerra é coisa de pessoas com retardo mental, lógico todo mundo defende suas plataforma, mas viajar e extrapolar é ridículo.

  2. Só pra ratificar o conteúdo da matéria, essa parceria se trata de infraestrutura, gente. O Xbox vs Playstation ainda existe.

    A Microsoft é uma empresa gigante de tecnologia que precisa vender seus produtos como qualquer outro. O Azure é um desses “produtos”. A Nuvem da Microsoft só vai alimentar o produto final que chega pra nós, ou seja, os jogos, rede online, serviço de jogos etc…

    Google, Amazon e Microsoft estão brigando pela “ferramenta do futuro”, que é a nuvem. A Sony/Playstation é um cliente e tanto pra expandir e a Nuvem da Microsoft contra as concorrentes. Simples assim.

  3. É bom ver que a Sony apesar daquela típico “orgulho” oriental sabe reconhecer que não é tudo isso e que precisa de uma ajudinha extra pra basicamente não quebrar kkkkk.. isso que dá ficar só gastando em joguinho exclusivo de fim de semana, foi incapaz ao longo de quase 16 anos criar uma infra estrutura descente de servidores para não depender dos outros para levar seus serviços online. Mas tá ai, virou cliente MS agr, de agora em diante sonystas pensem duas vezes antes de cuspir no prato que comem, sem a “falida Microsoft” sua Sony seria quase incapaz de oferecer serviços por streaming de jogos, e consequentemente, seria muito provavelmente engolida pela Google e seu Stadia, que promete pela primeira vez em 16 anos, ser o único concorrente a altura pra competir com o Xbox.

    1. Exato mas como a Microsoft cedeu sua rede e servidores, a Sony com o PlayStation vai continuar engolindo o Xbox e o Stadia junto VALEU Microsoft kkkkk

    2. Patrão é quem paga pelo serviço. Quem presta o serviço é o empregado.

      MS é empregada da Sony agora. A sony é o cliente/Patrão.

  4. E bem provável que a Sony cancele a PSNow e distribua seus jogos via GamePass do Xbox e Stadia da Google.
    Não faz sentido ela mentar um serviço ruim, caro e que nem sequer sonysta assina.

  5. Cs viajam demais…
    A MS não quer ser líder em nada, ela quer DINHEIROOOO. Ela cede sua rede pra concorrente criar o próprio serviço da próxima geração enquanto a concorrente cede patentes de tecnologia de imagem que serão usadas bem longe da divisão Xbox. Ou seja, a Microsoft ganha em várias áreas mas perde na divisão Xbox.

    1. Cara, sabe como a raposa pega a galinha? Então, depois que descobrir, entenderá que a MS não só é uma raposa, mas também um lobo disfarçado de cordeiro. Essa parceria toda, essa nova MS, essa nova visão, tem lucros e mais lucros por baixo dos panos. E tem mais, não somente lucros, mas patentes, dados e informações que farão ela ter todos em seus pés. A compra do Linkedin, Compra do Github, compra da Nokia, tudo isso veio uma porrada de dados, patentes e informações concentradas que nenhuma outra empresa tem. Aliás, para exemplificar, Android paga uma média de 3 bilhões por ano para MS, a cada Android vendido, em torno de 15 dólares vai para os bolsos da MS por causa das patentes. Sobre Xbox, é uma mina de ouro que eles não vão largar tão cedo e estima-se que será mais lucrativo do que Windows um dia já foi.

    2. Minecraft é o jogo mais vendido no mundo q pertence a Microsoft,graças ao serviço de nuvem e tbm pq agora qualquer celular pode baixar e jogar,a divisão Xbox vai bem obrigado!!!

  6. Tenho reparado que o controle de dano agora é “Ah, mas o Azure é um setor e o Xbox é outro setor, então não vale”. Mas os acionistas são os mesmos, kct. Se eu for comprar ações da MSFT eu não estou investindo na divisão Xbox, Windows, Azure, Office, etc. Eu compro ações da MSFT.

      1. Cara, eu fico puto com essa porra. Lá no Playstation Mil Grau o cara fala que o Xbox depende do Azure para as funcionalidades online; sem o Azure o Xbox não funciona online. Para ele o Azure se auto-sustenta, o Xbox, não. Mas peraí: eu me especializei em fabricar chips de memória, aí num belo expando minhas atividades e passo a fabricar também os módulos. Vou usar quais chips? Da concorrência? Meu Deus! Cara, isso não existe. Controle de dano anormal!

