De acordo com um relatório divulgado pela Bloomberg, o chefe da divisão de jogos da Microsoft, Phil Spencer, disse que ele e a equipe do Xbox estão profundamente preocupados com as atitudes da Activision Blizzard em relação às acusações de assédio sexual contra o CEO Bobby Kotick e que estão reavaliando as relações com a empresa.
Não é um assunto que costumamos trabalhar aqui no Windows Club, mas agora como envolve a Microsoft então vamos ter que acompanhar este caso. O caso aqui é sobre abuso e assédio sexual, que são obviamente bem graves.
Para aqueles que perderam as últimas notícias sobre o caso da Activision Blizzard, o Wall Street Journal publicou recentemente um relatório afirmando que Kotick não apenas sabia sobre assédio sexual dentro da empresa há anos, mas que ele próprio teria cometido no passado. Após as últimas acusações, os funcionários da empresa exigiram em voz alta a renúncia de Kotick , até mesmo organizando um protesto fora da sede da empresa. No entanto, o conselho de diretores da Activision decidiu ficar do lado do CEO, dizendo que tem a maior confiança em sua liderança.
Em um e-mail interno enviado à equipe do Xbox, que teria sido visto por Jason Schreier da Bloomberg, Spencer disse que ele e a equipe de gerenciamento estão “perturbados e profundamente preocupados com os eventos e ações horríveis da Activision Blizzard”.
“Este tipo de comportamento não precisa existir em nossa indústria”, diz Spencer no e-mail, acrescentando que a equipe do Xbox está “avaliando todos os aspectos de seu relacionamento com a Activision Blizzard e fazendo ajustes proativos contínuos” à luz dos eventos mais recentes.
O pensamento de Spencer aparentemente se alinha ao de Jim Ryan, chefe da Sony Interactive Entertainment. Ainda de acordo com um e-mail adquirido por Schreier, Ryan diz que está desanimado e surpreso que a Activision “não quis fazer o suficiente para corrigir uma cultura estabelecida de discriminação e abuso”.
Atualização:
Em resposta ao relatório da Bloomberg, um representante da Activision Blizzard disse:
“Respeitamos todos os comentários de nossos valiosos parceiros e estamos ainda mais comprometidos com eles. Estamos comprometidos em garantir que nossa cultura e local de trabalho sejam seguros, diversificados e inclusivos. Nós sei que vai levar algum tempo, mas não vamos parar até que tenhamos o melhor local de trabalho possível para nossa equipe. “
Phil Spencer, por outro lado, em um comunicado enviado à equipe editorial do IGN, confirmou a informação relatada no relatório da Bloomberg e acrescentou: “Pessoalmente, tenho fortes valores em relação a um ambiente acolhedor e inclusivo para todos os nossos funcionários no Xbox. Xbox e a Microsoft apoia nossas equipes e as apoia na criação de um local de trabalho mais seguro para todos. “