Um vídeo da Hikikomori Media investigou o que parecem ser melhorias no sistema Xbox DRM, que agora parece permitir acesso offline a jogos próprios, mesmo além das restrições que estavam presentes anteriormente, após a atualização de setembro.
Em particular, de acordo com o que foi relatado, parece que agora é possível acessar sempre os jogos do Xbox Series X|S e Xbox One de propriedade do usuário offline, enquanto parece que o check-in online ainda é necessário para o Xbox Game Pass, jogos do Xbox 36 e o primeiro Xbox por retrocompatibilidade.
Permaneceria a necessidade de um check-in inicial na primeira vez que irá iniciar cada jogo, o que não seria mais necessário após uma primeira vez em relação aos jogos comprados. O jogo offline era garantido antes mesmo de selecionar seu console como “home”, mas havia restrições caso isso não fosse definido ou até mesmo outros problemas específicos com outros jogos.
A solicitação de internet também está vinculada à infraestrutura do Smart Delivery, segundo a qual os jogos do Xbox, mesmo em mídia física, precisam baixar dados adicionais relativos à versão específica para a plataforma em que são jogados. Este seria o motivo para manter uma primeira verificação online, mas aparentemente o assunto foi simplificado com a atualização de setembro.
Conforme relatado pela conta do Twitter “Does It Play”, especializada nesses tópicos, esta atualização é um “passo na direção certa”, embora alguns problemas problemáticos permaneçam, como a necessidade de uma conexão com internet para concluir a configuração inicial do console.