        1. Eu vi esse vídeo… acho que ele quis dizer na parte financeira afinal a divisão Azure se auto sustenta até com a grana da concorrência já a divisão Xbox sem o azure teria que arcar com mais esse gasto. Já com relação a essa parceria entre a Sony e a Microsoft acredito que tem mais coisas envolvidas… tipo barrar o Google e o Stadia.

          1. Ok, beleza. Mas vamos lá: você é dono de uma grande empresa com diversos setores e vê potencial naquele que está engatinhando. Como dono você não iria pegar parte da verba destinada de um setor já solidificado ou mesmo auto-suficiente para investir no setor que tem potencial? Enfim, à grosso modo creio que a MS tira um pouquinho daqui e um pouquinho de lá para investir na Divisão Xbox. Acho até que ela esteja fazendo isso para custear (custear não é bem a palavra, mas a que eu quero usar me foge à memória) o GP. E outra: não podemos esquecer das assinaturas Live Gold. Elas também ajudam a manter a divisão Xbox. Sobre esse Stadia, sei lá Não estou levando muita fé.

          2. Concordo com vc e justamente para ter essa grana pra investir que negociam com até a concorrência… dinheiro é dinheiro e com relaçãoao Stadia… pensa só a Sony e a Microsoft juntas chegam pra desenvolvedora … tipo a capcom e diz se seu próximo jogo for pro Stadia pode esquecer o PlayStation e o Xbox… o que vc acha que a capcom vai fazer ….

          3. “…pensa só a Sony e a Microsoft juntas chegam pra desenvolvedora … tipo a capcom e diz se seu próximo jogo for pro Stadia pode esquecer o PlayStation e o Xbox… o que vc acha que a capcom vai fazer ….”

            É uma boa comida de rabo antecipada. Rsrs Me lembrou a Nintendo na década de 80. Ela fazia esse terrorismo com as devs. Chamava elas num canto e falava “Ô bonitão, chega aí. Então, deixa eu te dizer uma coisa: er… a bola é minha, eu dito as regras. Se eu não quiser que você brinque, você não brinca. Ok? Beleza. Para ter seu jogo no meu console (NES) você não pode desenvolver para mais nenhum outro aparelho. Fui clara?” E considerando que a Nintendo dominava à braçadas o mercado, as devs não queriam se arriscar. Foi isso que fudeu o Master System.

  7. xCloud parece que é mais do que o projeto de streaming de games do Xbox. É uma plataforma de streaming e o codenome de um dos serviços dentro do Azure contratado pela Sony. Não será surpresa outras grandes como EA, Ubisoft e Bethesda também contratarem este serviço pela Microsoft.

  8. A Microsoft se posicionando como empresa de vanguarda em tecnologia, com uma abrangente oferta de serviços. Nesse contexto, há de se repensar todo o conceito acerca da guerra entre consoles, aliás, a tal guerra de consoles na prática nem existe mais, o lance agora é outro, muito maior e abrangente.

  9. Boa matéria! Direto ao ponto, só fanboy mesmo que não vê vantagem, ficar brigando por quem vai ganhar geração é coisa de retardado, o que importa é a MS lucrar muito, pois se isso acontecer com certeza teremos bons jogos para o Xbox e PC, e mais plataformas “Xcloud”

  10. Vamos ver mês que vem a E3 da Microsoft…tô torcendo p ser épica…com vários anúncios de jogos top… Gameplay de Halo infinity ,novo Forza etc…se não vendo meu Xbox one s…só que não !

  11. Vamos ver mês que vem a E3 da Microsoft…tô torcendo p ser épica…com vários anúncios de jogos top… Gameplay de Halo infinity ,novo Forza etc…se não vendo meu Xbox one s…só que não !

  12. Sony vai usar o s serviços de nuvens da Microsoft,é obvio que a intenção deles e agregar mais clientes ao serviço($$$$).Como a sony não teria condições de criar um serviço destes pois já deveria ter começado a algum tempo acabou aceitando e agora vai pagar pelos serviços Microsoft.Não tem nada a ver com jogos e plataformas,mas nada impede que a Microsoft negocie franquias como Homem-Aranha,Uncharted,(apenas exemplo.) para sua plataforma em troca dos serviços de nuvem.Pq depois que a Sony estiver indo bem usando os serviços, a Microsoft vai poder pressionar entre aumentar o custo dos serviços ou negociar IP’s e franquias.Ou seja vai ser bom pra jogadores da plataforma da Sony e jogadores plataforma Xbox.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *