Xbox pagou até US$ 20 milhões para editoras saírem do “bolso do Playstation”

O Xbox começou sua jornada na indústria de jogos em 2001. Há mais de duas décadas, o PlayStation liderava o mercado de consoles com o PS2, que mais tarde se tornaria o console mais vendido de todos os tempos.

Como um novo concorrente, o Xbox lutou para encontrar seu lugar entre a posição dominante da Sony e da Nintendo. No entanto, a Microsoft não estava disposta a desistir facilmente e garantiu que o Xbox sobreviveria no mercado.

De acordo com um podcast recente, a Microsoft recorreu ao pagamento de desenvolvedores e editoras para garantir que priorizassem o Xbox como plataforma.

Por que é importante: essa foi uma etapa essencial para garantir a sobrevivência do Xbox. Se a Microsoft não tivesse tomado tais medidas, a gigante dos jogos poderia ter ficado comendo poeira durante sua primeira geração.

Durante o recente episódio do podcast Iron Lords, Peter Moore, que trabalhou como vice-presidente da Divisão de Entretenimento Interativo da Microsoft, foi apresentado como convidado. Ao discutir a história do Xbox, ele apontou para o forte domínio da Nintendo e da Sony sobre o mercado.

Peter Moore elaborou que editores e desenvolvedores sabiam que a maioria dos usuários seria encontrada nas plataformas Sony e Nintendo. Isso tornou o console Xbox lançado recentemente uma prioridade baixa. Isso significava que a Microsoft precisava oferecer aos desenvolvedores um incentivo para trabalhar com sua plataforma. Essas ofertas geralmente terminavam com a Microsoft dizendo:

“Se dermos a você $ 5-20 milhões para apoiar sua equipe, podemos pelo menos ser lançado junto com os outros, se não for um exclusivo?”

Peter Moore também apontou o fracasso do Sega Dreamcast, que deu ao PlayStation da Sony uma posição ainda mais forte no mercado. Note que a Microsoft tinha que pagar não por exclusividade, mas para que o jogo saísse no Xbox já que as editoras estão tavam no “bolso da Sony Playstation”.

A gigante dos jogos está atualmente caminhando para finalizar seu acordo de $ 68,7 bilhões para a compra da Activision Blizzard, que foi recentemente aprovado na Nova Zelândia.

Este incidente mostra que a indústria de jogos pode ser extremamente difícil de invadir, e a Microsoft teve um caminho longo e difícil para o Xbox em 2001. No entanto, a gigante dos jogos continuou a trabalhar com desenvolvedores e acabou criando seu console mais vendido, o Xbox 360.

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