O chefe do Xbox Game Studios, Matt Booty, disse que o mercado de VR e AR é atualmente muito pequeno para o Xbox. Em entrevista ao The Hollywood Reporter, Matt Booty sugeriu que os jogos do Xbox precisam atingir cerca de 10 milhões de jogadores para serem bem-sucedidos.
“Acho que para nós é esperar por uma audiência ”, disse ele. “Temos muita sorte de ter esses grandes IPs que se transformaram em franquias com grandes comunidades. Temos 10 jogos que ultrapassaram 10 milhões de jogadores, o que é uma grande conquista, mas esse é o tipo de escala que precisamos para considerar o jogo um sucesso e ainda não veio com AR e VR.”
Na arena do console, apenas o Sony PlayStation se concentrou fortemente na realidade virtual. Em março, o presidente da Sony, Hiroki Totoki, disse acreditar que o PlayStation VR2 tinha uma “boa chance” de superar seu antecessor, que vendeu cinco milhões de unidades até o final de 2019. O PS VR2 foi lançado em fevereiro e vendeu cerca de 600.000 unidades em suas primeiras semanas, superando o original durante sua janela de lançamento, de acordo com a Sony.
A empresa de VR mais bem-sucedida no momento é a Meta, que vendeu quase 20 milhões de Quest VRs até o momento, informou a empresa no início deste ano.
No entanto, não é novidade que a Microsoft não está interessada em VR. Já em 2019, Phil Spencer – chefe do Xbox – havia compartilhado suas ideias sobre VR, definindo-o como um nicho e capaz de isolar o jogador, o que é contrário à ideia dos videogames como um passatempo social. Ele também acrescentou que nenhum jogador do Xbox estava pedindo VR à Microsoft. Essas palavras irritaram alguns e Spencer mais tarde apontou que gostava de ver novas ideias na indústria de jogos, mas que ainda VR não era o foco do Xbox.