O Xbox começou sua jornada na indústria de jogos em 2001. Há mais de duas décadas, o PlayStation liderava o mercado de consoles com o PS2, que mais tarde se tornaria o console mais vendido de todos os tempos.
Como um novo concorrente, o Xbox lutou para encontrar seu lugar entre a posição dominante da Sony e da Nintendo. No entanto, a Microsoft não estava disposta a desistir facilmente e garantiu que o Xbox sobreviveria no mercado.
De acordo com um podcast recente, a Microsoft recorreu ao pagamento de desenvolvedores e editoras para garantir que priorizassem o Xbox como plataforma.
Por que é importante: essa foi uma etapa essencial para garantir a sobrevivência do Xbox. Se a Microsoft não tivesse tomado tais medidas, a gigante dos jogos poderia ter ficado comendo poeira durante sua primeira geração.
Peter Moore says that Xbox had to pay millions of dollars to publishers and developers to get games day one on Xbox. They were all in Sony's pockets
Source: Iron Lords Podcast pic.twitter.com/1kO69c0Dia
— PeterOvo (@PeterOvo5) August 20, 2023
Durante o recente episódio do podcast Iron Lords, Peter Moore, que trabalhou como vice-presidente da Divisão de Entretenimento Interativo da Microsoft, foi apresentado como convidado. Ao discutir a história do Xbox, ele apontou para o forte domínio da Nintendo e da Sony sobre o mercado.
Peter Moore elaborou que editores e desenvolvedores sabiam que a maioria dos usuários seria encontrada nas plataformas Sony e Nintendo. Isso tornou o console Xbox lançado recentemente uma prioridade baixa. Isso significava que a Microsoft precisava oferecer aos desenvolvedores um incentivo para trabalhar com sua plataforma. Essas ofertas geralmente terminavam com a Microsoft dizendo:
“Se dermos a você $ 5-20 milhões para apoiar sua equipe, podemos pelo menos ser lançado junto com os outros, se não for um exclusivo?”
Peter Moore também apontou o fracasso do Sega Dreamcast, que deu ao PlayStation da Sony uma posição ainda mais forte no mercado. Note que a Microsoft tinha que pagar não por exclusividade, mas para que o jogo saísse no Xbox já que as editoras estão tavam no “bolso da Sony Playstation”.
A gigante dos jogos está atualmente caminhando para finalizar seu acordo de $ 68,7 bilhões para a compra da Activision Blizzard, que foi recentemente aprovado na Nova Zelândia.
Este incidente mostra que a indústria de jogos pode ser extremamente difícil de invadir, e a Microsoft teve um caminho longo e difícil para o Xbox em 2001. No entanto, a gigante dos jogos continuou a trabalhar com desenvolvedores e acabou criando seu console mais vendido, o Xbox 360.