A Microsoft está trabalhando em outro dispositivo, com o codinome Xbox Keystone. O hardware foi confirmado no mês passado, e agora os editores do WindowsCentral reuniram todas as informações que obtiveram e os detalhes são realmente intrigantes.
Algumas semanas atrás, o Xbox Keystone foi apresentado como a alternativa da Microsoft ao Chromecast, o que poderia fazer os jogadores esperarem um dispositivo conectado diretamente a uma TV ou monitor. No entanto, não será um equipamento semelhante a sticks de TV – é supostamente um novo e também o menor console da história da Microsoft:
“Keystone é um novo Xbox em desenvolvimento que se concentra em serviços de streaming e nuvem, em vez de jogabilidade nativa e hardware local poderoso.”
Os detalhes são confirmados por Jez Corden, que em sua opinião o render acima de alguma forma se assemelha à versão atualmente criada do Xbox Keystone. A empresa decidirá por uma porta USB normal, graças à qual podemos conectar um controle ou headset ao console, e o fabricante também usará Ethernet para melhor conectividade. O jornalista ainda não conseguiu confirmar se a corporação optou por um módulo Wi-Fi 6.
“Na verdade, as expectativas da Keystone dependem em grande parte de quão bem a nuvem do Xbox Game Pass estará no lançamento. No momento, o Xbox Cloud Gaming está atingindo um máximo de 1080p 60 FPS no PC e 720p 60 FPS em dispositivos móveis. Para hardware que depende da nuvem, você deve considerar se a Microsoft eventualmente visará o streaming de 4K 60 FPS, já que alguns concorrentes já estão pressionando por essa solução. O tempo vai dizer“.
De acordo com o conceito da Microsoft, o Xbox Keystone deve focar apenas na jogabilidade baseada em nuvem, mas a empresa também quer fornecer vários aplicativos Netflix e Disney+.
“Sabemos que o Xbox Keystone será suportado principalmente pelo Xbox Game Pass Ultimate, que dará acesso à lista completa de jogos do Xbox Game Pass. Inclui centenas de jogos de qualidade AAA e títulos independentes menores, bem como todos os jogos exclusivos da Microsoft e Bethesda (e possivelmente Activision Blizzard) e EA Play. É ainda mais interessante poder ver uma Xbox Store em tamanho real no serviço.”
O jornalista também sugere que o Xbox Keystone possa fornecer acesso para compra de jogos – nessa situação, não instalaríamos a produção no console, e o título seria ativado a partir da nuvem o tempo todo. Isso seria uma jogada interessante porque, como você sabe, o Xbox Game Pass e o Xbox Cloud Gaming não oferecem acesso a todos os títulos.
De acordo com um representante do WindowsCentral, o Xbox Keystone deve custar em torno de US$ 99 dólares (R$ 490,00 aproximadamente sem impostos em conversão direta) para o lançamento – será o Xbox menor e mais barato, mas devemos lembrar que seu funcionamento será baseado no Xbox Game Pass Ultimate ( nuvem).
A estreia do equipamento estava supostamente prevista para 2022, mas a Microsoft confirmou que quer refinar o aparelho e, com isso, o equipamento pode não estar disponível para os jogadores até o ano que vem:
“A Microsoft nos revelou que a primeira versão do Keystone foi deixada de lado porque a empresa decidiu desenvolver uma versão mais avançada antes de ser lançada no mercado. Foi-me dito que o Keystone está funcionando bem e está praticamente pronto para ser lançado, mas a Microsoft queria desenvolver mais alguns recursos e capacidades desconhecidos antes de colocá-lo no mercado. Suspeito que tenha algo a ver com suporte para aplicativos multimídia e talvez suporte mais amplo para vendas digitais de jogos que não estão disponíveis no Xbox Game Pass, mas isso é apenas especulação.”