Uma reportagem do Nerdizmo noticiada pela Resetera, focada em informações de alguns varejistas, parece indicar a cessação da distribuição de jogos físicos do Xbox no Brasil, país onde os títulos para o console da Microsoft só podiam ser adquiridos digitalmente, d’agora em diante.
Esta não é uma informação oficial, mas a pergunta pode ser plausível, considerando que, em alguns mercados, a queda nas vendas de jogos em formato físico tornou-se muito significativa nos últimos anos. A relatar a coisa estão várias cadeias também de considerável importância no país em questão.
A tendência já é visível com alguns títulos notáveis a serem lançados no próximo período, como Hogwarts Legacy, Like a Dragon: Ishin! e Resident Evil 4, que será distribuído apenas em formato digital e não em edição física com disco, dentro do mercado brasileiro, que, aliás, retirou a possibilidade de pré-venda nesta versão.
Pelos depoimentos, parece que o mercado brasileiro na frente do Xbox é quase totalmente digital, por vários motivos: um elemento importante é a ampla difusão do Xbox Series S, que é de longe a versão mais vendida do novo Microsoft consola no mercado. Além disso, os preços geralmente mais baixos da Xbox Store no Brasil, mesmo em comparação com as lojas digitais concorrentes, ajudam a avançar nessa direção.
Por fim, mesmo o grande sucesso do Xbox Game Pass parece ter gradualmente fechado o espaço para o mercado de jogos físicos, porém empurrando para um uso puramente digital dos consoles. De qualquer forma, aguardamos qualquer confirmação sobre o assunto. Por outro lado, vimos recentemente que, mesmo no Reino Unido, 90% dos jogos vendidos em 2022 são digitais.
Atualização:
Entramos em contato com a Xbox Brasil a respeito deste rumor, e realmente tivemos a confirmação. A notícia é real, segue abaixo o posicionamento da empresa:
“Em Xbox, sempre buscamos maneiras diferentes de continuar trazendo aos fãs o melhor conteúdo para jogar no dispositivo que eles desejam. A comunidade agora pode aproveitar nossos jogos por meio de códigos digitais ou em seu primeiro dia, através do Game Pass. Estamos ansiosos por incríveis 12 meses que temos pela frente.”